16 de março de 2012
PROGRAMA DO JOVEM AGRICULTOR ORGÂNICO
Abertura oficial dá inicio ao Programa do Jovem Agricultor Orgânico em Casimiro de Abreu
A Fundação Municipal Casimiro de Abreu realizou no último dia 13 de março, a partir das 14h, a abertura oficial do Programa Jovem Agricultor Orgânico que este ano contou com 75 inscritos que passaram por um processo de triagem, finalizando em 30 inscritos, filhos de produtores rurais da região e matriculados nas redes de ensino pública, estadual e municipal, com idade de 14 a 17 anos.
O evento aconteceu no Sítio Agrícola e contou com apresentação dos alunos inscritos no Programa, que na ocasião declamaram uma crônica de Paulo Coelho, intitulada “A Montanha” que trata justamente dos obstáculos e força que se precisa para crescer na vida. E foi com esta ideologia que o Programa abriu este ano letivo para estes 30 alunos que irão ter aulas teóricas e práticas voltadas para temas de ecologia, cooperativismo, empreendedorismo, comercialização, noções de agricultura, o processo de ensino-aprendizagem que vai desde a produção até o plantio, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a importância do homem do campo.
Os alunos recebem uma bolsa-auxílio no valor de meio salário, além de uniforme e alimentação e o curso tem a duração de seis meses. Como coordenador do Programa o biólogo Vitor Hugo que falou do grande prazer de trabalhar com estes jovens, pois enxerga a partir deste processo de interação uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento e ampliar caminhos.
Para o Presidente da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, Alcir Neves é de grande importância este Programa socioeducativo, pois além de privilegiar o homem do campo, apresenta a importância da agricultura como uma fonte de renda rica e de grande sustentabilidade. O programa também ajuda na socialização destes jovens, no processo de auto-estima, na valorização da atividade agrícola como um meio de sustentação econômica e profissional.
Assinar:
Postagens (Atom)