Aposto que esta você não conhecia ! Original da Filipinas a trepadeira-jade é uma trepadeira vigorosa, perene, de ramos lenhosos, que pode alcançar muitos metros de altura, dependendo do suporte em que se encontra. Suas folhas abundantes são trifoliadas, com folíolos elípticos, alongados e verdes. Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares. As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.
A trepadeira-jade é uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores. Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. Uma curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Adubações anuais na primavera ou verão estimulam florações mais abundantes. Aprecia a umidade e o calor. Não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.
outras flores, árvores epaisagens para você curtir.
Viva a Primavera! e não esqueça:PLANTE ÁRVORES
A estação das flores começou dia 24 de setembro às 06:04 promete trazer consigo diversas novidades que irão deixar o Brasil ainda mais lindo e romântico! E tudo indica que há uma nova coleção brotando por aí!
Você já consegue imaginar o que esta estação reserva para você? Conte-nos nos comentários!
22 de setembro de 2011
PROJETO NATUREZA E ARTE
Exposição apresenta novos olhares sobre a natureza em Rio das Ostras
Mostra é promovida pelo projeto Natureza e Arte e pode ser vista até 17 de outubro
O projeto Natureza e Arte, do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, inaugura a exposição “Ecos – Um novo jeito de olhar”, de Mari Ouro, no próximo dia 23, às 14h, no hall do Parque dos Pássaros. A mostra pode ser vista até 17 de outubro e traz telas e vitrais, com técnicas de pintura a óleo e plástica, de temas vinculados às questões ambientais.
“O Pescador (tem dois amô)”, “A Felicidade é o Caminho” e “Pôr-do-sol” são algumas das telas de tintura a óleo da exposição, que traz ainda as pinturas em vitrais “Jesus” e “Vila Rica”, além de obras em grafite e argila. Por meio de paisagens e representações humanas, a mostra tem uma forte ligação com a natureza, assim como a autora.
Mari Ouro nasceu em Manaus e seu interesse pela arte de desenhar e colorir começou na infância, acompanhando sua mãe na confecção de trabalhos artesanais. Em 1983 foi morar no Rio de Janeiro, onde começou a criar com tintura a óleo e plástica (técnica em vitral). Depois, conheceu as técnicas em grafite e tintura a óleo em tela – a partir daí começou a produzir a maioria de suas obras, com preferência por paisagens compostas pela figura humana.
“Acredito que a arte é o recurso que muitas vezes utilizamos para expressar nossos sentimentos e sensibilizar as pessoas”, diz a artista, que tem graduação em Gestão Ambiental.
Serviço
Exposição “Ecos – Um novo jeito de olhar”
De 23 de setembro a 17 de outubro/2011
De 9h às 17h
Parque dos Pássaros
Rua Petrópolis, s/no, Jardim Mariléa
Assinar:
Postagens (Atom)