LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

20 de maio de 2012

PREFEITO ANTONIO MARCOS DESTACA AÇÕES SÓCIOS-AMBIENTAIS EM CASIMIRO DE ABREU









O prefeito Antonio Marcos fez uma análise dos problemas e prováveis soluções na área ambiental durante o seu mandato. Ele listou alguns dos Termos de Ajuste de Conduta (Tacs) que a Prefeitura de Casimiro de Abreu se vê obrigada a cumprir, devido às ações realizadas nas gestões passadas, que foram consideradas irregulares pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. “Desde meu mandato de vereador, sou preocupado e interessado na preservação ambiental”, disse.
As ações indevidas realizadas nos governos passados como a extração de barro próximo à RJ-142, a implantação de tanques de piscicultura em áreas de preservação permanente ou próximas às matas ciliares, o funcionamento indevido da antiga usina de lixo em Vila Verde e no Ribeirão que provocou poluição e risco de contaminação de solo, foram listadas pelo prefeito como enorme ônus para o município.
— As ações impetradas pelo MPE e MPF cobram do atual governo soluções para problemas que foram criados antes de nosso mandato. Muitas famílias foram prejudicadas porque investiram, por exemplo, no projeto de piscicultura, principalmente na região do Visconde. A solução para os problemas exige uma série de estudos e viabilização. Há um grande esforço para resoluções, embora o município não disponha de tantos recursos financeiros necessários para tal finalidade. A Prefeitura está sujeita a pagar multas por decisões equivocadas de outros governos, infelizmente —, comentou.
Desde o início das obras da Praça Feliciano Sodré, área central de Casimiro de Abreu, muitas críticas foram publicadas em redes sociais por conta da provável retirada de algumas árvores. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as árvores que deverão ser removidas apresentam vestígios de condenação. Arbustos e plantas em bom estado já foram retirados e levados para a Fundação Municipal e replantados para serem reutilizados futuramente em espaços públicos, sem causar nenhum dano ambiental.
— Quando cumpri mandato de vereador, denunciei no plenário da Câmara Municipal, que a administração vigente estava usando o veneno randap para fazer limpeza urbana. Isto estava afetando várias espécies e matando pássaros na cidade, naquela época, além de por em risco a saúde da população. O atual governo é contra o desmatamento e a derrubada de árvores sem avaliação técnica e autorização dos órgãos competentes. Cultivamos e distribuímos 25 mil mudas de árvores desde que assumimos a Prefeitura. O ex-ministro e atual secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, em visita a Rio Dourado, e perante outros prefeitos e autoridades, destacou Casimiro de Abreu como uma das cidades mais empenhadas na preservação de árvores e recuperação de áreas degradadas no país — disse o prefeito.
O interesse em melhorar a qualidade de vida da população fez com que a Prefeitura conseguisse do governo federal a liberação de R$ 33 milhões para saneamento básico, e conseqüentemente a despoluição de rios e canais. Uma estação de tratamento de esgoto já foi construída, e outras serão erguidas em breve. Por meio da Secretaria Municipal de Habitação, fossas-filtro e sumidouros foram instalados em dezenas de residências, além da construção de 60 banheiros para famílias de baixa renda do Palmital, que por não possuírem banheiro, viviam em condições precárias e vexatórias.
— Propiciar condições mínimas de higiene e saúde às pessoas também é cuidar do meio ambiente, pois dele todos somos parte integrante —, destacou o prefeito Antonio Marcos.
A Secretaria de Meio Ambiente continua atenta ao combate ao lixo em locais impróprios; em conscientizar a população e turistas a não poluir rios, praias e matas; em implantar projetos como reciclagem de entulho; em auxiliar na criação de cooperativa de catadores de lixo; na formação de um ecoponto ou polo de processamento de resíduos; e reaproveitamento correto das sobras de podas de árvores, entre outras ações. “Um bom exemplo de consciência ambiental foi a transferência das plantas e arbustos da Praça Feliciano Sodré, que serão mantidos na Fundação Municipal até serem plantados em outros lugares”, finalizou o prefeito.
Fotos:Vitor Nantes