QUEIMADAS UM PROBLEMA SERÍSSIMO EM TAMOIOS E QUE ESPERO EM NOME DO PLANETA E DAS PESSOAS SEJA RESOLVIDO.
Ontem,dia 05 de janeiro de 2013, após retorno ao bairro Florestinha, em TAMOIOS, vindo do evento em Unamar era impossível passar na Rodovia Amaral Peixoto, Km 131/132 que foi tomada por uma grande quantidade de fumaça oriunda de queimadas.
Não enxergava NADA!
Ontem,dia 05 de janeiro de 2013, após retorno ao bairro Florestinha, em TAMOIOS, vindo do evento em Unamar era impossível passar na Rodovia Amaral Peixoto, Km 131/132 que foi tomada por uma grande quantidade de fumaça oriunda de queimadas.
Não enxergava NADA!
Tive que diminuir a velocidade e arriscar na sorte.
Este fato é constante e o governo anterior NUNCA tomou providências. Aliás é rotina em várias ruas as pessoas queimarem Lixo, madeiras, galhos de árvores, nas ruas em frente as suas casas.
Aqui, no Florestinha ficamos constantemente asfixiados. Recentemente tive que acolher uma mãe com seu bebe e levá-los de carro para Unamar pois ela declarou que era impossível ficar na sua residência, haja vista tanta fumaça. Ela reside atrás do Posto de Saúde do Florestinha.
Solicito, dentro do tempo possível providências da atual Secretaria de Meio Ambiente pois a anterior NADA fez por TAMOIOS, NADA FEZ PELA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA E DO MEIO AMBIENTE.
VALE A PENA TOMAR CONHECIMENTO DA LEITURA ABAIXO.
MEIO AMBIENTE - ESTÂNCIA TURISTÍCA DE TUPÃ (06.01.2013)
Prefeitura alerta sobre ato de atear fogo em áreas urbanas
Conseqüências são danosas tanto ao meio ambiente quanto para o ser humano
Atear fogo em área urbana é estritamente proibido. Muitos não respeitam a legislação vigente no município quanto a proibição de realizar queimadas na área urbana, o que vem causando prejuízos tanto ao meio ambiente, principalmente nesta época de inverno, quando se tem nível de umidade baixa no ar, quanto a população que tem que conviver com a fumaça provenientes das queimadas. O prejuízo ainda é maior nas pessoas que sofrem com algum problema respiratório, quando tem que sair de suas casas ou até ir para o hospital fazer inalações.
Nesse sentido, a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Meio Ambiente, alerta os proprietários de terrenos e a população que atear fogo em terreno baldio dá multa. O secretaria de Meio Ambiente, Eliseu Borsari Neto, disse que em razão da seca fica mais propicio a pratica de queimadas, o que se torna uma pratica ilegal, sujeito a multa, e também prejudicial a saúde publica. “Hoje a pessoa que se sentir prejudicada pode ligar para a Secretaria de Meio ambiente que nós iremos fazer relatório fotográfico e multar o proprietário do terreno que infringiu a Lei”. Também a Prefeitura, conta com o serviço do Disk Prefeitura, o serviço é gratuito e basta ligar para0800-773-1600.
De acordo com a Lei 3.877, de 2000, é proibido a queimada de mato, lixo, entulho e demais detrito em terrenos baldios. Havendo constatação de negligencia por parte do proprietário em deixar o terreno propicio a queimada, será o proprietário multado. De acordo com a pasta de Meio ambiente, responsável, pela fiscalização, os infratores que praticarem o ato ilícito, serão autuados em 05 Unidades Fiscais do Municipio (UFM). No caso de reincidência, será aplicado multa de 100% superior a multa original. A lei assegura ao interessado o direito de defesa no prazo de cinco dias, contados da ciência da penalidade aplicada, com efeito meramente devolutivo.
Fonte: Prefeitura deTupã
As fotos são do meu quintal.... acredite se quiser!