LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

29 de março de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CABO FRIO INTENSIFICA O COMBATE À DENGUE NO MUNICÍPIO


Secretaria de Saúde de Cabo Frio intensifica o combate à dengue no município
Carro UBV começa a entrar em ação nesta segunda-feira

A partir dessa segunda-feira (25/3) o trabalho de combate ao mosquito da dengue em Cabo Frio será intensificado com a utilização de um carro UBV (Ultra Baixo Volume), que aplica o inseticida de forma parecida aos carros fumacê, porém, sem a fumaça. A pulverização consiste na aplicação espacial do inseticida, que é liberado diretamente para as residências, atingindo com maior eficiência os locais onde o mosquito Aedes aegypti se esconde.

- Este sistema é muito mais apropriado e eficiente no combate à dengue, eliminando o surgimento de novos ovos do mosquito, interrompendo assim a cadeia de transmissão. Nós orientamos os moradores para que abram portas e janelas no momento em que o carro UBV estiver passando, enfatiza o gerente do setor de combate a vetores de Cabo Frio, Alcides Cunha da Silva.

O horário de trabalho do carro será compreendido de 5 às 9 horas da manhã e de 17 às 21 horas, pois esses são os horários em que o mosquito está em atividade. O objetivo é reforçar o combate à dengue no município, que já é feito com 6 motos fumacê, utilizadas para eliminar o Aedes aegypti em sua fase adulta. Além do carro UBV e das motos fumacê, equipes do setor de Combate a Vetores, realizam diariamente o tratamento focal em terrenos baldios e áreas alagadas, o que vem a eliminar o ciclo de nascimento do mosquito desde o ovo até a pupa, última fase antes do adulto, quando ele passa a transmitir a doença.

- Com essas estratégias, eliminando os mosquitos na sua fase adulta e interrompendo o nascimento de outros novos, o resultado tem sido a diminuição do número dos casos de dengue no município, comemora Alcides Cunha da Silva.

Desde que os trabalhos foram intensificados no dia 4 de março, os números da dengue já tiveram uma redução, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Cabo Frio. Em fevereiro, no bairro Jardim Caiçara, por exemplo, foram notificados 158 casos de dengue. Em março este número caiu para 53. Já em São Cristóvão foram registrados 114 casos no mês de fevereiro. Em março foram feitas 35 notificações.

 - Essa queda está sendo observada em todos os bairros do município. Até o final desta semana teremos uma estatística com todos os bairros para poder avaliar melhor o resultado do trabalho, diz Alcides.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio alerta a população que a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, por isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados, e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão. 

Texto: Alexandra de Oliveira
Fotos: Til Santos

MEIO AMBIENTE EM CABO FRIO E TAMOIOS

PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE terça-feira, 26 de março de 2013 Município, estado e união se unem para coibir práticas proibidas nos dois distritos Uma ação conjunta entre órgãos do município, do estado e da União está programada para acontecer neste sábado (30/3), a partir das 7h, nos dois distritos de Cabo Frio. Trata-se de uma operação para coibir a prática de atividades proibidas em áreas de preservação ambiental do município como o desmatamento, a caça de animais silvestres, a pesca com artes proibidas, ocupação irregular e danos a vegetação nativa provocada por exploração de estacionamento irregular. Responsável pela intervenção, o comandante da Guarda Marítima e Ambiental de new honda Cabo Frio, Valdemar Sérgio Guedes vai se reunir nesta segunda-feira (25/3), às 15 horas, no auditório da Prefeitura de Cabo Frio com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Legislação Fundiária, Ordens Públicas, Serviços Públicos e Fiscalização de Posturas; Polícia Militar Florestal; Delegacia dos Portos de Macaé e Agência da Capitania dos Portos de Cabo Frio para últimos acertos preliminares da operação. - Estaremos orientando aos representantes dos órgãos, das atuações que serão praticadas durante todo o dia de sábado, dia 30, simultaneamente no Parque Municipal do Mico Leão Dourado, em Tamoios e na Ilha do Japonês e adjacências, em Cabo Frio, alertou Guedes.