LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

30 de maio de 2012

PREFEITO DE CASIMIRO DE ABREU ANTONIO MARCOS PARTICIPOU DO ENCONTRO COM AGRICULTORES QUE BUSCAM FINANCIAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL





Na última quarta-feira (23/05), foi realizado em Casimiro de Abreu, um encontro promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, com trabalhadores que se candidataram ao financiamento do Banco da Terra (Ministério do Desenvolvimento Agrário) para compra de área rural para produção agropecuária. O prefeito Antonio Marcos estendeu aos requerentes o apoio já oferecido aos agricultores formalizados.
De acordo com o secretário de Agricultura Ubirajara Pina, 80 famílias residentes em Casimiro de Abreu estão cadastradas para avaliação de perfil e aprovação de crédito. A Subsecretaria de Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro é a responsável em intermediar o financiamento com o Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Banco da Terra. As prefeituras auxiliam os governos com acompanhamento.
— A Prefeitura de Casimiro de Abreu oferece aos agricultores do município, todo suporte operacional e logístico para a formação, escoamento e comercialização da produção. São melhorias de estradas, fornecimento de máquinas e suplementos agrícolas, além de cursos e informações com profissionais especializados para tornar o setor agropecuário mais dinâmico, e a agricultura familiar mais produtiva — explicou Ubirajara Pina.
De acordo com o subsecretário estadual de Agricultura Familiar, Cristóvão Spalla, já há uma propriedade rural em Casimiro de Abreu para ser adquirida e divida em lotes que serão financiados pelos agricultores. Para obter o crédito fundiário, é necessário que os pequenos produtores interessados atendam a uma série de exigências. Todas as informações aos candidatos constam no portal do governo federal (www.mda.gov.br). “Já temos outro encontro marcado com os representantes das 80 famílias inscritas em Casimiro de Abreu. Será no dia 20 de junho, às 15 horas, no Parque de Exposições”, informou o subsecretário.
A possibilidade de conseguir a própria terra para se instalar e trabalhar anima os trabalhadores inscritos no crédito fundiário. A maioria trabalhou como empregados ou prestadores de serviço na zona rural do município. É o caso do lavrador Aires Fonseca. “Será um sonho realizado ter um pedacinho de terra para plantar e criar vacas para vender o leite”, cogita.
Para a aposentada Maria José Navega, quem veio da roça resta o campo para tirar o sustento. “Vim de Itaperuna em 1961, e sempre trabalhei na lavoura como empregada. Se conseguir o financiamento, eu e minha família voltaremos a plantar, e criaremos galinhas e porcos para sobreviver do nosso trabalho”, disse. Quem também deseja trabalhar por conta própria no campo é o lavrador Luiz Cláudio Oliveira. “Acho melhor que ser empregado”, opina.
Enquanto não é decidida a aquisição de terra para assentamento das famílias inscritas no crédito fundiário, a Prefeitura de Casimiro de Abreu mantém os serviços de apoio aos pequenos produtores rurais. Assim que o financiamento for aprovado por parte dos governos estadual e federal, o prefeito Antonio Marcos cogitou de isentar os futuros assentados do pagamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis). “O que tiver ao nosso alcance para auxiliar o trabalhador do campo, assim faremos”, concluiu o prefeito.

COMENTÁRIO DO TOCHA: A PREOCUPAÇÃO E O INTERESSE DEMONSTRADO PELO PREFEITO ANTONIO MARCOS E O SECRETÁRIO DE AGRICULTURA UBIRAJARA PINA, ATRAVÉS DE DIVERSOS PROGRAMAS E APOIO AOS AGRICULTORES DEVERIAM SER EXEMPLO PARA OUTROS MUNICIPÍOS.

29 de maio de 2012

PRECISA COMENTAR ALGUMA COISA?

MAS ISTO NÃO ACONTECE SÓ COM PESSOAS...
ACONTECE TAMBÉM COM PARTIDOS... EM TODO O BRASIL E... EM CABO FRIO TAMBÉM!

EM CASIMIRO DE ABREU SAÚDE É COISA SÉRIA!


O ESF Leci Pacheco Peixoto do distrito de Professor Souza, em Casimiro de Abreu, implantou um horário alternativo para atender os trabalhadores da região. O novo horário é das 17h às 20h, as terças e quintas-feiras, com previsão de atendimento para 12 usuários/turno. O programa Estratégia Saúde da Família segue o horário normal de atendimento durante a semana, das 8h às 17h.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu por meio da Secretaria Municipal de Saúde entendeu que seria viável implantar o novo turno e atender a demanda do distrito. Esta iniciativa foi uma conquista dos moradores que trabalham fora e não dispõem de horário diurno para consultas frequentes. “É uma importante conquista da população e o governo também está empenhado em favorecê-la na área de saúde”, disse o prefeito Antonio Marcos.

O novo horário noturno do ESF de Professor Souza também conta com atendimento médico generalista para todos os usuários. “Ao identificar algum problema de saúde que não possa ser tratado no local, o profissional médico encaminha o usuário para a especialidade necessária”, explicou a subsecretária de Saúde Magna Rosa.

A unidade conta com um médico generalista (clínico geral), técnico de enfermagem, auxiliar de farmácia e ambulância. O ESF de Professor Souza também atua no Assentamento do Visconde com uma Subunidade, com funcionamento das 8h às 12h, todos os dias, com profissional de enfermagem no atendimento.
Durante a tarde, este profissional faz visitação domiciliar das 13h30 até as 17h. De acordo com a subsecretária de Saúde Magna Rosa, nas terças e quartas-feiras a Subunidade do Visconde conta com o atendimento médico generalista, das 8h às 12h. “O serviço de ambulância está disponível para a população rural sempre às terças-feiras, das 8h às 12h, para serviço da médica de plantão”, concluiu.

MEMBROS DO PROJETO BARRA LEVE PARTICIPARÃO DA 5a. CAMINHADA DA NATUREZA EM MACAÉ





Membros do Projeto Barra Leve participarãoda 5ª Caminhada na Natureza em Macaé Cerca de 44 pessoas integrantes do Projeto Barra Leve e convidados participarão da 5ª Caminhada na Natureza, no Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, no próximo domingo, dia 3 de junho, em Macaé. O circuito é considerado leve e moderado, seguindo os padrões internacionais com percurso de dez quilômetros. A trilha terá início às 8 horas da manhã.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Subsecretaria de Esportes e Lazer, vai disponibilizar o transporte de Barra de São João até o local do evento. É recomendado aos participantes utilizarem calça comprida, calçado fechado, protetor solar, boné e garrafa de água. Esta caminhada também faz parte da Semana Internacional do Meio Ambiente.
— Com a caminhada queremos incentivar ações de conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, e mostrar a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta — mencionou a subsecretária de Esporte e Lazer, Dulcinete Arruda. Este será o segundo passeio dos alunos do Barra Leve fora do município de Casimiro de Abreu. No último dia 11, o grupo esteve no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, considerado um oásis de serenidade e paz no meio da agitação urbana.
Projeto Barra Leve - São aulas de ginástica, caminhada, alongamento e muita diversão para pessoas de todas as idades. Os interessados em fazer parte do projeto podem se inscrever no Ginásio Poliesportivo de Barra de São João, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Os alunos contam com equipe multidisciplinar formada pelo coordenador, professores de educação física e técnico de enfermagem. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7 horas, no Praião de Barra de São João, em frente a Secretaria de Turismo.

EXIGÊNCIA DE CHEQUE CAUÇÃO, AGORA É CRIME

Terça-feira, Maio 29, 2012

LEIA MATÉRIA - WWW.TOCHAJUDA.BLOGSPOT.COM

28 de maio de 2012

JOVENS ATÉ 14 ANOS SÃO OS MAIS EXPOSTOS A ESGOTO E LIXO NAS CIDADES



















Crianças e adolescentes até 14 anos vivem em áreas urbanas com os piores índices de infraestrutura em torno dos domicílios. É o que mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em(25/05/2012).

Segundo a publicação, elaborada com base no Censo 2010, essa faixa etária é a que mais está em contato com esgoto a céu aberto (15%) e lixo (sem coleta, 9,1%). Portanto, exposta a riscos à saúde. Bueiros para água de chuvas foram identificados em 35% das casas onde vivem.

"Em termos de indicadores de meio ambiente, esses são os mais urgentes porque têm impacto diretos sobre a vulnerabilidade e a saúde da população", alerta a presidenta do IBGE, Wasmália Bivar. Para ela, os dados podem auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Por outro lado, a pesquisa mostra que, de maneira geral, pessoas com mais de 60 anos tendem a morar em condições melhores de infraestrutura. Esgoto a céu aberto foi encontrado em 6,4% das casas desses moradores, lixo sem coleta em 3,8% e há bueiros em 44,1%.

Nas proximidades dessas residências, a iluminação pública chegava a 97,4% das casas, a pavimentação a 86,3% e tinham calçadas em 75,7%. Rampa para cadeirantes, com baixo percentual entre todas as idades e faixas de renda, está nas redondezas de 5,6% domicílios, e o índice de arborização chegou a 72,3%.

Por Isabela Vieira Agência Brasil

EM TAMOIOS NÃO É DIFERENTE:Foto 1 na frente de minha residência no Florestinha; Foto 2 depois do calçamento Rua Sinagoga...

25 de maio de 2012

CÓDIGO FLORESTAL: DILMA VETA 12 ARTIGOS E FAZ 32 MUDANÇAS



Veto parcial será acompanhado por medida provisória para reestabelecer APPs

A presidente Dilma Rousseff vetou, nesta sexta-feira (25/05/2012), 12 dos 84 artigos do texto do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados. Entre os itens suprimidos, foi retirada do texto a possibilidade de anistia a produtores que desmataram suas propriedades após julho de 2008.

Para tornar a legislação mais clara, Dilma ainda vai enviar uma medida provisória ao Congresso Nacional para alterar 32 pontos do Código Florestal. Assim, ela vai reestabelecer a obrigação de recuperação gradual das APPs (Áreas de Preservação Permanente), conforme o tamanho da propriedade. Das 32 mudanças, 14 se referem à recomposição do texto aprovado no Senado, 5 são dispositivos novos e 13 são ajustes de conteúdo.
Com as novas regras, a recuperação da mata ciliar para pequenas propriedades não vai variar conforme a largura dos rios. A faixa a ser recomposta vai de 5m a 15m, dependendo do tamanho da extensão da terra. Já no caso de grandes propriedades, a recuperação da APP pode chegar a até 100m.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, demonstrou especial preocupação em punir os desmatadores.
— As diretrizes adotadas compreendem recompor o texto do Senado e preservar acordos e respeitar o Congresso. (…) O veto foi motivado para não permitir que o código pudesse anistiar o desmatamento.

O prazo para que a presidente sancionasse ou vetasse o texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no final de abril, terminava nesta sexta.

O texto do projeto de lei aprovado pela Câmara deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Desde então, organizações ambientalistas e movimentos sociais reivindicam o veto integral ou de partes do projeto.
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, exaltou que as mudanças no Código Florestal tem como objetivo a segurança jurídica.

— Nós vamos coroar esse debate sobre o Código Florestal dando muito mais segurança jurídica ao produtor para que ele tenha a certeza de que é possível produzir guardando o meio ambiente. Este não é o código dos ambientalistas ou ruralistas. É daqueles que têm bom senso.

Ao chegar à Câmara, a medida provisória que substituirá os artigos e incisos que sofreram veto por parte da presidente Dilma, passará novamente pelo crivo dos deputados, que foram responsáveis por grandes modificações que não agradaram o governo. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, diz acreditar, no entanto, que haverá consenso na Casa Legislativa quanto ao novo texto.
— Temos confiança sim que esse texto será aprovado porque ele representa um acúmulo desse debate.

Texto da Câmara
Pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados, as propriedades rurais localizadas próximas a pequenos rios de até dez metros de largura teriam que recuperar uma faixa de 15 metros em cada margem. O texto se silenciava quanto a rios mais largos.

O combate ao desmatamento foi promessa de campanha da presidente Dilma, principalmente durante o segundo turno, quando tentava conquistar os eleitores da então ex-presidenciável Marina Silva.

O Código Florestal tramitou no Congresso Nacional de 2003 a este ano. Hoje era o último dia de prazo para que a presidente vetasse o projeto.
Os artigos vetados e a medida provisória serão apresentados na íntegra pelo governo na segunda-feira (28/05).

Fonte: R7

60 MIL MUDAS NA ÁREA DA MATA ATLÂNTICA FORAM RECUPERADAS COM PROJETO PATROCINADO PELA PETROBRÁS




Em homenagem ao Dia da Mata Atlântica, celebrado no próximo domingo, dia 27, o projeto "Cílios nos Olhos D'Água, Renasce o Verde" divulga o resultado obtido em um ano de trabalho realizado no Parque Estadual da Serra da Concórdia e no Parque Municipal do Açude da Concórdia, ambos em Valença, no sul do estado do Rio de Janeiro. Com o apoio de voluntários e de trabalhadores rurais contratados, já foram plantadas 60 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e da mata ciliar da região. Patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, o projeto promoverá hoje, dia 25, visita guiada de alunos de escolas da rede pública pela área de reflorestamento do Parque Estadual da Serra da Concórdia, com o objetivo de mostrar o trabalho de recomposição florestal com enfoque na recuperação de nascentes.

Criado em 2011, o projeto tem as metas de recompor a vegetação natural em 50 hectares em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de ambos os parques e de criar viveiros para 110 mil mudas, evitando a erosão que devasta a terra, assoreia os rios e pode resultar em deslizamentos e enchentes. As APPs e APAs abrangem a vegetação que beira os canais fluviais - conhecida como mata ciliar -, os topos dos morros e as encostas íngremes. Ao todo, já foram capacitadas 90 pessoas de comunidades locais para a coleta de sementes e manutenção dos viveiros.

O Rio Paraíba do Sul, o principal do estado, é responsável por 80% do abastecimento na região metropolitana do Rio e é um dos que se beneficia diretamente da preservação das áreas dos dois parques. A recomposição vegetal tem também o objetivo de criar corredores ecológicos entre as áreas protegidas do Parque Estadual da Serra da Concórdia e do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia. Para isso, o projeto "Cílios nos Olhos D'Água, Renasce o Verde" também conta com a participação da comunidade do município de Valença.

O projeto está alinhado aos objetivos do milênio apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais estão a mitigação da fome e da pobreza, a inclusão social e a geração de renda e emprego em conjunto com o desenvolvimento sustentável.

24 de maio de 2012

VETA DILMINHA!


Na véspera do prazo final para a sanção do Código Florestal, movimentos sociais e entidades ambientais iniciaram nesta quinta-feira uma vigília para pressionar a presidente Dilma Rousseff a vetar integralmente o projeto de lei. A mobilização, que deve perdurar até o anúncio da decisão do Palácio do Planalto, concentrou-se na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do governo federal, onde um grupo de cerca de 450 manifestantes realizou, carregando velas e instrumentos musicais, uma serenata para convencer a presidente a manter as atuais regras ambientais. No local, um painel eletrônico também foi instalado com o número de assinaturas coletadas pelas entidades ambientais favoráveis ao veto integral do Código Florestal. No início da noite, o dispositivo contabilizava 2,068.milhões de assinaturas.

APRENDENDO A COZINHAR? FAÇA ESTA RECEITA!

BUM PITITI!

SOPHIA LOREN : ENTREVISTA EM MARÇO DE 2011


Sophia Loren, madrinha da celebração do 150 º aniversário da unificação da Itália reapareceu na TV para transmitir em RAI 1 "Cento e cinqüenta ', apresentado por Pippo Baudo e Vespa Bruno. "Nós todos os italianos tivemos a sorte de nascer neste país, considerado um dos melhores do mundo": disse,Sophia Loren.
A atriz foi breve ao traçar a história de sua vida, a partir de começos difíceis em Pozzuoli ", com minha mãe e minha família não sabia o que fazer para fazer face às despesas."
Em um ponto ela cobriu o rosto, envergonhada, quando lhe foi mostrada uma foto dela de topless.
Loren foi tocadae ficou muito emocionda quando lembrou de seu marido, Carlo Ponti: "Agora que se foi Eu me sinto muito só, mas eu tenho dois filhos maravilhosos que são os melhores filmes da minha vida."
Extraído de: Cento e cinqüenta Rai1 2011/03/16

23 de maio de 2012

SEGURANÇA PÚBLICA DE CASIMIRO DE ABREU PROMOVE ENCONTRO SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE Á VIOLÊNCIA


A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, realiza no dia 29, treinamento interno com o CATI (Centro Avançado de Imobilização Tática) no período da manhã. À tarde, serão ministradas palestras gratuitas para pessoas da comunidade. “São questões importantes sobre segurança pessoal, doméstica e empresarial”, disse o secretário Luiz Fernando Shinkado.

Se a violência urbana atinge toda a sociedade, é preciso informação para combatê-la. O treinamento será feito por integrantes do CATI SWAT-RJ. A empresa presta serviços à Polícia Federal, à Polícia do Senado Federal, além de manter intercâmbio no Texas, Estados Unidos. A proposta do treinamento é capacitar a Guarda Municipal e conscientizar a população sobre os mais amplos conceitos de segurança.
O evento da Secretaria de Segurança Pública tem como público alvo os gestores públicos municipais, agentes de segurança, membros do Judiciário e Ministério Público, diretores de escolas, parlamentares, empresários e lideranças comunitárias. “O curso será realizado no auditório da Secretaria Municipal. “Qualquer pessoa interessada poderá participar das palestras de 13h às 17h”, informou o secretário Luiz Shinkado.

Na palestra de prevenção contra a violência urbana, o CATI abordará sobre diagnóstico e níveis de segurança; prevenção em casa de família; empregados e prestadores de serviço; casas e condomínios; prevenção nos trajetos a pé e motorizados; pontos críticos; procedimentos em locais públicos como hotéis, restaurantes, feiras livres, comércios em geral. “Há também sugestão de um plano pessoal de segurança”, informou o diretor operacional André Lopes.

Em abril, o prefeito Antonio Marcos convocou Audiência Pública que contou com participação da comunidade e de autoridades para debaterem questões de combate à criminalidade no município de Casimiro de Abreu. Ele anunciou o convênio com o Governo do Estado através do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que permite que os policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação.

O prefeito Antônio Marcos considera que todas as iniciativas em favor do bem-estar da população são válidas, e exemplificou o curso que será dado no dia 29. Ele destacou o aparelhamento da Guarda Municipal na gestão atual, e da recente doação de 11 viaturas feitas pelo governo estadual, que auxiliarão no patrulhamento do município. “O bandido não escolhe opositor ou situação, todos nós somos vitimas. E toda a sociedade precisa estar unida para combater o crime e a violência”, concluiu o prefeito.

22 de maio de 2012

BIODIVERSIDADE


O planeta Terra abriga diferentes paisagens naturais.

A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.

A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.

A biodiversidade funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.

A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.

O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue (ou não quer) recriar o habitat que ele mesmo danificou.

Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CASIMIRO DE ABREU REALIZOU 3o. FÓRUM DE ONG`S






Secretaria de Assistência Social de Casimiro de Abreu realiza 3º Fórum de Ong´s

O 3º Fórum das Organizações Não Governamentais aconteceu na última sexta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Casimiro de Abreu. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente convidou várias entidades para eleger um grupo de apoio às ações voltadas para menores. Na ocasião, a secretária de Assistência Social Rosana Lélia Machado destacou o combate à violência e à exploração sexual infantis.
Foram eleitas para fazerem parte dos projetos e ações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, juntamente com o Conselho Municipal e a Prefeitura de Casimiro de Abreu: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lions Clube, Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo (Aseb), Loja Maçônica e Associação Casimirense para a Integração dos Cegos (Acic). As indicações foram encaminhadas ao Gabinete do prefeito Antônio Marcos para regulamentação.
O presidente do Conselho Municipal da Defesa da Criança e do Adolescente, Arnaldo Linhares, falou sobre os projetos desenvolvidos no município. “Casimiro de Abreu possui dois conselhos tutelares, o que é raro no país. Temos conseguido importantes parcerias com empresas privadas e com o Centro de Integração de Empresa-Escola (CIEE)”, disse. Foi destacada também a criação de um fundo municipal em parceria com o Judiciário. Por meio de uma conta bancária, são recebidas doações visando o bem-estar da criança e do adolescente.
Integrantes do “Projeto Construir” participaram da solenidade de abertura do fórum com apresentação musical e informativa. Trata-se de um dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social. “É preciso agradecer a todas instituições representadas neste encontro. Trabalhar para crianças e adolescentes é muito gratificante”, disse Rosana Lélia. Ela chamou a atenção para o projeto do governo federal “Brasil Carinhoso” que visa a luta contra o abuso e a exploração sexual de menores.
Representantes da Associação de Moradores de Barra de São João e da Igreja Assembléia de Deus em Casimiro de Abreu também participaram do 3º Fórum das Ongs´s. O assessor para a Infância, Adolescência e Idosos Elias Alzeman ressaltou o empenho do governo Antônio Marcos e a participação das instituições no desenvolvimento social. “Estas entidades lutam pelo município com serviços de qualidade. Os menores assistidos têm a chance de serem bons cidadãos na vida adulta. A democracia funciona nesta escolha para as organizações cultivarem o melhor desempenho para a sociedade”, concluiu.

20 de maio de 2012

PREFEITO ANTONIO MARCOS DESTACA AÇÕES SÓCIOS-AMBIENTAIS EM CASIMIRO DE ABREU









O prefeito Antonio Marcos fez uma análise dos problemas e prováveis soluções na área ambiental durante o seu mandato. Ele listou alguns dos Termos de Ajuste de Conduta (Tacs) que a Prefeitura de Casimiro de Abreu se vê obrigada a cumprir, devido às ações realizadas nas gestões passadas, que foram consideradas irregulares pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. “Desde meu mandato de vereador, sou preocupado e interessado na preservação ambiental”, disse.
As ações indevidas realizadas nos governos passados como a extração de barro próximo à RJ-142, a implantação de tanques de piscicultura em áreas de preservação permanente ou próximas às matas ciliares, o funcionamento indevido da antiga usina de lixo em Vila Verde e no Ribeirão que provocou poluição e risco de contaminação de solo, foram listadas pelo prefeito como enorme ônus para o município.
— As ações impetradas pelo MPE e MPF cobram do atual governo soluções para problemas que foram criados antes de nosso mandato. Muitas famílias foram prejudicadas porque investiram, por exemplo, no projeto de piscicultura, principalmente na região do Visconde. A solução para os problemas exige uma série de estudos e viabilização. Há um grande esforço para resoluções, embora o município não disponha de tantos recursos financeiros necessários para tal finalidade. A Prefeitura está sujeita a pagar multas por decisões equivocadas de outros governos, infelizmente —, comentou.
Desde o início das obras da Praça Feliciano Sodré, área central de Casimiro de Abreu, muitas críticas foram publicadas em redes sociais por conta da provável retirada de algumas árvores. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as árvores que deverão ser removidas apresentam vestígios de condenação. Arbustos e plantas em bom estado já foram retirados e levados para a Fundação Municipal e replantados para serem reutilizados futuramente em espaços públicos, sem causar nenhum dano ambiental.
— Quando cumpri mandato de vereador, denunciei no plenário da Câmara Municipal, que a administração vigente estava usando o veneno randap para fazer limpeza urbana. Isto estava afetando várias espécies e matando pássaros na cidade, naquela época, além de por em risco a saúde da população. O atual governo é contra o desmatamento e a derrubada de árvores sem avaliação técnica e autorização dos órgãos competentes. Cultivamos e distribuímos 25 mil mudas de árvores desde que assumimos a Prefeitura. O ex-ministro e atual secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, em visita a Rio Dourado, e perante outros prefeitos e autoridades, destacou Casimiro de Abreu como uma das cidades mais empenhadas na preservação de árvores e recuperação de áreas degradadas no país — disse o prefeito.
O interesse em melhorar a qualidade de vida da população fez com que a Prefeitura conseguisse do governo federal a liberação de R$ 33 milhões para saneamento básico, e conseqüentemente a despoluição de rios e canais. Uma estação de tratamento de esgoto já foi construída, e outras serão erguidas em breve. Por meio da Secretaria Municipal de Habitação, fossas-filtro e sumidouros foram instalados em dezenas de residências, além da construção de 60 banheiros para famílias de baixa renda do Palmital, que por não possuírem banheiro, viviam em condições precárias e vexatórias.
— Propiciar condições mínimas de higiene e saúde às pessoas também é cuidar do meio ambiente, pois dele todos somos parte integrante —, destacou o prefeito Antonio Marcos.
A Secretaria de Meio Ambiente continua atenta ao combate ao lixo em locais impróprios; em conscientizar a população e turistas a não poluir rios, praias e matas; em implantar projetos como reciclagem de entulho; em auxiliar na criação de cooperativa de catadores de lixo; na formação de um ecoponto ou polo de processamento de resíduos; e reaproveitamento correto das sobras de podas de árvores, entre outras ações. “Um bom exemplo de consciência ambiental foi a transferência das plantas e arbustos da Praça Feliciano Sodré, que serão mantidos na Fundação Municipal até serem plantados em outros lugares”, finalizou o prefeito.
Fotos:Vitor Nantes

17 de maio de 2012

TOMOGRAFIA COMPUTATORIZADA EM ÁRVORES! SÓ PODIA SER EM SÃO PAULO!




Desde o começo de 2012, quase 850 árvores caíram em São Paulo. Ao todo, a cidade tem 2 milhões de árvores. Quase 30% delas estão com problemas como cupins, fungos ou apodrecimento. Exames vão ajudar a detectar esses problemas para prevenir quedas e acidentes e, EVIDENTEMENTE, NÃO SAIR POR AÍ CORTANDO ÁRVORES A REVELIA.

Tratá-se de um exame inédito de tomografia computadorizada realizado com a instalação de sensores ao redor da árvore que irá gerar uma imagem de cores.
As cores mais escuras, na imagem, indicam que a árvore está saudável e as mais claras com problemas.
Através destas cores o teste avalia se a árvore esta com cupim, fungos, apodrecendo e se necessita ou não ser cortada.
Sensacional!
COMENTÁRIO DO TOCHA: ENQUANTO OUTROS ESTADOS TRABALHAM EM PROL DO MEIO AMBIENTE E DO CONTROLE PARA MANTER A NATUREZA, AQUI EM TAMOIOS... PESSOAS COMUNS CORTAM AS ÁRVORES DO SEU QUINTAL, FORA DO SEU QUINTAL, NA RUA ONDE MORAM E ATÉ POLITICOS FAZEM REUNIÃO PARA DISCUTIR COMO VÃO DERRUBAR ÁRVORES...PARA ATENDER PEDIDOS DE PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE ÁRVORES E IGNORANTES NÃO SABEM PARA QUE ELAS SERVEM.

É BOM FICAR SABENDO QUE:

Novo inquilino livre da conta de luz atrasada (O Dia, Aurélio Gimenez, 11/mai)
A concessionária Ampla está proibida de cobrar dos atuais donos de imóveis ou inquilinos contas em atraso de ocupantes anteriores da mesma unidade. A empresa também fica impedida de cortar o fornecimento de energia ou de condicionar a religar a luz à quitação do débito em nome de terceiros.

Caixa e Banco do Brasil reduzem juros de novo (Extra, 11/mai)
A estratégia do governo federal de usar os bancos públicos para reduzir os custos das operações bancárias avançou novamente ontem. A Caixa Econômica Federal anunciou mais cortes de juros para empresas e pessoas físicas.

Caixa corta mais uma vez os juros (O Dia, 11/mai)O crédito para construir ou reformar a casa (Construcard) também mudou. A taxa mínima será de 1,96% ao mês, destinada a correntistas há mais de seis meses no banco, mutuários de financiamento imobiliário e funcionários públicos ou assalariados que recebem salário no banco há mais de 90 dias.

Feiras terão imóvel com prestações a partir de R$ 199 (O Dia, Cristiane Campos, 13/mai)Descontos de até R$ 5 mil e prestações a partir de R$ 199 são algumas das novidades das feiras de imóveis promovidas pela Caixa Econômica Federal na Baixada Fluminense e em Niterói.

Rio, um vendedor mundial de créditos de carbono (O Globo, Flávia Milhorance, 13/mai)
A cidade do Rio de Janeiro terá um Programa de Baixo Carbono, que será lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre os dias 13 e 22 de junho. O plano vem sendo elaborado há 18 meses pelo Banco Mundial (Bird) e pela prefeitura.

PALESTRA EM RIO DAS OSTRAS SOBRE APRESENTAÇÇÃO EFICAZ

Entrada para o evento, no dia 23 de maio: 1 litro de leite que será doado para instituições beneficentes

Quem quer saber um pouco mais sobre oratória poderá aprender mais sobre o assunto numa aula demonstrativa que acontece no próximo dia 23, às 19h30, na Pousada das Tartarugas. Reginah Araújo, diretora da Escola de Executivos e Negócios Master Mind no Norte Fluminense e ganhadora do prêmio “Top Of Business”, como palestrante do ano em 2011, fará a apresentação. Para participar é necessário levar um litro de leite que será doado para instituições beneficentes do município.

A confirmação do local será por email.A palestra tem como objetivo desenvolver competências como liderança, comunicação eficaz, liderança, concentração e foco, criatividade e carisma. “É um evento para todas as pessoas que tem o objetivo de melhorar sua capacidade de comunicação. E é um treinamento de alto padrão de qualidade”, disse Reginah.

Durante o evento, de acordo com a responsável pelo treinamento, o participante recebe ferramentas práticas para aplicação no dia a dia, capazes de gerar resultados imediatos. “É um treinamento muito dinâmico com vivências e conteúdo atual e que cada participante poderá usar no seu cotidiano”, destacou.

Confirme sua presença através do email reginah@mastermindbr.com ou dos telefones (22) 3051-1036, (22) 2772-0482, (22) 7812-1321 e ID 96*63175. A Pousada das Tartarugas fica na RodoviA Amaral Peixoto, 3254 - Centro - Rio das Ostras.

ASSUNTOS- Entre os assuntos abordados nessa palestra estão: dicas de oratória, tipos de comunicação eficaz, o poder da comunicação na liderança, , como conduzir reuniões eficazes, persuasão e relacionamento interpessoal, confiança em si mesmo, marketing pessoal. Ainda estão na pauta os temas como falar em público e administrar os medos. A metodologia baseia-se no modelo Experiential Learning, um método vivencial que transforma conhecimentos em habilidades e atitudes com recomendações personalizadas.
PALESTRANTE- Reginah é coach, escritora, administradora, psicodramatista organizacional com MBA em Gestão Estratégica e master em Programação Neurolinguística (PNL).

15 de maio de 2012

PARA SALVAR AS FLORESTAS PRECISAMOS DE 1,4 MILHÃO DE ASSINATURAS. POR FAVOR ASSINE A PETIÇÃO!

Olá ciberativista
Elissama é uma baiana de 20 anos que se pendurou na corrente da âncora de um navio em São Luis no Maranhão para impedir que ele fosse carregado com 31 mil toneladas de ferro gusa.
Elissama foi o símbolo de uma denúncia para expor três crimes graves relacionados à produção de ferro gusa no Brasil: trabalho escravo, desmatamento e invasão de terras indígenas. O carvão vindo da Amazônia serve para alimentar as siderúrgicas que produzem ferro gusa.
Assim como você, Elissama é uma ativista que decidiu fazer tudo o que fosse possível para transformar o mundo em um lugar mais justo e mais pacífico.
Faça sua parte, compartilhe a petição com seus amigos para acabar com o desmatamento no Brasil.
O Projeto de Lei do Desmatamento Zero precisa coletar 1,4 milhão de assinaturas para ser apresentado no Congresso Nacional, assim como aconteceu com o Ficha Limpa. Por isso compartilhar essa iniciativa no seu blog, nas redes sociais e com os amigos é tão importante.
Fique ligado que essa semana só está começando.
Um abraço,
Tatiana de Carvalho
Coordenadora da Campanha da Amazônia
Greenpeace

ASSINE A PETIÇÃO NO SITE http: //www.ligadasflorestas.org.br
NOS AJUDE A SALVAR AS FLORESTAS!
A Liga das Florestas precisa de heróis. A fauna e a flora brasileiras estão em risco, e com elas o futuro do Brasil. Mas você pode ajudar a salvá-los. O Greenpeace lança, com outras organizações, um projeto de lei popular pelo desmatamento zero de nossas matas. Ao assinar a petição no site, e ao compartilhar e estimular seus amigos a fazerem o mesmo, você acumula pontos, ajuda a proteger um dos bens mais preciosos que o Brasil possui e ainda ganha prêmios. Participe!


COMENTÁRIO DO JORNAL TOCHA: Fiz uma pesquisa e descobri que o nome Elissama da jovem que tão bravamente se pendurou na corrente da âncora de um navio, significa: DEUS OUVE
Portanto solicito a todos que abrirem este blog e a todos os amigos do FACEBOOK que assinem a petição. Tenho certeza: DEUS OUVIRÁ nosso pedido para que nossas florestas fiquem de pé.





23/05/2012 Há mais de uma semana, ativistas do Greenpeace se revezam na corrente da âncora do navio Clipper Hope e impedem que ele se movimente para receber um carregamento de 31 mil toneladas de ferro gusa no Porto de Itaqui, em São Luis, no Maranhão.
Essa denúncia expõe três crimes graves relacionados à produção de ferro gusa no Brasil: trabalho escravo, desmatamento e invasão de terras indígenas. O carvão vindo da Amazônia serve para alimentar as siderúrgicas que produzem ferro gusa.
O Greenpeace exige que as autoridades tomem medidas imediatas para acabar com as ilegalidades da cadeia do ferro gusa e carvão.
Assim como você, o Greenpeace trabalha para transformar o mundo em um lugar mais verde e mais pacífico.


25/05/2012 ENVIEI E-MIL PARA TATIANA

QUERIDA TATIANA,
ENVIEI E-MAIL PARA TODOS DE MINHA CAIXA, SOLICITANDO QUE FAÇAM O MESMO.
MATÉRIA NO MEU FACEBOOK E, TAMBÉM NO WWW.TOCHAJORNAL.BLOGSPOT.COM
É APENAS UM COMENTÁRIO, MAS NO FACE NOTEI QUE AS PESSOAS SE INTERESSAM APENAS POR "BOBAGENS", ASSUNTOS IMPORTANTES PARA ELES MESMO E PARA A GERAÇÃO FUTURA, NÃO ESTÃO NEM AI.

IREI, DORAVANTE, FAZER UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ESCLARECIMENTOS PARA ESTAS PESSOAS.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E CONTE SEMPRE COMIGO.
A PAZ DO SENHOR
DEYSE CRUZ

14 de maio de 2012

SERVIDORES DE CASIMIRO DE ABREU SE CAPACITAM EM CURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE FAMÍLIAS BOTÂNICAS DA MATA ATLÂNTICA


Servidores de Casimiro de Abreu se capacitam no Curso de Identifica​ção de Famílias Botânicas da Mata Atlântica

Servidores de Casimiro de Abreu se capacitam no Curso de Identificação de Famílias Botânicas da Mata Atlântica

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu com a visão voltada para a recuperação de áreas degradadas e futuros projetos de valorização do ecossistema regional participou com dois funcionários do curso XVIII Curso de Identificação de Famílias Botânicas da Mata Atlântica.
Na qualificação profissional os funcionários Jaqueline Maia Fernandes, bióloga e pós-graduanda em Qualidade, Saúde e Meio Ambiente e Segurança Industrial - QSMS e Lindomar Navega Mozer, técnico ambiental.
O curso aconteceu no município de Juquitiba, Estado de São Paulo, na sede do Viveiro Maria Tereza, entre os dias 14 e 15 de abril.
Participaram do Curso biólogos, bacharéis e licenciados pela USP, que atuam em consultoria, educação ambiental, educação e estudos da flora no Cerrado, Restinga e Mata Atlântica.
O objetivo do curso é qualificar o profissional no conhecimento e domínio da Mata Atlântica, sua origem, fatores condicionantes, fisionomias, usos e riscos, bem como contato com conhecimentos teórico-práticos na área de morfologia que sirvam de subsídios na atividade de identificação de plantas nativas através de caracteres vegetativos básicos das famílias botânicas da Mata Atlântica com foco na aplicabilidade e restauração ecológica.
Os profissionais de Casimiro de Abreu capacitados com este curso estão aptos para formular projetos de restauração ambiental com enfoque na seleção de espécies, segundo sua ocorrência regional e caracterização.
Os conhecimentos serão empregados nos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, incluindo a marcação de matrizes florestais e a coleta de sementes, a produção de mudas para atividades de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas e a identificação das espécies arbóreas utilizadas nessas atividades.
FOTO: Grupo participante do Curso em Juquitiba

COMENTÁRIO DO TOCHA: QUE INICIATIVAS COMO ESTA E OUTRAS TANTAS REALIZADAS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASIMIRO DE ABREU POSSA SER SEGUIDO E "COPIADO" EM BENEFICIO DA NATUREZA, DAS PESSOAS E DO PLANETA.
INFELIZMENTE EM TAMOIOS COM RELAÇÃO A NATUREZA,PROJETO DESTE JORNAL APRESENTADO E APROVADO PELA SUBPREFEITURA PARA PLANTIO DE ÁRVORES E RESTAURAÇÃO DA LAGOA DO CAFEMIU FORAM ARQUIVADOS.

EM TAMOIOS ACONTECE REUNIÕES E ENCONTROS PARA DISCUTIR "DERRUBADA DE ÁRVORES" . EXÓTICAS OU NÃO TAIS PROCEDIMENTOS REQUER CONHECIMENTO E UMA AVALIAÇÃO E NÃO APENAS VISAR OS INTERESSES DE "POUCOS" SEM O CONHECIMENTO DE "MUITOS" .

EQUIPE TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA CULTURA, DIA 16 EM MARICÁ

EVENTO IMPERDÍVEL PARA OS AMANTES DA CULTURA
Reunião com Equipe do MinC - Convite

Importante reunião com a Equipe Técnica do Ministério da Cultura, acontecerá dia 16 de maio de 2012, às 14h30, no Ponto de Cultura do GAM.
Rua Álvares de Castro, s/nº, Lagoa de Araçatiba - Maricá
A reunião, agendada pela Secretaria Municipal de Cultura de Maricá, contribui para prosseguir as discussões sobre o SNC - SISTEMA NACIONAL CULTURA ; tirar as dúvidas sobre o Sistema e sobre providências necessárias para que o processo transcorra com total transparência. Lembro a importância deste tema para todos os artistas e agentes culturais da cidade.
É fundamental e imprescindível, também, a participação da Sociedade Civil.
Essa é a hora!
A Equipe Técnica do Ministério da Cultura estará a disposição.
Convide os amigos, artistas, amantes da cultura, produtores culturais, etc.

Maria Regina Moura/Patrícia Custódio
Ponto de Cultura Percursos Culturais
Ponto de Leitura Traças do Bem - Clube de Leitura
http://tracasdobem.blogspot.com
Programa Mais Cultura - Cineclube Ponto & Cine Canteiros
http://pontoecinecanteiros.blogspot.com
Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes
http://canteirosdeobrascentrodeculturaeartes.blogspot.com
Jornal Kilombo Cultural
http://kilombocultural.blogspot.com

11 de maio de 2012

CÓDIGO FLORESTAL E A PROPAGANDA ENGANOSA- SE VOCÊ É AMANTE DA NATUREZA: LEIA


O projeto de alteração do Código Florestal aprovado no dia 25 de abril é apresentado como uma lei que vai trazer segurança jurídica para o setor rural e conciliar a produção com a conservação dos recursos naturais. Entretanto isso não é bem verdade.

Diversos pontos que desfiguram este Projeto de Lei como um Código Florestal estão bem tratados em diversas outras manifestações. Destaca-se aí a anistia ao descumprimento da lei explicitada no artigo 67, que dentre outros efeitos penaliza quem cumpriu a lei até agora.

Outro exemplo, que embora possa parecer preciosismo, prejudica a aplicação da lei é a definição das áreas de preservação permanente (APP) de topo de morro. O uso da cota do ponto de sela mais próximo da elevação par defini-la nos relevos ondulados na prática pode extinguir esta categoria, pois a maioria das elevações não será abrangida pela mesma.

Inicialmente é bom ressaltar que o projeto tem alguns pontos positivos, enfrentando questões que não são bem tratadas no atual Código. Em especial destaca-se a questão dos usos consolidados em APPs e de Reseva Legal. Sem defender anistias amplas e irrestritas nestes casos é importante reconhecer situações, enfrentadas pela quase totalidade de imóveis rurais no país. A recuperação e proteção integrais destas áreas são de fato inviáveis. Mesmo assim, reconhecendo a importância ambiental, tanto para a produção agrícola quanto para a sociedade em geral destas áreas, é necessário estabelecer condições e contrapartidas para seu uso.

Mas esse processo pode e deve ser feito de forma melhor que a apresentada, para que se tenha melhor coerência e qualidade técnica e legal. Alguns exemplos podem ser destacados, considerando aqui aspectos referentes á pretendida segurança para os agricultores e aplicadores da Lei.

Pode-se começar pelo uso inadequado do termo “agrosilvipastoril”, que é central na definição do uso consolidado, mas não consta dos dicionários. Sistemas agrosilvipastoris na literatura técnica são situações bem específicas, que pressupõem a integração na mesma área das três atividades (agricultura, florestas e pecuária) simultaneamente e não alternativamente. Por exemplo, o Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica (Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Agricultura Familiar, 2008) define: “Sistemas agrossilvipastoris: são caracterizados pela criação e manejo de animais em consórcios silviagrícolas…”

Em outros pontos do próprio Projeto de Lei 1876 pode-se observar o uso de outros termos como “atividades agropecuárias” (art. 3º, inc. VI), agroflorestal (em diversos pontos). No artigo 58 as duas categorias (agroflorestal e agrosilvipastoril) são tratadas como distintas. É normal nos casos em que se pretende inovar que a lei traga definições, tanto é que o artigo 3º deste PL lista 23 definições, mas não esta, que seria essencial para a aplicação deste conceito e que ficará condicionada à interpretação dos diversos agentes da lei.

A obrigação de recompor das faixas marginais em quinze metros apenas dos cursos d’água com menos de 10 metros de largura é incoerente. A função ambiental das faixas ciliares não acaba com aumento da largura dos rios. Em termos de extensão no conjunto do território a maioria dos cursos d’água será abrangida, mas os efeitos desta regra serão proporcionalmente maiores nas propriedades menores que nas maiores. É de se esperar que praticamente todos os imóveis tenham rios menores que 10 metros, e poucos são banhados por rios maiores.

O PL também não resolve claramente as obrigações das concessionárias e dos proprietários lindeiros, referentes às APPs criadas com a implantação de reservatórios d’água, destinados à geração de energia ou abastecimento público, já existentes.

A elaboração deste Projeto ignorou a Lei Agrícola (nº 8171, de 17/01/1991) já fazia alguma conexão entre as questões agrícola e ambiental. Em seu em artigo 99 criava a obrigação generalizada para todos os imóveis de recompor a RL em até 30 anos. Esta norma continua em vigor, contradizendo o pretendido novo Código.

A mesma lei trazia a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) referente às APPs e Reserva Legal. O PL 1876 fala em dedução, o que traz dois conceitos distintos para a mesma coisa.

Assim, esse PL não atende nem uma proteção dos recursos naturais nem a chamada segurança jurídica, tão pleiteada. Até por isso, então, o melhor é o veto, e retomar a elaboração de um Código que contemple verdadeiramente o uso sustentável dos recursos naturais.

* Roberto Ulisses Resende é agrônomo, mestre e doutorando em Ciência Ambiental, trabalhou na Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e atualmente é presidente da ONG Iniciativa Verde.

9 de maio de 2012

PERSONALIDADES DO ANO 2011 HOMENAGEOU CIDADÃOS DE TAMOIOS




Dia 05 de maio aconteceu em Cabo Frio a entrega do titulo "Personalidades do Ano 2011", evento este organizado pela ARTPOP "Academia de Artes de Cabo Frio", que outorgou o titulo aos que se destacaram durante o ano de 2011 por iniciativas próprias, no cenário cultural, se destacando em nossa sociedade e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da cultura em nosso país.
Foram homenageados, Alan do Chaparral, na categoria Apoio Cultural, e Katyuscia na categoria Arte Literária.
Foram os únicos moradores de Tamoios a receberem a Homenagem".



Entre os homenageados destacamos também o vereador Alfredo Gonçalves (PMDB) e o vereador Luis Geraldo(PPS), ambos na categoria de Ativistas culturais, a vice-prefeita Delma Jardim, a Artesã Vânia Carvalho, o Maestro Francisco Javier, o vereador Fernando do Comilão (PSDB), na categoria Apoio Cultural, e o apresentador de TV Tony Fonseca.

CONSTRUÇÃO DE NOVA ESCOLA EM CASIMIRO DE ABREU


Prefeito Antonio Marcos visita construção de nova escola em Casimiro de Abreu

As obras da futura escola do bairro Jardim Aparecida, em Casimiro de Abreu, foram visitadas pelo prefeito Antônio Marcos na quarta-feira(9). Ele esteve com o engenheiro e o supervisor para acompanhar o andamento do projeto. Na ocasião, o prefeito conversou um pouco com os operários locais. O governo municipal está construindo também uma unidade escolar no Palmital, distrito de Barra de São João.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu está investindo mais de R$2 milhões na construção das duas unidades escolares. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, ambas devem ser concluídas até o fim deste ano. Sendo assim, mais vagas estarão disponíveis no ensino fundamental a partir de 2013. “Cada escola terá capacidade para atender de 250 a 400 crianças”, disse a secretária de Educação Maria Inês Ávila.
A escola do Jardim Aparecida contará com dois pavimentos, dez salas de aula, refeitório, auditório, setores destinados aos serviços administrativos e limpeza, almoxarifado e ensino pedagógico, além de banheiros bem equipados. Já a unidade do Palmital terá cinco salas de aula e outras salas para funções administrativas e pedagógicas.
— Isto significa um avanço na educação de Casimiro de Abreu. São mais salas de aulas disponíveis que ajudarão no ensino de centenas de crianças. Pela primeira vez, as famílias de Palmital poderão matricular seus filhos naquela região. Há anos que as crianças dali estudam em escolas da cidade vizinha Rio das Ostras, pois nunca houve uma escola municipal de Casimiro de Abreu construída no Palmital —, disse o prefeito Antonio Marcos.
Além da construção das escolas do Palmital e do Jardim Aparecida, há previsão também para uma nova sede escolar no distrito de Professor Souza. O prefeito Antônio destacou ainda a ampliação do número de vagas no pré-escolar. “Construímos duas modernas creches, bem equipadas e com bons profissionais nos distritos de Rio Dourado e Barra de São João. Iniciativa que ajuda as mães que precisam trabalhar fora e não tinham com quem deixar seus filhos”, citou.
As 20 escolas municipais passaram por reformas no início da atual gestão, e todas estão sendo atualizadas com novos reparos e manutenção. “A creche do Bairro Industrial teve todo o telhado substituído, por exemplo. Tivemos que fechar a unidade e transferir por pouco tempo as crianças para outro espaço. Infelizmente, um transtorno que se fez necessário, mas que é para dar mais conforto e segurança aos nossos alunos e tranqüilidade aos seus pais e professores”, concluiu a secretária Maria Inês.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE CABO FRIO

1) -Teatro Municipal de Cabo Frio apresenta o espetáculo “Karibu – recital de músicas e danças africanas” neste sábado, dia 12 de maio

Neste sábado, dia 12 de maio, às 20h, o Teatro Municipal de Cabo Frio apresentará a 1ª edição do recital de músicas e danças africanas “Karibu”, com Lumbudi Tshibamba Bertin, cantor e compositor congolês e Odacy de Oliveira Souza, dançarino. A entrada é um quilo de alimento não perecível.


2) - Secretaria de Cultura inaugura a exposição “Fnax – retrospectiva desenhos e guaches” nesta quinta-feira, dia 10 de maio

A Secretaria de Cultura convida toda a população de Cabo Frio para a inauguração da exposição da retrospectiva de desenhos e guaches do artista plástico carioca Fnax - Fernando Naxcimento – nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 20h, no Museu José de Dome – Charitas – a partir das 20h.

3) - Escritor Alberto Leal lança o livro “Cabo Frio -1503” dia 18 de maio

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio convida todos para o lançamento do livro “Cabo Frio -1503”, do escritor Alberto Leal, que será realizado no dia 18 de maio, no Museu José de Dome – Charitas, a partir das 19h.

DEPUTADO MIGUEL JEOVANI É CIDADÃO SAQUAREMENSE


Vereador Pedro Ricardo concede Título de Cidadania Saquaremense ao deputado estadual Miguel Jeovani O deputado estadual Miguel Jeovani (PR) participou da Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 171 anos de emancipação político-administrativa de Saquarema, realizada no dia 6 de maio, na Confederação de Desenvolvimento de Voleibol (Aryzão). Nesta ocasião, o parlamentar foi agraciado com o Título de Cidadania Saquaremense, concedido pelo vereador Pedro Ricardo, numa demonstração de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município como empresário e pela atuação como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). “Fico muito feliz em receber esta homenagem do Poder Legislativo de Saquarema. Há oito anos eu trouxe para essa cidade uma extensão da Rede de Supermercados Só Ofertas. Fui muito bem acolhido aqui.

Sempre sonhei em trazer uma loja para o município de Saquarema e graças a Deus hoje me sinto realizado de estar de alguma forma contribuindo para com a geração de empregos desta cidade”, destacou Miguel Jeovani.Membro das Comissões de Saúde, Indicações Legislativas e Desenvolvimento Regional, o deputado estadual Miguel Jeovani ressaltou: “Estou na política por um único ideal, que é dar mais dignidade a quem precisa e também resgatar a cidadania do povo. Estarei sempre votando a favor de tudo aquilo que for bom para o município e para a população de nosso Estado”. Miguel Jeovani aproveitou a oportunidade para dizer que “estará sempre ao lado daqueles que com convicção moral venham a propor grandes transformações em favor da querida cidade de Saquarema”..

8 de maio de 2012

48 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL WALTER NOGUEIRA



Cabo Frio celebra 48 anos da Biblioteca Municipal Walter Nogueira


No último sábado, dia 5 de maio, a Biblioteca Municipal Walter Nogueira comemorou seus 48 anos de existência.O evento contou com a participação da Aleart (Academia de Letras e Artesanato de Cabo Frio), que levou seus artistas para confeccionar artesanato ao ar livre, na praça Dom Pedro, em frente à Biblioteca, além da participação da artista plástica Eliane Guedes, do ator Yuri Vasconcellos, contação de histórias com Sonia Correcha e também apresentação musical com José Carlos de Morais, Tatá Costa, de Rio das Ostras, entre outros.A comemoração contou ainda com a presença de dona Yone Nogueira, parente direta do fundador da Biblioteca, Walter Nogueira. Dona Yone celebrou os 48 anos da Biblioteca e ressaltou a importância histórica e cultural que a Biblioteca tem em Cabo Frio.A Cia.de Teatro Curare também fez uma dramatização de poemas brasileiros, principalmente da poeta Adélia Prado, e funcionários da Secretaria de Cultura distribuíram o folder sobre Walter Nogueira, que faz parte do projeto “Nossos valores a gente nunca esquece”, e também foram entregues certificados a personalidades que fizeram parte da história de vida da Biblioteca.Ao final, todos os presentes encerraram a celebração com um bolo feito especialmente para a ocasião. Sobre o fundador:Walter Nogueira nasceu em Cabo Frio no dia 25 de abril de 1915, completou os cursos primário e preparatório em Niterói e formou-se em Português e Literatura pela Faculdade de Filosofia do Rio de Janeiro. Ao longo da vida foi professor, escritor, conferencista, poeta, comentarista, crítico literário, redator, corretor e relações públicas. Foi um homem muito culto, com uma vida profissional intensa, mas sempre priorizou seus dons literários. Em 1942, aos 27 anos, foi eleito por unanimidade membro da Sociedade de Homens de Letras do Brasil.


Em 1º de abril 1964 ele inaugurou, com a ajuda de amigos, a primeira Biblioteca de Cabo Frio no prédio do atual Ismar Gomes, com a presença de escritores e poetas paulistas e fluminenses. Também inaugurou a pinacoteca e a galeria dos escritores de Cabo Frio, homenageando Teixeira e Sousa, Waldemir Terra Cardoso, Eduardo Pacheco, Vitorino Carriço e Pedro Guedes Alcoforado.Walter Nogueira da Silva morreu aos 64 anos de idade no dia 14 de outubro de 1979 em São Paulo. Seu nome consta no Dicionário Literário Brasileiro, de Raimundo de Menezes, uma das fontes mais amplas de informação literária.

VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE POESIA PALAVRA NO MUNDO



VI Festival Internacio​nal de Poesia Palavra no Mundo, em Barra de São


Faltam dois dias para o início da 6ª edição do Festival de Poesia Palavra no Mundo e Barra de São João será uma das cidades-sede do festival criado em 2007, em Cuba. Variada e extensa, a programação do festival acontece entre os dias 10 e 22 deste mês em vários locais do segundo distrito de Casimiro de Abreu. “Barra vai abrigar uma série de atividades poéticas – e o Leitura Viva, é o grande organizador desta festa”, escreveu no blog leituraviva.org a professora Adriana Isidioro, fundadora do Ponto de Leitura, vinculado ao Ministério da Cultura – MinC. Saraus, oficinas, palestras, passeios de barco pelo rio São João e até o plantio de árvores frutíferas com nomes de poetas locais, envolverá alunos e professores da rede municipal de educação.

A meta dos organizadores é que mais de 2 mil poesias sejam lidas simultaneamente nos 40 paises participantes.

7 de maio de 2012

VETA DILMA! - ASSINE A PETIÇÃO!


Caros amigos do Brasil,

Há alguns dias, o Congresso aprovou um projeto de lei catastrófico que vai devastar nossas florestas, da Amazônia à Mata Atlântica. Agora, somente a presidenta Dilma pode barrar essa lei. Ela está sob pressão para vetá-la, mas cabe a nós aumentar essa pressão e levá-la até o limite. Não temos tempo a perder. Clique para salvar a Amazônia e compartilhe essa petição:
Há alguns dias, o Congresso aprovou um projeto de lei catastrófico que dá aos madeireiros e fazendeiros carta branca para desmatar enormes faixas de nossas preciosas florestas, da Amazônia à Mata Atlântica. Agora, somente a presidenta Dilma pode barrar essa lei.
O universo está conspirando a nosso favor. Em algumas semanas, Dilma será anfitriã da maior conferência ambiental do mundo. Informantes nos disseram que ela não aceita pagar o preço de ser considerada a líder que aprovou a devastação da Amazônia. Dezenas de pessoas já foram assassinadas por serem contra o desmatamento – agora é a nossa vez de fazer pressão e forçar Dilma a escolher a opção do veto.

Não temos tempo a perder – ela pode tomar uma decisão a qualquer momento. Vamos dar mais força à nossa petição de 1.2 milhão de assinaturas. Clique abaixo para salvar a Amazônia e divulgue essa campanha para todos – quando alcançarmos 2 milhões de assinaturas a Avaaz juntará forças com ex-ministros do Meio Ambiente para entregar a petição diretamente para Dilma:

http://www.avaaz.org/po/brasil_veta_dilma/?vl
    

Na última década, o Brasil conseguiu reduzir amplamente os índices de desmatamento, chegando a 78% de redução entre 2004 e 2011. A razão? Uma legislação florestal aclamada mundialmente, aplicada pela polícia federal, e o monitoramento via satélite. Mas esse novo e perigoso código ameaça desfazer esse progresso e provocar o desmatamento total.

Os assassinos de florestas estão festejando – não somente essa nova lei vaipossibilitar o desmatamento de uma área do tamanho dos estados de Minas Gerais e São Paulo juntos, como também concede anistia para todos os crimes de desmatamento do passado.

Dilma já disse que quer chegar a um "acordo" entre o lobby pró-desmatamento e os defensores ambientais. Entretanto sabemos que o acordo não é necessário – no Brasil, o desenvolvimento econômico e a proteção de nosso meio ambiente andam de mãos dadas. Estudos confirmam que a incrível transformação da agricultura do Brasil está fortemente baseada no aumento da produtividade e não na expansão de terras. Enquanto isso, na Rússia, a proteção branda das florestas levou a consequências desastrosas – o aumento enorme dos incêndios em florestas e uma redução de 20% na produção de trigo do país.

79% dos brasileiros em todo o país rejeitam a mudança na legislação florestal. Vamos garantir que sejamos escutados antes que seja tarde demais. Assine agora a petição para Dilma vetar imediatamente o Código Florestal e, em seguida, encaminhe esse email para todos:
http://www.avaaz.org/po/brasil_veta_dilma/?vl  

Nos últimos 3 anos, membros brasileiros da Avaaz deram grandes saltos em direção ao mundo que todos nós queremos: ajudamos a aprovar a Ficha Limpa contra todos os desafios e pressionamos nosso governo a assumir um papel de liderança na ONU, proteger os direitos humanos ao redor do mundo, e intervir em apoio à democracia no Oriente Médio. Agora, mais uma vez, é hora de preservarmos o nosso mais precioso tesouro natural para o bem de nossos filhos e netos.

Com esperança e determinação, Deyse Cruz


Luis, Pedro, Diego, Alice, Ricken, Maria Paz , e toda a equipe da Avaaz

HIPOPÓTAMO PIGMEU



Bebê hipopótamo ganha nome de príncipe e vira celebridade na África do Sul
    Gordinho e simpático, o bichinho é mimado como um cachorrinho, mas é bem diferente. Harry é um hipopótamo pigmeu. Hoje, ele pesa apenas 10 kg; quando crescer, ficará mais ou menos do tamanho de um porco, com aproximadamente 200 kg. E é por isso que o filhote já é uma celebridade internacional. A equipe do Domingo Espetacular foi conferir de perto os encantos do animal. Assista!

    6 de maio de 2012

    SUPERLUA ! É SENSACIONAL!

    Superlua


    Na noite deste sábado06/05/2012 a lua ficou 14% maior e 30% mais brilhante por conta de sua proximidade com a Terra. A última superlua ocorreu em março de 2011, mas não atinge essas proporções há 18 anos.
    Não é fantástico! Foto do YAHOO...
     
     
     
     
     
    Foto que eu tirei aqui no Florestinha as 19:00...

    3 de maio de 2012

    CASIMIRO DE ABREU PARTICIPOU DO 8o. ENCONTRO DA ANAMMA-RJ


    A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participou no dia 24 de abril, em Búzios, da 8ª Edição do Encontro da ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente. No evento mais de 50 municípios do Estado do Rio de Janeiro entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e gestores ambientais e demais segmentos da sociedade civil organizada dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

    A ANAMMA é uma entidade civil sem fins lucrativos ou vínculos partidários, fundada em Curitiba em 1968 e tem como objetivo fortalecer os sistemas municipais de meio ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos - segundo informações do site da instituição.

    Estiveram participando do Encontro os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental Adriana Couto, a engenheira florestal Cíntia Luchiari, Marcus Vinícius, Diretor do Departamento de Meio Ambiente e o Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Gerson Vieira.

    Os principais pontos de debate do evento foram os critérios para distribuição da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) e a Lei Complementar 140/2011 que regulamenta a descentralização da licença ambiental.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável empenhada no processo de sustentabilidade de Casimiro de Abreu vai participar também, nos dias 04 e 05 de maio, do 3º Congresso Fluminense de Municípios – Gestão Pública e Sustentabilidade: Oportunidade e Desafios, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, onde serão abordados temas sobre gestões e políticas públicas sustentáveis para serem debatidas por gestores nas três esferas de governo, legisladores e sociedade.

    1 de maio de 2012

    DIA DO TRABALHADOR



    "O único lugar no mundo onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
             Vidal Sasson








    Sr.Edmilson com a farmaceutica Catia Lemos
                                                                                 

    Portanto, acorde cedo, não reclame e agradeça sempe a DEUS pelo seu trabalho...

    Em TAMOIOS, destacamos o funcionário da City Farma de Unamar, Sr. Edmilson que, nesta lembrança do Jornal TOCHA, representa nosso respeito, nosso carinho  e consideração a todos os trabalhadores e empresários que contribuem, diariamente, trabalhando para o engrandecimento desta cidade.