idealizadores do festival Miguel Alencar e Achilles Barreto
Em sua terceira edição, o Festival Curta Cabo Frio reuniu dia 04 de setembro, no Teatro Municipal de Cabo Frio, um grande público na cerimônia de abertura do evento. Foram apresentados dois curtas cariocas ao público , “Frágeis Afetos” e “Apenas o Fim”. Após, autoridades locais como o secretário de governo, Alfredo Luiz da Rocha Barreto, a secretária de Educação, Laura Porto Guimarães Barreto ; o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Carlos Victor da Rocha Mendes e o secretário de Turismo e Cultura, Gustavo Antônio Guimarães Beranger destacaram a importância do encontro para a região disseminando o cinema como arte e cultura. O encerramento contou com o show da banda Tambores Urbanos.
Segundo Miguel Alencar, um dos idealizadores do evento, “ o foco do Festival é selecionar,exibir e disseminar a criatividade, através da experimentação e ousadia da produção audiovisual brasileira, sempre no intuito de descobrir novos talentos, e difundir a cultura cinematográfica no estado fluminense, em especial a região dos lagos”. Para ele, este Festival foi um marco decisivo para incentivar a produção de curtas na região. “Com a abertura de muitos cursos universitários de cinema nos últimos anos, temos cada vez mais profissionais qualificados chegando ao mercado”. Para Aquiles Barreto, diretor do festival, é através da mostra de curtas que a população tem um acesso facilitado, antes quase inexistente, à sétima arte. “O festival permanecerá com o seu caráter competitivo, premiando os melhores curtas todos os anos, incentivando assim o talento e a criatividade nas nossas comunidades cabofrienses, sendo com a produção dos curtas pelas escolas ou ainda pela disseminação do cinema nas comunidades carentes de Cabo Frio, possibilitando assim que todos participem, sem distinção de bandeiras, cor ou classe”, finalizou.
São dez dias dedicados a sétima arte. O festival proporciona exibição de curtas, medias e longas-metragens, além de debates, palestras e oficinas. Em sua terceira edição o festival ultrapassou fronteiras e recebeu mais de 800 filmes de todo país para as mostras competitivas.
crédito das fotos: Marcelo Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário