Projeto Segurança de Verdade encerra
atividades em Casimiro de Abreu
Jogos de futebol, exibição teatral entre outras atividades fizeram parte do encerramento do projeto ‘Segurança de Verdade’, que ocorreu na última quarta-feira (12), no Ginásio Poliesportivo Isaque de Oliveira Ramos, em Casimiro de Abreu. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e teve início em junho deste ano com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo é diminuir a violência nas escolas.
O projeto conta com oficinas de teatro, cinema, vôlei, futebol, basquete e recriação. Em média mais de 500 alunos foram contemplados por este trabalho, que envolveu seis escolas da rede municipal de ensino de Casimiro de Abreu. Para que o aluno possa participar das oficinas é preciso que ele esteja em dia com as disciplinas e frequência escolar, criando assim um incentivo maior para o estudo. “Já podemos perceber a melhoria dos alunos, alguns que nem compareciam às aulas voltaram e estão muito interessados não só com as oficinas oferecidas, mas também com a vida escolar”, disse Karen Araújo, coordenadora do projeto.
De acordo com Ciléia Stutz, diretora da Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho, em Rio Dourado, são visíveis os benefícios trazidos pelo programa. “O projeto nos proporcionou vários ganhos, nos aspectos de mudança de comportamento, postura e disciplina dos alunos. Foi muito bom ter a oportunidade de presenciar e colaborar para essa mudança’’.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado, existe a possibilidade do projeto ‘Segurança de Verdade’ ter continuidade no próximo ano. “Vamos estudar com bons olhos dar prosseguimento a este projeto sócio-educacional”.
FOTOS;VITOR NANTES