Benedito Wilton (Broder) apresentou aos engenheiros do Instituto propostas de criação de canais de drenagem
Como mais uma ação da Comissão Permanente de Prevenção a Enchentes de Rio das Ostras, o vice-prefeito Benedito Wilton (Broder) recebeu nesta terça-feira,11, técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo do município é contar com o apoio técnico do Instituto para realizar intervenções nos rios e canais da cidade, para reduzir o problema das enchentes.
Os engenheiros do Inea, Carlos Ramos e Henrique Frickmann – coordenador de obras da entidade – conheceram as propostas desenvolvidas pela Comissão para desassoreamento dos rios e abertura de canais para escoamento das águas das chuvas em áreas de alagamento. As propostas serão avaliadas por especialistas, em uma parceria entre o município e o Instituto.
“As intervenções em rios e canais dependem da aprovação do Inea. Solicitamos então ao Instituto estudos sobre a ligação do Canal de Medeiros com o rio São João, ligação do rio Jundiá com o rio das Ostras e desassoreamento do rio das Ostras, o que acreditamos ser a solução para o problema de enchentes na cidade”, disse o vice-prefeito.
Os engenheiros também visitaram as áreas dos rios, na Boca da Barra, no Praia Âncora, Cantagalo e Canal de Medeiros. Henrique Frickmann explicou que o próximo passo deve ser a assinatura do convênio entre Prefeitura e Inea.
“Nossas observações técnicas serão levadas à diretoria para que seja discutida a realização de um convênio. Antes de qualquer intervenção, será necessário um estudo aprofundado”, explicou Frickmann.
Além do vice-prefeito, participam da Comissão de Prevenção a Enchentes técnicos das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Procuradoria e representantes da sociedade civil organizada.
Inea - O Instituto Estadual do Ambiente foi instalado em 2009 com a função de proteger, conservar e recuperar o meio ambiente. O novo instituto unifica e amplia a ação dos três órgãos ambientais: a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente - Feema, a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - Serla e o Instituto Estadual de Florestas - IEF.
Fotos: Mauricio Rocha e Deork Daniel
Nenhum comentário:
Postar um comentário