Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar!
Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos). (Fonte: FUNVERD).
Na oportunidade estes e muitos outros ensinamentos foram transmitidos através de seus educadores, as crianças do Colégio Saint John – Parque das Rosas, Barra da Tijuca, que ontem, dia nove de agosto, participaram de um projeto sensacional de educação ambiental, oportunidade em que 150 árvores foram plantadas, pelos alunos, no Recreio dos Bandeirantes de modo a conscientizar todos sobre a preservação do meio ambiente e de como cuidar e amar a natureza.
Foi comemorado o Dia do Amigo e temos certeza todas as crianças, como por exemplo o Alexander Alves de Carvalho, aluno do Jardim 3, neto do casal Carvalho (Denise e Edmar) e filho do paizão Alexander de Carvalho, saíram do evento conscientes de que árvore é também uma grande amiga da Natureza.
Nas fotos: Alex com uma de suas professoras Mayara e com o vovô Edmar.
Um comentário:
São atitudes como esta que podem trazer um futuro melhor para essa garotada!!
Espero que essa iniciativa do Colégio Saint John seja multiplicada por todas as escolas do nosso país.
Vanessa Carvalho
Postar um comentário