Em maio de 2008 Sirlene Costa foi matéria neste BLOG pois, por sua iniciativa, naquela oportunidade fez de um pedacinho de sua sala de visitas o início de uma Biblioteca, com mais ou menos duzentos e cinquenta livros, uma realização de um sonho muito antigo.
Como ela declarou, naquela matéria, por não ter tido muitas oportunidades, era seu desejo oferecer, gratuitamente, para as crianças um espaço, com muitos livros, onde poderiam estudar, sonhar e viajar através da leitura.
Visitei o local, esta semana e fiquei maravilhada. Sirlene já não possui mais sua sala de visitas pois, aproximadamente, dois mil e quinhentos livros ocuparam todo o espaço.
Dentre estes livros estão incluídos livros para adultos, adolescentes e infantis. A Biblioteca necessita de doações de livros de histórias infantis, pois está impossibilitada de atender a crescente procura.
É importante frisar que seu esposo, Sr. Marcos , muito habilidoso é o responsável pela construção de prateleiras e cavaletes onde Sirlene exibe noticias importantes ligadas a escritores e a leitura.
Era sábado e ela estava ocupadíssima atendendo os pequenos grandes leitores que disputavam com alegria os livros de histórias infantis.
Com garra e muita determinação Sirlene está realizando seu sonho. Agradece aos doadores mais sempre afirma:- " Preciso de muitos livros infantis pois as crianças são muitas que hoje buscam o local para ler, pesquisar e levar livros para casa" , - tudo muito bem controlado por Sirlene e sua dedicada filha Ana Cristina, uma secretária nota 10 que alem da realização dos serviços administrativos dá uma atenção super especial para as crianças, orientando-as e ajudando-as a escolher os livros.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA: sábado : 9:00 as 11:00 e de 13:00 as 14:00 domingo : 9:00 as 11:00 e de 13:00 as 16:00
Para doações de livros (especialmente da biblioteca infantil) ligue para (21) 3416 3602 que o Jornal TOCHA terá imenso prazer em busca-los .
NOTINHA DO JORNAL TOCHA : - Sirlene você é baixinha em estatura mais é uma gigante em sabedoria e entendimento do que realmente precisa ser doado as crianças de nosso querido Camorim. Oxalá nossos governantes tivessem o mesmo entendimento e iniciativa. Você é um exemplo a ser seguido por muitos. Conte sempre com o Jornal TOCHA - Esporte, Cultura e Meio Ambiente.
"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (Henry David)
"A leitura engrandece a alma." (Voltaire)
5 comentários:
São pessoas como você que dão a oportunidade que muitos nunca teriam na vida, o de conhecer o delicioso prazer da leitura!!! Teu ato pode mudar o futuro de uma criança!!! Parabéns!!!
No meu entender de anafalbeto, pois só conclui o primário a prefeitura é que tinha que colocar biliotecas em todos os bairros.
Não sei onde é que li que num país tem biblioteca até na estação do trem com muitos livros e ninguém rouba ...
Mas aqui no Brasil é outra historia...
Parabens para dona Sirlene
Adolfo Matias - Pernambuco
São atitudes como esta que temos que tomar conhecimento.
Parabéns a este BLOG por divulgar também as coisas boas do nosso querido bairro do Camorim.
Fábio - São Marcelo
Rio de Janeiro, 2/05/2009.
Amiga Deyse,
Hoje li mais atentamente o seu atencioso texto referente à nossa Biblioteca e me comoveu o rápido acolhimento, que estamos recebendo dos seus leitores do Jornal Tocha.
Peço apenas, se for possível, acrescentarmos no texto de divulgação, dois imprescindíveis esclarecimentos, para que eu possa me posicionar de forma mais clara, quanto aos objetivos da Biblioteca Infantil Grandes Autores.
O primeiro esclarecimento é uma nota de orientação, carinhosa e justa, ao nosso amigo de Pernambuco, que demonstrou preocupação, por concluir, que haveria falta de estímulo a leitura por parte da Prefeitura de nosso Estado.
Com relação à Prefeitura do Rio de Janeiro, tenho conhecimento do intenso trabalho ao acesso aos livros, que a Prefeitura vem realizando. Além das Bibliotecas Volantes, temos aproximadamente, 29 Bibliotecas Populares Municipais, em vários bairros, com excelentes acervos literários para todas as faixas etárias e onde os usuários têm a oportunidade de conhecer e participar de inúmeras atividades culturais de incentivo ao maravilhoso hábito da Leitura.
Em nosso bairro (Jacarepaguá), a querida Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles é referência de dedicação há 43 anos, assim como também temos Bibliotecas nas nossas escolas municipais, que contam com o apoio da Prefeitura do Rio e com o amor e empenho de todos os educadores.
Devo aqui, destacar o carinho que nossa pequenina Biblioteca Infantil-residencial, recebe da Prefeitura do Rio/ Ouvidoria da Cultura.
Não podemos dizer que a Prefeitura, não disponibiliza bibliotecas para nossas crianças, seria uma injustiça. Podemos sim, solicitar aos órgãos públicos, mais bibliotecas, principalmente, para bairros grandes como o nosso. Porém de nada adiantará mais bibliotecas se as crianças não as freqüentarem.
Aqui em Jacarepaguá, os pais devem levar a criançada para conhecerem e participarem também, da Biblioteca Municipal Cecília Meireles. Procuremos estimular nossos filhos a aproveitarem os livros disponíveis nas escolas. Valorizemos as bibliotecas já existentes e incentivemos nossas crianças ao hábito da leitura, para que os livros façam parte do universo infantil.
A Biblioteca Infantil Grandes Autores é um sonho que realizei com muita alegria. É principalmente uma iniciativa, que visa somar esforços, com as outras queridas Bibliotecas, em singela e amorosa contribuição a leitura. Ok?!
O segundo esclarecimento que peço a você se for possível, é que complete, no Jornal Tocha, a minha informação quanto à quantidade de livros. São aproximadamente 2500 livros no total, porém entre eles, estão incluídos livros para adultos, adolescentes e infantis. Necessitamos de doações de livros de histórias infantis, por termos poucos, para atenderem a crescente procura.
Deyse Cruz, sou muito grata, por sua amizade e toda a atenção que o Jornal Tocha tem com a nossa biblioteca e com nossas crianças.
Que Deus a abençoe. Desejamos a você e ao Jornal Tocha, muito sucesso!
Sirlene Costa.
Vamos doar! Vamos doar ! Vamos doar!
Não há companheiro mais sábio do que um bom livro.
Postar um comentário