Secretaria Municipal de Cultura homenageia poeta cabofriense
Dia 26 de janeiro, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio prestou uma homenagem ao poeta Waldemir Terra Cardoso, autor cabofriense que escreveu os livros “Zé Tarrafeiro” e “Borboletas”. A cerimônia foi realizada no Cemitério da Ordem Franciscana Secular, ao lado do Convento Nossa Senhora dos Anjos, onde o corpo do poeta, que faleceu no dia 26 de janeiro de 1936, aos 24 anos, está sepultado.
A homenagem foi a primeira iniciativa do projeto “Nossos valores a gente nunca esquece”, criado pela Secretaria Municipal de Cultura para incentivar talentos artísticos em Cabo Frio. Na ocasião, o secretário de Cultura, José Correia, anunciou a reedição das duas obras do poeta em um só volume:
- Esta ação tem como objetivo resgatar características de cidadãos cabofrienses que fizeram diferença em nosso município – disse o secretário, que declamou o poema “Zé Tarrafeiro”, seguido por Célio Mendes, Fred Araújo e um primo do autor, Antonio Paulo Cardoso, que também prestaram suas homenagens.
Sônia Cardoso, também prima do autor, recebeu um buquê de flores das mãos do secretário José Correia, simbolizando a importância que a obra do poeta teve para a cultura de Cabo Frio:
- Só tenho a agradecer pela lembrança. Fico muito feliz em saber que o Waldemir é lembrado por vocês – disse Sônia.
Quem foi Waldemir Terra Cardoso - Filho de Luiz José Cardoso e Inayá Garcia Terra Cardoso, Waldemir nasceu em Cabo Frio em 3 de janeiro de 1912. Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus e no Colégio Brasil, em Niterói. Formou-se pela Escola de Comércio Avelfreed, no Rio de Janeiro, e fez parte da Sociedade Fluminense de Belas Artes e da Academia Livre de Letras em Niterói.
Waldemir lançou seu primeiro livro de poesias , “Borboletas”, em setembro de 1931, aos 19 anos de idade. O segundo livro, “Zé Tarrafeiro”, foi lançado em outubro de 1935, quando Waldemir tinha 23 anos. O autor colaborou com os jornais cabofrienses “O Arauto”, “A Razão” e “A Verdade”, assim como em alguns jornais de Niterói. Waldemir Terra Cardoso morreu no dia 26 de janeiro de 1936, vítima de tuberculose.
Foto recente:Marcos Homem
Nenhum comentário:
Postar um comentário