LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

17 de março de 2011

A TERRA TREMEU EM PERNAMBUCO!

..Tremor de 2 graus é registrado em Pernambuco

Por Marília Lopes | Agência Estado – qui, 17 de mar de 2011 14:26 BRT
A cidade de Caruaru (PE) registrou um tremor de terra de 2 graus na escala Richter por volta das 17 horas de ontem. O tremor foi registrado na estação sismográfica de Gravatá, também em Pernambuco, segundo o Departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o sismólogo Aderson do Nascimento, do Departamento de Geofísica da UFRN, o tremor aconteceu devido a um lineamento da estrutura geológica em Pernambuco, uma espécie de cicatriz na estrutura geológica, causada por um movimento muito antigo das placas tectônicas. O tremor de 2 graus é sentido apenas por pessoas que estejam muito próximos ao epicentro.

HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA




História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
COMENTÁRIO DO BLOG: SINTÁ-SE ÚTIL TIRE CÓPIA ... PRESENTEIE PELO AO MENOS UMA CRIANÇA, OU ... UM ADULTO!

CASIMIRO DE ABREU IRÁ COMEMORAR O DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM GRANDE ESTILO

Meio Ambiente: Prefeitura de Casimiro de Abreu comemora Dia Mundial da Água

Com objetivo de sensibilizar principalmente os alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu comemora na próxima terça-feira, 22, a data oficializada pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água. O evento conta com a parceria da Fundação Nacional de Saúde - Funasa e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE.
Durante todo o dia os alunos farão visita as sedes da Funasa e SAAE, para conhecer o trabalho de análise e monitoramento da água e o processo de tratamento. “O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores. Através do conhecimento adquirido possam sensibilizar a muitos quanto à preservação desse bem precioso, a água”, acrescentou a subsecretária Vânia Mattos.

COMENTÁRIO DO BLOG: TOMARA QUE OUTROS MUNICÍPIOS INCLUAM EM SUAS ATIVIDADES ESTA COMEMORAÇÃO, COM ATIVIDADES E INCENTIVO, EM ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS E JOVENS SE SENSIBILIZAREM E CONHECEREM A REALIDADE PARA A VIDA, DESSE BEM QUE, EM BREVE, NÃO EXISTIRÁ EM ABUNDÂNCIA.
Veja na materia acima tudo o que voce precisa saber e passar adiante sobre o Dia Mundial da Água. Deyse Cruz

CASIMIRO DE ABREU HOMENAGEADO EM LIVRO LANÇADO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS



Casimiro de Abreu homenageado em livro
lançado na Academia Brasileira de Letras

Casimiro de Abreu é uma das cidades homenageadas no livro “Crônica para a Cidade Amada”, lançado na última quarta-feira (16), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O livro, que tem prefácio do professor e acadêmico Arnaldo Niskier, se refere aos 92 municípios fluminenses e são mencionados nos textos da publicação. A Secretária de Educação, Maria Inês Ávila, representando o prefeito Antonio Marcos, compareceu ao avento.
O objetivo é montar um imenso acervo cultural/literário de raro paralelo no ambiente cultural de um estado brasileiro, sensibilizando as secretarias e governos sobre a importância de incentivar e apoiar a publicação de crônicas. De cada cidade, a editora Altadena publica uma crônica criada por um autor que nasceu, morou ou mora na cidade e com ela tenha estabelecido um vínculo de paixão. O autor casimirense, Arnaldo Linhares, escreveu o título “Casimiro de Abreu, cidade e poeta”.
“Na percepção poética, Arnaldo Linhares apresentou o município da serra ao mar e retratou o poeta Casimiro de Abreu, na singularidade de sua vida e no esplendor de sua obra, demonstrando nas poesias que, hoje, podemos contemplar. Nós do município de Casimiro de Abreu, nos vemos, enquanto educação e cultura, na singela homenagem que o ilustre autor, Arnaldo Niskier, oportuniza, através da Academia Brasileira de Letras, que também já teve como patrono o poeta Casimiro de Abreu, durante o século XIX, devido à sua notoriedade e obra”, disse Maria Inês.
Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora de leitura da secretaria de educação, Sara Marinho, e a responsável pelo departamento de convênios e projetos pedagógicos, Eliane Luiza Alves de Araujo. “Nos dias atuais, a prefeitura cuida para que a obra do poeta da saudade seja demonstrada diariamente nas ações do governo, apresentando para a sociedade um trabalho em equipe, prezando pelas belezas naturais, a poesia e, sobretudo, pela preservação da própria identidade do município, utilizando-se das parcerias e do apoio massivo da comunidade”, frisou a secretária de educação.
Juntamente com as crônicas constam informações sobre os seguintes dados culturais de cada um dos 92 municípios: personalidades da história da cidade, principais eventos culturais e instituições culturais, além de outras relacionadas com o governo local. De acordo com os editores, “toda cidade tem seu cronista, mas nem todas colecionaram os textos escritos sobre elas, e o livro resgata essa oportunidade de se guardar parte da história literária de cada uma”.

Fotos: Secretária de Educação, Maria Inês, recebe o livro autografado das mãos do acadêmico Arnaldo Niskier
Maria Inês, Eliane Luiza e Sara Marinho ao lado de Arnaldo Niskier durante lançamento do livro na ABL

CASIMIRO DE ABREU DÁ SHOW NA ADMINISTRAÇÃO


CASIMIRO DE ABREU: Iniciada as obras de sinalização do centro da cidade.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu iniciou hoje os trabalhos de sinalização semafórica, horizontal e vertical no centro da cidade. O objetivo da obra é melhorar o fluxo de veículos que trafegam pelo local e promover mais segurança para os pedestres.
De acordo com o secretário da pasta, Luiz Fernando Shinkado, as alterações são necessárias devido ao aumento do número de veículos que circulam pelas ruas do centro da cidade. “As alterações no sentido do tráfego em algumas ruas e inclusão dos semáforos nos principais cruzamentos vislumbram pedestres e motoristas circulando com respeito e segurança”, argumentou.

A obra tem previsão de conclusão em dez dias contando com o tempo sem chuvas, por causa da pintura. A primeira fase contempla a parte semafórica, e a segunda a sinalização horizontal e vertical, sendo o último responsável pelas placas. A pintura das faixas será realizada a noite, para não comprometer o trânsito.
Os pontos de táxi e transporte público serão demarcados, assim como os estacionamentos de veículos, carga e descarga, vagas para idosos e deficientes físicos. Algumas ruas terão o sentido alterado. Um exemplo é a Rua Waldemir Heringer da Silva, que atualmente funciona como mão dupla e passará para mão única sentido centro com saída para Rua Alpheu Marchon descendo para o bairro Mataruna ou Padre Anchieta.
“Nossos agentes de trânsito estão devidamente preparados para orientar os condutores quanto aos novos sentidos”, disse Shinkado, acrescentando que os semáforos estarão localizados nos cruzamentos da Rua Miguel Jorge com Alpheu Marchon, Rua Sete de Setembro e Franklin José dos Santos.
Foto: Victor Nantes
COMENTÁRIO DO BLOG: Quando será que providências identicas irão ser realizadas aqui em TAMOIOS...AQUI, TEMOS MUITOS CARROS, MUITAS PESSOAS, MUITAS CRIANÇAS, UM TRECHO DA RODOVIA AMARAL PEIXOTO, MUITAS RUAS, MUITAS ESTRADAS... O QUE SERÁ QUE FALTA PARA TERMOS SINALIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE, SEGURANÇA.?

A MAIOR LUA DOS ÙLTIMOS 18 ANOS - SABADO DIA 19 DE MARÇO


..Sábado terá a ‘maior’ Lua dos últimos 18 anos

Maior lua cheia em 20 anos, no próximo sábado, pode ser prenúncio de tsunamis16/03/ Estamos prestes a visualizar a maior lua cheia das duas últimas décadas. No próximo sábado, dia 19 de março, esse satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra. Ou seja, a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite quando ela atingir o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.

A distância será de 221,567 milhas da órbita –mais próxima do nosso planeta desde 1992. A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.

Superlua - Muito se tem escrito sobre a influência do astro e do fenômeno Superlua na ocorrência de grandes catástrofes naturais. Um fenômeno que a ciência desmistifica.

Contudo, são várias as notícias apocalípticas que têm vindo a circular nas últimas semanas na internet sobre a possibilidade de ocorrerem graves catástrofes naturais uma semana antes e uma semana depois do dia 19 de março.

Afirma-se que o fenômeno estaria conectado com fenômenos geológicos - como os terremotos, vulcões e tsunamis. A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.

O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.

Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.

As informações foram retiradas do Blog Construviver.