Por mais que a gente queira entender fica complicado.
Tomamos conhecimento que a EMBRAPA testou e aprovou um produto - Bt-horus - que poderia ter sido usado na prevenção da DENGUE. Poderia, pois um município da Região dos Lagos utilizou o citado produto com excelentes resultados e pelo que constatamos não teve a mínima preocupação em divulgar ou comunicar as outras prefeituras, em especial, naquele momento, a do Rio de Janeiro, (onde ninguém pode afirmar que desconhecia a calamidade com pessoas morrendo , principalmente crianças e filas quilometricas em todos os hospitais, sendo divulgado em todos os meios de comunicação,) dando maiores informações sobre a eficácia do citado produto, isto também porque desconhecemos se a Prefeitura do Rio de Janeiro já tinha conhecimento e não adquiriu em tempo hábil o produto.
A realidade é que no Rio de Janeiro, a Prefeitura e os órgãos competentes dão demonstração que não estão muitos preocupados, caso contrário teriam feito um trabalho de PREVENÇÃO ADEQUADO.
Não adianta ficar ensinando a adultos os cuidados com água acumulada quando a doença já se instalou e os focos estão por toda a parte.
Além do mais, a preocupação das autoridades deveria ser de fazer constar no curriculum escolar de todas as séries e em todas as escolas os ensinamentos necessários sobre a DENGUE e sobre o LIXO. Bastariam apenas cinco minutos diários, antes de iniciar as aulas. Afirmo, nas escolas, porque criança se interessa, aprende e ensina, enquanto que o adulto que não teve uma formação não dá a mínima para os problemas.
Quanto a municípios que foram bem sucedidos com o uso do produto afirmo que não deveriam apenas comunicar o fato aos jornais para serem noticias. Faltou um item nesta comunicação que deveria demonstrar solidariedade com crianças e adultos com DENGUE em outros municípios. Quem sabe, talvez, independente de serem do mesmo partido ou amigos, fazer aquela ligação para o prefeito ou para o governador solicitando que as mesmas providências fossem tomadas.
Não era hora para se vangloriar e sim para ajudar.
Garanto, tenho certeza, no Jornal TOCHA e em muitos outros seria NOTICIA de GRAÇA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Enquanto muitos gastam seu tempo criticando, culpando os outros, sem de fato buscar solução para os problemas, esse jornal correu atrás... parabéns!
DN - Tijuca
Postar um comentário