26 de agosto de 2009
RIO DAS OSTRAS É MODELO PARA CIDADE CAPIXABA
Projetos turísticos de Rio das Ostras servem de modelo para cidade capixaba
Rio das Ostras recebeu, dia 22, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer da cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, José Carlos Monteiro Fraga. Em visita técnica, o secretário veio conhecer as potencialidades turísticas do município.
José Carlos foi recebido por Alan Machado, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, que contou com o apoio do diretor de turismo, Paulo Vieira, para mostrar os principais pontos turísticos da cidade.
Presidente Kennedy tem praticamente o dobro de área territorial de Rio das Ostras, mas conta com apenas 12 mil habitantes. O objetivo do visitante é usar o modelo de desenvolvimento turístico implantado no município, que se preocupa com a meio ambiente e a sustentabilidade, para crescer com planejamento.
Alan Machado levou o secretário de Presidente Kennedy para conhecer a Lagoa de Iriry, Orla de Costazul, Pier do Emissário Submarino, Boca da Barra, Monumento Natural dos Costões Rochosos e o Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba. José Carlos interessou-se especialmente pela Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras, já que a cidade do Espírito Santo também recebe royalties do petróleo e quer atrair empresas da área offshore.
José Carlos Fraga já conhecia a cidade, mas somente a partir dessa visita técnica entendeu como o município hoje ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. “Fiquei impressionado com o desenvolvimento do turismo, a limpeza pública e a segurança. Gostaria que a equipe de Rio das Ostras fosse conhecer minha cidade para trocar informações, já que tenho este município como exemplo”, disse o secretário de Presidente Kennedy.
Facilitadores – Além dos atrativos, José Carlos elogiou a organização do comércio ambulante e quis saber como a economia informal participa do desenvolvimento turístico da cidade. Alan Machado explicou o processo de cadastramento e organização desses profissionais, além do Programa de Facilitadores de Turismo, que envolve o ambulante, transformando-o num agente disseminador de informação.
“Hoje temos 40 ambulantes participando do programa. Eles recebem treinamento continuado para dar informações turísticas aos clientes. O trabalho tem dado tão certo que pretendemos abrir mais vagas para o ano que vem”, explicou o secretário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário