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30 de julho de 2011

PLANO ESTRATÉGICO DE LOGÍSTICA E CARGAS EM CASIMIRO DE ABREU



Estado apresenta Plano Estratégico de Logística e Cargas em Casimiro de Abreu



O subsecretário de Estado de Transporte, Delmo Pinho, esteve em Casimiro de Abreu na última segunda-feira, 25, para uma exposição do Plano Estratégico de Logística e Cargas na área do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste). A reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação dos municípios de Casimiro de Abreu, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Niterói e Araruama. A chefe de gabinete Vera Bezerra representou o prefeito Antonio Marcos. Também estiveram presentes o secretário de Obras Luiz Augusto Peres e a secretária de Planejamento Eliane Benjamim.Durante a reunião foi apresentado o programa de mobilidade regional e urbana que envolverá o transporte de passageiros e de cargas, corredores de ônibus, arco metropolitano e prolongamentos possíveis, rodovias federais BR-493 - Manilha/ Itaboraí e BR-101, linha ferroviária e linha 3 do metrô - São Gonçalo.“O Rio de Janeiro é um corredor logístico muito importante para o país. Temos uma rede de ferrovias de bitola larga de alta capacidade, grandes rodovias, o aeroporto do Galeão, o aeroporto de Cabo Frio. Só precisamos aperfeiçoar esta estrutura de logística já existente. O objetivo final do Plano é tornar o Rio de Janeiro ainda mais atrativo para novos empreendimentos logísticos”, ressaltou Delmo Pinho.O trecho de duplicação da rodovia BR-101, de extensão de 71 quilômetros, que passa pelo município de Casimiro de Abreu, foi um dos temas mais abordados na reunião. “Há uma ansiedade muito grande da sociedade sobre a duplicação da rodovia. Queremos também soluções para diminuir o impacto socioeconômico com trevo que será instalado no distrito de Rio Dourado”, disse Eliane Benjamim. Já Delmo Pinho foi contundente na sua explanação sobre o assunto: “Estamos a beira de uma erupção econômica com a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Os efeitos são multiplicadores. De acordo com a ANTT e o DER não há como fazer uma via dentro da cidade. Me parece que tecnicamente eles estão corretos. A estrada vai virar armar contra a cidade e isso não é bom. Os órgãos competentes podem esclarecer melhor este assunto”, disse subsecretário de Estado de Transporte. A reativação da linha ferroviária, desativada em 2007, também foi pontuada no encontro. “Apesar do abandono em alguns trechos o traçado é de grande validade. Vamos recuperar cerca de 345 quilômetros de ferrovia”, contou Delmo Pinho.

Foto: Vitor Nantes