Coleta Seletiva de Lixo é um é um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento -enfardamento e acúmulo para comercializalção, são vendidos às industrias recicladoras, que os transformam em novos materiais.
A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Para que haja uma otimização da reciclagem, é necessário trabalhar a comunidade com a Coleta Seletiva de Lixo.
O sistema deve ser implantado em bairros, escolas, escritórios, postos de combustíveis, centros comerciais e outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis. Um programa de Coleta Seletiva de Lixo é parte de um sistema amplo de gestão integrada do lixo sólido que contemple também a coleta regular e disposição final adequada dos resíduos inaptos para reciclagem (materiais tóxicos).
A Coleta Seletiva de Lixo não é uma atividade lucrativa do ponto de vista de retorno financeiro imediato. No entanto, é fundamental considerar os ganhos ambientais e sociais, que são bastante expressivos. A Coleta Seletiva de Lixo é parte integrante e fundamental de um projeto de reciclagem e, quando bem gerenciada, contribuirá decisivamente para aumentar a eficácia na reciclagem.
Conheça o que é Reciclavel e o que ainda não é Reciclavel
PAPEL RECICLAVEL
Caixa de Papelão, Jornal, Revista, Impressos em geral, Fotocópias, Rascunhos, Envelopes, Papel timbrado, Embalagens longa-vida, Cartões, Papel de fax, Folhas de caderno, Formulários de computador, Aparas de papel, Copos descartáveis, Papel vegetal, Papel toalha e guardanapo
PAPEL AINDA NÃO RECICLÁVEL
Papel sanitário, Papel carbono, Fotografias, Fitas adesivas Stencil, Tocos de cigarro
VIDRO RECICLÁVEL
Garrafas de bebidas alcóolicas e não alcóolicas, bem como seus cacos. Frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza); ampolas de remédios. Potes de produtos alimentícios
VIDRO AINDA NÃO RECICLÁVEL
Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais. Utensílios de vidro temperado. Vidros de automóveis.
Tubos e válvulas de televisão
Cerâmica, porcelana, pirex e marinex
METAL RECICLÁVEL
Latas de alumínio (cerveja e refrigerante)
Sucatas de reformas . Lata de folha de flandres (lata de óleo, salsicha e outros enlatados)
Tampinhas, arames, pregos e parafusos. Objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo ou zinco
Canos e tubos
METAL AINDA NÃO RECICLÁVEL
Clipes e grampos
Esponjas de aço
PLÁSTICO RECICLÁVEL
Embalagens de refrigerantes, de materiais de limpeza, de alimentos diversos.
Copos plásticos. Canos e tubos. Sacos plásticos.
Embalagens Tetrapak (misturas de papel, plástico e metal)
Embalagens de biscoito
PLÁSTICO AINDA NÃO RECICLÁVEL
Ebonite (cabos de panelas, tomadas)
CONTINUAREMOS COM O ASSUNTO OPORTUNAMENTE.
DEYSE CRUZ