Tamoios recebe posto de atendimento à mulher vítima de violência
A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio deu início à instalação de um posto avançado do Cram - Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Risco, no Segundo Distrito, que funcionará com atendimento quinzenal às vítimas de violência com uma equipe de psicóloga, advogada e assistente social.
O local escolhido fica numa sala da Subprefeitura, em Unamar.
A Coordenadora geral de Políticas para as Mulheres de Cabo Frio, Tereza Tenan, inaugurou, simbolicamente, a sala e manteve contato com um grupo de lideranças femininas de Tamoios para explicar o sistema de funcionamento do Cram, desde o primeiro atendimento até o encaminhamento, se necessário, à autoridade policial ou judicial.
Devido à distância do centro de Cabo Frio, onde está instalado o pólo regional do Cram, a coordenadora optou por abrir o posto avançado que servirá, também, para avaliar a necessidade de expandir o serviço já no próximo ano. Pelos registros, dos 400 casos de atendimento de mulheres vítimas de agressões, registrados em um ano, 10% são do Segundo Distrito.
– É possível que haja uma demanda reprimida devido à distância. Uma vítima de maus tratos em casa, que pretenda pedir ajuda na sede do município, acaba desistindo. A partir de agora, quem procurar o posto será atendida e, dependendo da denúncia, levada até o Cram para receber a atenção devida - explicou Tereza Tenan.
A coordenadora do Cram, Mariléia Bezerra, agradeceu a presença das lideranças femininas locais, acrescentando que o trabalho de cada uma delas será importante para expandir a rede de proteção contra violência doméstica e sexual em Tamoios.
– A vítima não precisa de um Boletim de Ocorrência policial para procurar o Cram. O sigilo do depoimento é garantido - frisou Mariléia.
Algumas servidoras da subprefeitura passarão por um treinamento para fazer o atendimento inicial, mesmo por telefone, dando as primeiras orientações às vítimas que procurarem o serviço.
Para mais informações entrar em contato com o Cram através dos números (22) 2446-0040 (posto avançado de Unamar); (22) 2645-1899 e 0800-28-22645 (pólo regional, na rua Madagascar, 50, Parque Central Cabo Frio).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário