11 de dezembro de 2008
Campeonato Estadual de Motocross é sucesso de público em Rio das Ostras
Cerca de três mil pessoas estiveram no evento em Rocha Leão
A última etapa do Campeonato Estadual de Motocross foi um sucesso de público em Rio das Ostras. Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram a competição. O evento, que aconteceu no último domingo, dia 7, em Rocha Leão, foi organizado pela Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (LEMERJ) com apoio da Prefeitura. Essa foi a oitava edição do campeonato.
O campeões do estadual foram Daniel Pessanha, na categoria MX2, Sérgio Monteiro, na MX1, Antônio Amaral, na MX3, Anderson Rosa, na Nacional Força Livre, Sérgio Monteiro na Força Livre Especial, João Batista Junior, na categoria Força Livre 2 tempos e Marcelo Aragão, na categoria Amador. Na categoria 50 cilindradas, o vencedor foi Yuri Campelo, na 60 cilindradas, Victor Monerat e na 80 cilindradas, Matheus Corguinha.
Na disputa entre os pilotos de Rio das Ostras, o campeão foi Ronildo Dantas e o vice-líder, Lunick Mote. O terceiro colocado foi Rafael Morgado.
De acordo com o organizador do evento, Paulo Monteiro, a pista de Rocha Leão é excelente para a prática do motocross e tem estimulado a prática do esporte no município. "Nas primeiras disputas poucos atletas locais participaram e quase todos competiam na categoria voltada para os pilotos do município. Hoje muitos já estão disputando nas categorias profissionais", disse Monteiro.
Crédito foto: Luiz C. Garcia/ MOTOX
Dia D de Combate à Dengue acontece em cinco pólos da cidade
Em função do "Dia D de Combate à Dengue", foram realizadas, nesta
quarta-feira, dia 10, atividades em cinco pólos da cidade: Praça Porto
Rocha, Praça de São Cristovão, Praça do Jardim Caiçara, CIEP do Jardim Esperança e na sede da Associação de Moradores de Aquárius. A ação teve como objetivo alertar a população sobre a importância da participação de toda a sociedade no combate à dengue.
Foi montada uma força-tarefa para a realização desta ação, com a
participação do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de
Saúde, equipes da Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação Social, Coordenadoria de Educação do Estado, Secaf, Guarda Marítima e Ambiental, Colégio Alexis Novellino, Federação das Associações de Moradores de Cabo Frio, 38º Grupo Escoteiro Chefe Manoel Rocha e Associação Estudantil de Cabo Frio.
A realização do "Dia D de Combate à Dengue" foi o início de uma forte
ação de combate ao mosquito transmissor, visando diminuir os casos de dengue no município. Para isso, é meta da Secretaria de Saúde
implementar diversas ações de combate, como a criação de campanhas educativas, participação de todos os alunos da rede municipal de ensino, instalação de armadilhas para mosquito, distribuição de folhetos informativos e, principalmente, atrair toda a sociedade civil organizada para uma ação conjunta de combate à doença.
Fiocruz conta com apoio técnico de Rio das Ostras em estudos biológicosPesquisas ajudam a compreender origem e comportamento de mamíferos marinhos e avesencontradas na regiãoEste ano, surpreendeu o surgimento de centenas de pingüins mortos nas praias da regiãoda Costa do Sol। Para compreender esse e outros fenômenos, o Grupo de Estudos de Aves eMamíferos Marinhos da Região dos Lagos, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, esteve noParque dos Pássaros, em Rio das Ostras, no último dia 9, examinando corpos de pingüins eaves encontrados no município.Os estudiosos são biólogos e veterinários ligados à Escola Nacional de Saúde Pública –Ensp, da Fiocruz. O grupo monitora, desde 1999, as praias das regiões dos Lagos eNorte-Fluminense, estudando espécies de mamíferos marinhos e aves de ocorrência nessasáreas.As autópsias podem identificar parasitas, tipo de alimentação e outros aspectosbiológicos que remetam a origem e comportamento desses animais. Os veterináriosidentificaram que um dos pingüins recolhidos pelos técnicos da Prefeitura foi morto pelaingestão de um pirulito; prova do impacto da poluição no ambiente marinho. “As pessoas ficaram impressionadas com o número de pingüins na nossa costa neste ano.Mas isso aconteceu também em 99 e em 2000. Existem explicações, mas os fenômenosnaturais são muito complexos, por isso é importante o monitoramento constante”, disseSalvatore Siciliano, doutor em Ciências Biológicas.Os cientistas também prepararam alguns corpos de aves, para conservação, pelo processode taxidermia, pelo qual os animais são empalhados para exposição em museus e utilizaçãoem estudos.Vocação para pesquisa - Os pingüins encontrados mortos, além de outros animais deinteresse para estudo, são identificados e armazenados pelos veterinários do Parque dosPássaros, para futuras pesquisas.“Mais que um espaço de lazer, o Parque dos Pássaros é um centro de Educação Ambiental.Vamos firmar acordos de cooperação com instituições de pesquisa, aproveitando aestrutura do parque e a qualidade de nosso corpo técnico no desenvolvimento de estudos”,explicou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida.
UNI-SERV MÁQUINAS DE COSTURA – Artur o profissinal
Artur Tranquelino Bastos Neto é o profissional responsável pela manutenção, reparos e consertos em máquinas de costura residencial e comercial na cidade do Rio de Janeiro.
Há mais de trinta anos no mercado, concluiu e realizou diversos cursos na área se tornando ao longo dos anos um profissional extremamente competente e dedicado, pois de acordo com suas próprias palavras – “é preciso gostar do que se faz”.
Já exerceu a profissão trabalhando para empresas de médio e grande porte e hoje, trabalha por conta própria e possui uma carteira de muitos fiéis clientes.
Atende em domicilio ou empresas e fábricas, basta você ligar para (21) 9756 9883 – (21) 8536 0739 e á noite para (21) 3459-9899.
Preocupado com o meio ambiente sempre almejou desempenhar atividades que venham a contribuir com os jovens e as crianças, motivo pelo qual, passou a fazer parte dos projetos realizados pelo Jornal TOCHA e a partir de Janeiro de 2009 fará parte de um desses projetos ensinando a profissão de Técnico em máquina de costura industrial e domestica, para jovens de nossa comunidade, inteiramente grátis, pois o mercado tem carência deste profissional.
É seu desejo e um de seus sonhos, em parceria com empresários que possam doar máquinas de costura, usadas ou novas, promover junto com o Jornal TOCHA, aulas de corte e costura, de modo a preparar jovens e senhoras para o mercado de trabalho.
Arthur além de profissional se preocupa em melhorar as condições das pessoas e lhes oferecer a oportunidade de aprender uma profissão। Seu lema – Ensine a pescar!