Canil Municipal de Cabo Frio oferece serviço de castração para animais da população carente de Cabo Frio
O Canil Municipal de Cabo Frio está oferecendo, há cerca de um mês, um serviço de castração para animais da população carente do 2º Distrito. Toda quarta-feira, das 14h às 17h, a castração é realizada no abrigo para cães recolhidos no município. Para realizar a castração, os proprietários de baixa renda, que não têm condições de levar os animais às clínicas particulares, poderão agendar o serviço pelo telefone da Secretaria de Agricultura: (22) 2625-6162.
De acordo com a veterinária responsável pelo canil, Clarisse Matuck, o objetivo principal desta iniciativa é reduzir o número de animais que não possuem um lar.
– Até agora, realizamos três castrações. O mais importante é dar oportunidade para que toda a população possa cuidar bem do seu animal e evitar a super população de cães na cidade. Em troca, pedimos uma contribuição para o canil, em forma de material de limpeza, medicamentos e ração - explicou ela.
Inaugurado em 15 de setembro de 2006, o Canil Municipal de Cabo Frio funciona dentro da Fazenda Campos Novos, no 2º Distrito de Cabo Frio. Ao todo, o abrigo possui 30 canis, sendo dez destinados à quarentena, onde são colocados os animais que chegam com suspeita de zoonoses, sarna ou com comportamento agressivo. Geralmente, em cada canil, são colocados de dois a três cães, que recebem tratamento constante, preparando-os para a adoção. Além dos canis, o abrigo possui ainda um centro pré-operatório e um centro cirúrgico, totalmente equipado com aparelhos modernos e complexos.
– Nosso trabalho é dar abrigo aos animais que chegam até o canil, após serem recolhidos nas ruas da cidade. A população pode avisar sobre estes animais pelo telefone da Secretaria de Agricultura. Assim que este animal chega, ele recebe uma vacina anti-rábica, uma dose de um medicamento para tratar carrapato e aí, verificamos se há suspeita de alguma doença para vermos se o colocamos na quarentena ou em um canil comum. A etapa seguinte é a castração. Depois destes procedimentos, o cachorro estando bem, tratado e saudável, ele fica apto para a adoção - disse ela, destacando que é realizado ainda um trabalho permanente, de 20 em 20 dias, de controle de carrapatos nos animais e no ambiente.
Aberto para a visitação, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h, o Canil Municipal é, hoje, o lar temporário de 46 cães adultos, três filhotes e duas cadelas prenhes, que esperam por uma oportunidade definitiva. Para adotar, contudo, há alguns requisitos que devem ser cumpridos para garantir a qualidade de vida e bem-estar do animal na nova casa: o candidato tem que ser maior de idade, levar a documentação necessária (carteira de identidade, CPF); passa por uma entrevista para saber se a pessoa tem condições de cuidar do cão, esclarece os cuidados básicos; a pessoa assina um termo de responsabilidade e o canil deixa arquivados nome e endereço da pessoa que adotou o animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário