LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

2 de setembro de 2010

CABO FRIO RECEBERÁ SELEÇÃO BRASILEIRA DE KARATÊ

Nos dia 10, 11 e 12 de setembro, a Universidade Veiga de Almeida, Campus Cabo Frio irá receber a Seleção Brasileira Adulta Permanente de Karatê, que estará treinando para o Campeonato Mundial de Belgrado, na Sérvia, em outubro.
Os 17 atletas acompanhados pelo treinador Rodrigo Terra, terão o apoio dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, que farão a preparação física. O curso de Turismo cuidará da parte de nutrição.
Dentre os membros da seleção, estarão presentes os destaques Lucélia Ribeiro, única brasileira a ser três vezes medalhista de ouro em Jogos Pan-Americanos, e Douglas Brose, atual campeão dos Jogos Mundiais que aconteceram na China, em 2009.

PREFEITO DE CABO FRIO FORMA GRUPOS DE TRABALHO JUNTO À SOCIEDADE CIVIL








Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Cabo Frio e incrementar ainda mais a atividade turística na cidade, o prefeito Marquinho Mendes reuniu nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, na parte da manhã, em seu gabinete, representantes de associações e empresários para uma discussão em busca da união e idealização de projetos especiais voltados para as áreas da postura, trânsito e hotelaria.
Estiveram presentes o presidente do Cabo Frio Convention and Visitors Bureau, Radamés Muniz, o presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, João Vissirini, e o presidente da ACIA (Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio) e CDL/Cabo Frio, José Martins de Souza. Os empresários Osmar Sampaio e Adelício dos Santos também fizeram parte da reunião que também contou com os secretários e coordenadores municipais Gustavo Beranger, Wilson Mendes Júnior, Alfredo Barreto, Paulo Massa, Clésio Guimarães, Ricardo Azevedo e Alcebíades Tavares, além do presidente da Câmara de Vereadores, Alfredo Gonçalves.
Como resultado do encontro foram formados três grupos de trabalho divididos entre os temas propostos. O objetivo é que os grupos se reúnam e levem ao prefeito, o mais breve possível, sugestões e melhorias relativas aos assuntos.

SEGURANÇA EM RIO DAS OSTRAS! PARTICIPE!

População de Rio das Ostras é convidada a debater segurança no próximo dia 9 de setembro.
A população está convidada a comparecer à reunião pública do Conselho Comunitário de Segurança. O encontro será às 19h, no salão lateral da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Rio das Ostras. O objetivo é reunir e dar encaminhamento às reivindicações dos moradores acerca de melhorias para a segurança no município e promover a aproximação entre autoridades e representantes da sociedade civil organizada. Estarão presentes representantes de órgãos de segurança e o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto.

EXISTE VÁRIAS FORMAS DE AJUDA! CHORAR JUNTO TAMBÉM.

Um garoto de 4 anos tinha um vizinho idoso ao lado, cuja esposa havia falecido recentemente.
Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se em seu colo.
Quando a mãe perguntou a ele o que havia dito ao velhinho, ele respondeu:
- Nada. Só o ajudei a chorar.

FESTIVAL DE DANÇA DE CABO FRIO

Bailarinos e público em geral contarão com um atrativo a mais no Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, evento que entra na sexta edição e acontece de 3 a 6 de setembro no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado: é a feira especializada em produtos da dança e acessórios em geral.
Os estandes de venda serão montados no interior do ginásio, em espaço anexo à quadra onde estará o palco de apresentações. Participam da feira as marcas: Dadança, Capezio; Lolita (exclusiva da Ana Botafogo), Bill e Bia Dance, MF Costumes (figurinos),Corpo e Dança, Bailarine & Do Dance, Ponta Firme, Cristina Montano (Bijuterias de Dança) e Doces e Delicias.
O Festival Internacional de Dança é uma realização do Ballet Márcia Sampaio, com apoio da Prefeitura, através da secretaria de Turismo. Mais informações sobre a programação do evento podem ser obtidas nos sites: www.festivaldancacabofrio.com.br ou www.cabofrio.rj.gov.br.

NÃO SEJA VOCÊ MAIS UM PLANTADOR DE ESPÉCIES NÃO BRASILEIRAS - LEIA COM ATENÇÃO E FIQUE BEM INFORMADO SOBRE PLANTIO DE ÁRVORES



Porque plantar árvores nativas - AME A NATUREZA E SAIBA COMO PROTEGE-LA!
Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas!
Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça. A camada de folhas que se formam a baixo das árvores servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:
Em rios – a erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.
Para o Solo – a erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.
Para os animais – a erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimentá-los, eles vão embora ou morrem de fome.
Para os lençóis freáticos – os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar!
Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).
Em um bosque frondoso, a copa das árvores acumula a maior parte da radiação solar, o que significa que o chão, permanecendo quase todo o dia na penumbra, é bem mais fresco.
Assim se define um microclima - ou seja, um local restrito, ou isolado da região em torno. Desta forma, a temperatura na região de um bosque, no verão, pode ser 5 graus centígrados mais alta que a do próprio bosque.
As metrópoles são outro tipo de microclima - nesse caso porque geralmente estão cobertas por massas de ar quente, situadas a cerca de 120 metros de altura, criadas pela poluição.
O resultado é a criação de ilhas de calor: assim, a temperatura no centro de uma cidade, por exemplo, pode estar 6 graus centígrados acima daquela de bairros distantes (ou mais arborizados) e da zona rural.
Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores espere para saber mais…
Sombra – ah que delícia uma boa sombra! Não é? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar!
Madeira – se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando?
Papel – não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala! Preocupante? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel!
Oxigênio – você respira? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo!
E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!
Frutas – quem não gosta de uma boa fruta? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.
Fauna – que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã! Pois então! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.
Primeiro vamos à nomenclatura
Nativa – ocorre naturalmente na região que se está tratando.
Exótica – não ocorre naturalmente na região que se está tratando.
Endêmica – espécie que ocorre exclusivamente na região que se está tratando. Uma espécie que é nativa da Austrália é considerada exótica no Brasil, como é o caso do Eucalipto. Uma espécie pode ser Nativa do Brasil, porém endêmica da Bahia, como é o caso da piaçava. Isso quer dizer que em São Paulo, ou em Amazonas, esta espécie é considerada Exótica.
Os benefícios de se plantar árvores nativas de sua região, além de não ter os problemas das exóticas, estão descritos a baixo:
- O alimento é exatamente os que os animais nativos precisam.
- Fazem parte de uma determinada floresta onde uma espécie ajuda a outra, de diversas formas.
- Dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada praga da região.
- Muito indicadas em plantios orgânicos, que desejam não utilizar agrotóxicos.
- A relação entre os nutrientes disponíveis, e os nutrientes necessários para a árvore, é harmoniosa.
- São as árvores nativas que os pássaros nativos procuram para fazer seus ninhos. Você já reparou que em matas de Eucalipto ou Pinus houve-se muito pouco ou quase nenhum som de pássaros e outros animas?
- E por último, se existem mais de 500 espécies só na Mata Atlântica, das mais variadas formas, das mais lindas flores das mais cobiçadas madeiras do mundo
Porque NÃO plantar árvores exóticas?
- Por não terem predadores naturais, essas espécies podem se multiplicar sem controle, tornando-se assim uma praga, como é o caso do Eucalipto.
- Por não terem uma boa relação com a floresta nativa, podem competir desigualmente pelo espaço, chegando até matar as espécies nativas, como é o caso da Leucena, que em seu habitat natural com pouca água, desenvolveu uma substância que impede o crescimento de outras espécies ao seu redor, para evitar a competição pela água escassa.
- A proliferação pode ser descontrolada. Como é o exemplo também da Leucena. Em seu habitat nativo desenvolveu uma estratégia de produzir milhares de sementes. Isso porque a semente que encontrar apenas um pouco de água já irá germinar. Mas aonde o solo é seco só algumas sementes conseguem sobreviver. Aqui no Brasil, por ser um país tropical úmido, todas as sementes encontram condições ideais para germinar. O que temos é uma disseminação tão intensa deste espécie que hoje é considerada uma verdadeira praga em nosso ambiente.
- Algumas espécies exóticas tem as raízes muito bem preparadas para absorver toda a água que conseguirem. Como é o caso do Eucalipto, que absorve tanta água do solo, que este chega a ficar seco. Muitos locais estão com o solo pobre por terem sido invadidos por esta espécie, que muitas vezes é plantada por pessoas que desconhecem este problema.
- O maior erro em se plantar exóticas como Eucalipto e Pinheiros, é que estas espécies crescem muito rápido. Pessoas e empresas que são obrigadas judicialmente a reflorestar, utilizam estas espécies para mostrar o resultado o mais rápido possível. O que muita gente não sabe é que com espécies pioneiras brasileiras, consegue-se este resultado ou mesmo um melhor, tanto em termos de tempo quanto obviamente de qualidade, como é o caso da Embaúba, Monjoleiro e tantas outras mais.
Não seja você mais um plantador de espécies não brasileiras.

APÓS ESTA LEITURA VOCÊ ESTÁRÁ EM CONDIÇÕES DE PLANTAR ÁRVORES E DE LEVAR ESTE CONHECIMENTO A OUTRAS PESSOAS.
Fonte - http://www.arvoresbrasil.com.br/

D.P.M.A. DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

de carlos alberto gonçalves silva
para deysetocha@gmail.com
data 22 de março de 2010 14:56
assunto: Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Cara Deyse, desde já gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido através deste prestativo Jornal. Gostaria também de esclarecer alguns detalhes sobre o D.P.M.A.:
Criada em 23 de agosto de 1991 através do decreto n.º 16.770, com o nome de Delegacia Móvel do Meio ambiente, posteriormente passou a se chamar Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Tem como atribuições a prevenção e a repressão aos crimes e contravenções praticadas contra o meio ambiente e/ou equilíbrio ecológico, previstas em leis especiais, no Código Penal ou na Lei das contravenções penais, bem como a manutenção de estreito relacionamento cooperativo no âmbito Estadual com a Polícia Militar a Defesa Civil, a Polícia Civil, a Feema, a Serla, e, no âmbito Federal com a Polícia Federal e o Ibama e outras organizações governamentais e não governamentais.
O D.P.M.A., atua principalmente contra os crimes elencados na Lei n.º 9605/98, ( Lei de crimes ambientais ).
Carlos Alberto Gonçalves Silva
Endereço: Rua São Luiz Gonzaga n.º 275, São Cristovão, RJ.
Telefones:2334-8515, 2334-8514
Diretora: Dra. Juliana Emerique Amorim.
A D.P.M.A, coloca-se ao seu dispor.

EXEMPLO DOS PAIS LEVA JOVEM A BEBER

A festa é infantil, mas a bebida é de adulto. Não raro, a relação da criança com o álcool se dá muito cedo, num ambiente que inclusive pode ser a própria festa de aniversário.
Assim, entre uma confraternização e outra, ela vai associando a alegria dos pais à bebida. Dessa forma, o exemplo paterno, a facilidade de acesso e a curiosidade têm contribuído para aproximar o jovem do álcool cada vez mais cedo e com maior intensidade. O alcoolismo entre adolescentes foi um dos debates centrais de ontem no Criança 2010 – 3.º Congresso de Especialidades Pediátricas, realizado em Curitiba pelo Hospital Pequeno Príncipe.
Hoje as festas infantis têm mais bebidas alcoólicas do que refrigerante porque os adultos bebem mais e os pais acabam fazendo a comemoração mais para os próprios amigos do que para os amigos dos filhos. “O adulto foge do universo da crian­ça quando na verdade de­­veria entrar nele”, observa a pre­­sidente da Sociedade Para­naense de Pediatria, Darci Viei­ra da Silva Bonetto. Pediatra há 25 anos, a médica explica que a criança começa a observar o comportamento dos pais desde muito cedo e com isso percebe que situações de alegria e prazer estão relacionadas ao consumo de álcool.Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Paulo César Pinho Ribeiro diz que a preocupação dos pais com o álcool deve ser igual à preocupação com qualquer outra droga. O álcool tem efeito lento e cu­­mulativo no organismo, além de ser porta de entrada para outras substâncias psicoativas, adverte o pediatra. Para ele, cabe maior responsabilidade à família. Os pais têm de impor limites, pois a liberalidade paterna leva a criança a beber cada vez mais cedo, com 9 ou 10 anos, como revelam al­­gumas pesquisas.Os reflexos da falta de limites também podem ser vistos perto de instituições de ensino, que têm servido de ponto de referência para abertura de bares e estímulo ao consumo. Ali se aprende a beber em binge, termo técnico para definir o consumo de várias doses de uma só vez. Beber em excesso num curto período causa mais problemas sociais e de saúde do que o uso contínuo da bebida. Porres eventuais são comuns em churrascos da faculdade, em confraternizações nos bares ou nas casas noturnas que estipulam um valor de consumação mínima. Para não perder di­­nheiro, o jovem consome até o último centavo. Ou até cair.Para Ribeiro, o jovem é um reflexo da atual sociedade analgésica, que não sabe lidar com o desprazer, que não se permite errar ou sentir dor. Antes as namoradas freavam os rapazes, lembra o pediatra, mas agora elas bebem tanto quanto eles. A bebida interfere no comportamento normal dos jovens, afasta-os da família e dos colegas, dificulta a socialização. Entre os efeitos imediatos nos adolescentes, causa déficit cognitivo.A pediatra Darci Bonetto elenca sete fatores que favorecem o alcoolismo entre os jovens: 1) facilidade de acesso a bebidas; 2) curiosidade inerente à idade; 3) interação no grupo, pois se todo mundo bebe, também tenho de beber; 4) falta de limites dentro de casa; 5) falta de diálogo dentro de casa; 6) modelo parental, pois não basta o pai proibir o filho de consumir álcool se ele consome em demasia; 7) a genética, pois há jovens com maior sensibilidade ao álcool do que outros (os mais resistentes vão aumentando gradualmente o consumo e, assim, estão mais suscetíveis ao vício).ECAO Estatuto da Criança e do Adoles­cente (ECA) proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Vender, fornecer de graça ou entregar de qualquer forma bebida que possa causar a dependência de uma criança ou adolescente dá mul­­ta e pena de 2 a 4 anos de prisão.--
Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador - Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450