7 de setembro de 2011
60 MIL PESSOAS PARTICIPARAM EM CABO FRIO DA VII PARADA DO ORGULHO LGBT
VII Parada do Orgulho LGBT reúne cerca de 60 mil pessoas em Cabo Frio (05.09.11) – Cerca de 60 mil pessoas participaram, ontem, no Espaço de Eventos de Cabo Frio, da VII Parada do Orgulho LGBT, evento que faz parte do VIII Cabo Free - Encontro de Cultura LGBT, idealizado pelo grupo Cabo Free - pioneiro na Região dos Lagos na defesa do cidadão LGBT e na organização de eventos voltados para essa comunidade -, e que a cada ano se consolida como a maior festa LGBT do interior do estado do Rio de Janeiro.
A solenidade foi aberta pela secretária municipal de Promoção Social, Olivia Sá, que anunciou a criação de uma Coordenadoria LGBT dentro da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Também estavam presentes, representando a Gestão Municipal, Tereza Tenan, da Coordenadoria da Mulher, e Margareth Ferreira, da Superintendência da Igualdade Racial.
Ao som de DJs e de três trios elétricos, várias Drags se apresentaram, fazendo a alegria da multidão. Eddylene Água Suja encarnou a cantora Amy Winehouse e arrancou gargalhadas da platéia, juntos com as divertidas Monayra Manon e Samara Rios. O ex-BBB Dicesar brilhou como Dimmy Kieer, além de várias outros artistas que garantiram a diversão. - A festa foi linda, e como nos anos anteriores, atraiu não apenas o público LGBT, mas também muitos simpatizantes.
Famílias inteiras participaram do evento, numa demonstração de que estamos conseguindo combater o preconceito – comentou Claudio Lemos, presidente do Cabo Free e da Rede LGBT do Interior Fluminense, lembrando que durante a Parada, os voluntários do Grupo Cabo Free recolheram mais de quatro mil assinaturas em apoio ao projeto de criação do Centro de Cidadania e Cultura LGBT. “Através desta iniciativa pretendemos fortalecer, ainda mais, a cultura gay na cidade”, comentou Claudio, lembrando que no projeto estão previstos cursos de formação profissional de DJ, Drag, teatro, música e dança. A diversidade do público não agradou apenas os organizadores do evento. Os vendedores ambulantes também comemoraram o faturamento com a venda de bebidas e lanches. Segundo Bin Laden, que trabalha há sete anos no ramo, “a Parada Gay é o melhor evento da cidade. Todos os anos faturamos bem e não temos aborrecimentos, pois o público, além de educado e respeitoso, também gasta muito”. - O resultado só foi positivo porque contamos com apoios importantes como a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, a Rodriguez Eventos, o 25º Batalhão da PM, 18º GBM, Coordenadoria de Posturas, Guarda Municipal e, principalmente, a comunidade LGBT que, mais uma vez, compareceu em peso nesta que é a maior e mais importante manifestação política em prol dos Direitos Humanos da história da cidade de Cabo Frio – comentou Claudio, agradecendo o apoio de todos. Público também prestigia o III Prêmio Cabo Free Além da Parada do orgulho LGBT, o VIII Cabo Free também reservou espaço para homenagear pessoas que, de alguma forma, contribuem com o movimento na luta contra a homofobia. A solenidade de entrega do III Prêmio Cabo Frio aconteceu na última sexta-feira, no Teatro Municipal, e reuniu cerca de 100 pessoas, que participaram de uma noite de alegria, com performances, dança, teatro e música, através de apresentação do maestro Moisés Santos (Cia de Dança Studio Fama), do andrógino Hector Fly e das Drags Pietra Natasha, Carolina Alytier, Lara Hanle, Scarlett Evans, Hagtha Medelyn, Bia Shine, Gabrielly Rodin e Eddylene Água Suja, além da top travesti, estrela dos palcos da noite GLS de São Paulo, Stripperella Uber. Receberam o Prêmio Cabo Free Pelo Respeito à Diversidade, a vice-prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim; o coordenador da Morada do Samba, Carlos Ernesto (o Carlão); as diretorias dos colégios Santa Rosa e Rui Barbosa; a coordenadora de Orientadores Educacionais da Secretaria de Educação de Cabo Frio, Marisa Brum; a presidente da recém criada Associação de Pais e Amigos de LGBT da Rede do Interior Fluminense (APARIF), Fátima Silveira; o diretor do Teatro Municipal de Cabo Frio, Anderson Macleyves; a DJ revelação Hillary Kovack; a diretora do Studio Fenix Comunicação e Eventos, jornalista Cristiane Zotich e o radialista Amaury Valério, entre outros. A festa terminou no Gayosque Bambu, com o DJ Murilo Haway no comando da pista, e show com Stripperella Uber.
Assinar:
Postagens (Atom)