Educadores do Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, localizado em Unamar, no Segundo Distrito, apresentaram uma proposta à Secretaria Municipal de Educação para implantação de laboratório de análise de água na unidade de ensino, otimizando a utilização do excelente laboratório ali instalado pelo governo municipal.
A Secretaria de Educação de Cabo Frio propôs parceria à Prolagos e teve início o projeto ‘Água de Qualidade’, com a capacitação de professores que ministram as disciplinas de Química e Biologia. O treinamento está sendo realizado pelo químico responsável da empresa, Alexandre Pontes, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Tamoios, no Segundo Distrito de Cabo Frio.
Durante um mês, os educadores serão capacitados para realizarem o monitoramento do controle da qualidade da água fornecida pela concessionária e, posteriormente, trabalharão o conteúdo do treinamento com os alunos em sala de aula e no laboratório da unidade escolar.
No monitoramento serão analisados diversos parâmetros importantes para assegurar a qualidade da água, como coliformes totais, cor, turbidez, cloro residual livre e pH.
Segundo a Prolagos, os coliformes totais comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água; a turbidez é um parâmetro estético que mostra a sua transparência; o cloro residual livre revela a sua potabilidade e o pH identifica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.
– De acordo com as expectativas e a freqüência semanal dos participantes, acreditamos que seremos capazes de iniciarmos as análises da água das escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio em um período de 45 a 60 dias - informou o professor Luiz Teixeira, cursista e responsável por Educação Ambiental na SEME.
7 de abril de 2009
Secretaria de Educação de Cabo Frio faz parceria com empresa para análise de água das Escolas Municipais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário