Servidores de Casimiro de Abreu se capacitam no Curso de Identificação de Famílias Botânicas da Mata Atlântica
Servidores de Casimiro de Abreu se capacitam no Curso de Identificação de Famílias Botânicas da Mata Atlântica
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu com a visão voltada para a recuperação de áreas degradadas e futuros projetos de valorização do ecossistema regional participou com dois funcionários do curso XVIII Curso de Identificação de Famílias Botânicas da Mata Atlântica.
Na qualificação profissional os funcionários Jaqueline Maia Fernandes, bióloga e pós-graduanda em Qualidade, Saúde e Meio Ambiente e Segurança Industrial - QSMS e Lindomar Navega Mozer, técnico ambiental.
O curso aconteceu no município de Juquitiba, Estado de São Paulo, na sede do Viveiro Maria Tereza, entre os dias 14 e 15 de abril.
Participaram do Curso biólogos, bacharéis e licenciados pela USP, que atuam em consultoria, educação ambiental, educação e estudos da flora no Cerrado, Restinga e Mata Atlântica.
O objetivo do curso é qualificar o profissional no conhecimento e domínio da Mata Atlântica, sua origem, fatores condicionantes, fisionomias, usos e riscos, bem como contato com conhecimentos teórico-práticos na área de morfologia que sirvam de subsídios na atividade de identificação de plantas nativas através de caracteres vegetativos básicos das famílias botânicas da Mata Atlântica com foco na aplicabilidade e restauração ecológica.
Os profissionais de Casimiro de Abreu capacitados com este curso estão aptos para formular projetos de restauração ambiental com enfoque na seleção de espécies, segundo sua ocorrência regional e caracterização.
Os conhecimentos serão empregados nos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, incluindo a marcação de matrizes florestais e a coleta de sementes, a produção de mudas para atividades de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas e a identificação das espécies arbóreas utilizadas nessas atividades.
FOTO: Grupo participante do Curso em Juquitiba
COMENTÁRIO DO TOCHA: QUE INICIATIVAS COMO ESTA E OUTRAS TANTAS REALIZADAS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASIMIRO DE ABREU POSSA SER SEGUIDO E "COPIADO" EM BENEFICIO DA NATUREZA, DAS PESSOAS E DO PLANETA.
INFELIZMENTE EM TAMOIOS COM RELAÇÃO A NATUREZA,PROJETO DESTE JORNAL APRESENTADO E APROVADO PELA SUBPREFEITURA PARA PLANTIO DE ÁRVORES E RESTAURAÇÃO DA LAGOA DO CAFEMIU FORAM ARQUIVADOS.
EM TAMOIOS ACONTECE REUNIÕES E ENCONTROS PARA DISCUTIR "DERRUBADA DE ÁRVORES" . EXÓTICAS OU NÃO TAIS PROCEDIMENTOS REQUER CONHECIMENTO E UMA AVALIAÇÃO E NÃO APENAS VISAR OS INTERESSES DE "POUCOS" SEM O CONHECIMENTO DE "MUITOS" .