Visando melhorar as condições de circulação do cidadão na cidade de Londrina e garantir maior segurança no caminhar, o
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina - IPPUL lançou, em novembro de 2004, o Projeto “Calçada para Todos”, a fim de conscientizar a população sobre a importância de construir e conservar suas calçadas,
além de apresentar as regras referentes a esses espaços.
Tanto o Código de Posturas do Município de Londrina quanto o Código Brasileiro de Trânsito estabelecem que é proibido impedir ou atrapalhar, por qualquer meio,
o livre trânsito de pedestres nas calçadas e praças da cidade.
A lei do Plano Diretor de Londrina estabelece que todas as ruas devem ter
arborização nos dois lados e uma árvore para cada terreno ou no mínimo a cada 12 metros. A Norma Brasileira de Acessibilidade prevê as seguintes dimensões para diferentes tipos de pessoas: pessoa com uma bengala (0,75m); pessoa com andador (0,85m); pessoa com muletas tipo canadense (0,90 m); pessoa com cão guia (0,90m); pessoa em cadeira de rodas (0,80m).
Na cidade de Londrina, estima-se que 650 mil viagens sejam realizadas diariamente, das quais aproximadamente
230 mil deslocamentos são feitos a pé. A todas essas pessoas deve ser garantido o direito de ir e vir com liberdade e autonomia, possibilitando que seus deslocamentos para o trabalho, estudo, lazer, entre outras atividades cotidianas, sejam realizados com independência e segurança.
Assim, diversas ações municipais foram realizadas para a elaboração deste projeto, visando primordialmente a melhoria da acessibilidade e da mobilidade na circulação em áreas públicas.
Um exemplo disso é que, além da área central da cidade,
outras vias importantes e de grande movimentação de pessoas, que buscam principalmente atendimento médico-hospitalar e escolar, foram selecionadas para compor o sistema de calçadas com a faixa de piso tátil. Materia recebida da arquiteta Urbanista Nádia Rouefski
COMENTÁRIO DO TOCHA: Evientemente que não estamos exigindo, da administração de TAMOIOS, postura igual a Lei do Plano Diretor de Londrina. Nem pensar! Mas, acho que temos o direito de "solicitar" que pelo ao menos
tenhamos calçadas para os pedestres e reparo das calçadas na Rodovia Amaral Peixoto que, haja vista o estado que se encontram já causou muitas quedas em pessoas que ou saltam do ônibus ou mesmo quando, necessáriamente, precisam alí passar. Minha mãe que reside na Rua D, hoje com 87 anos, não pode em hipótese alguma caminhar até o Santa Margarida... só se for para ser atropelada, haja vista a velocidade dos automóveis naquele trecho, aliás em qualquer trecho
pois TAMOIOS não tem sinalização, não tem guardas municipais, não tem cones e principalmente, tem de sobra, muitos péssimos motoristas que não deveriam sair ás ruas... e uma falta de administração total, pois aonde já se viu construir uma pista dupla para autómovis e não respeitar o direito de ir e vir das pessoas.
Estas fotos foram tiradas em frente a construção da Imobiliária UNA GOLD - Rodovia Amaral Peixoto em frente ao Verão Vermelho.