LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

22 de maio de 2012

BIODIVERSIDADE


O planeta Terra abriga diferentes paisagens naturais.

A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.

A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.

A biodiversidade funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.

A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.

O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue (ou não quer) recriar o habitat que ele mesmo danificou.

Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CASIMIRO DE ABREU REALIZOU 3o. FÓRUM DE ONG`S






Secretaria de Assistência Social de Casimiro de Abreu realiza 3º Fórum de Ong´s

O 3º Fórum das Organizações Não Governamentais aconteceu na última sexta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Casimiro de Abreu. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente convidou várias entidades para eleger um grupo de apoio às ações voltadas para menores. Na ocasião, a secretária de Assistência Social Rosana Lélia Machado destacou o combate à violência e à exploração sexual infantis.
Foram eleitas para fazerem parte dos projetos e ações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, juntamente com o Conselho Municipal e a Prefeitura de Casimiro de Abreu: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lions Clube, Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo (Aseb), Loja Maçônica e Associação Casimirense para a Integração dos Cegos (Acic). As indicações foram encaminhadas ao Gabinete do prefeito Antônio Marcos para regulamentação.
O presidente do Conselho Municipal da Defesa da Criança e do Adolescente, Arnaldo Linhares, falou sobre os projetos desenvolvidos no município. “Casimiro de Abreu possui dois conselhos tutelares, o que é raro no país. Temos conseguido importantes parcerias com empresas privadas e com o Centro de Integração de Empresa-Escola (CIEE)”, disse. Foi destacada também a criação de um fundo municipal em parceria com o Judiciário. Por meio de uma conta bancária, são recebidas doações visando o bem-estar da criança e do adolescente.
Integrantes do “Projeto Construir” participaram da solenidade de abertura do fórum com apresentação musical e informativa. Trata-se de um dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social. “É preciso agradecer a todas instituições representadas neste encontro. Trabalhar para crianças e adolescentes é muito gratificante”, disse Rosana Lélia. Ela chamou a atenção para o projeto do governo federal “Brasil Carinhoso” que visa a luta contra o abuso e a exploração sexual de menores.
Representantes da Associação de Moradores de Barra de São João e da Igreja Assembléia de Deus em Casimiro de Abreu também participaram do 3º Fórum das Ongs´s. O assessor para a Infância, Adolescência e Idosos Elias Alzeman ressaltou o empenho do governo Antônio Marcos e a participação das instituições no desenvolvimento social. “Estas entidades lutam pelo município com serviços de qualidade. Os menores assistidos têm a chance de serem bons cidadãos na vida adulta. A democracia funciona nesta escolha para as organizações cultivarem o melhor desempenho para a sociedade”, concluiu.