29 de junho de 2010
PAU BRASIL
Esta é uma das árvores nativas mais comentadas, por vários motivos: É a árvore da qual se originou o nome do nosso país, e tem um grande referencial em nossa história. Durante muito tempo, no período da colonização, foi o principal sustentáculo da economia do país, sendo exportada para a Europa para se extrair uma tinta vermelha usada para colorir roupas (na época era muito raro encontrar formas de se obterem roupas com cores diferentes). Por último, é considerada uma árvore em extinção no seu habitat natural, devido a esta extração predatória.
Tenho visto várias árvores deste tipo, plantadas em parques e ruas, porém nunca a vi em matas, onde foi explorada até quase acabar. Existe ainda desta forma em alguns parques de preservação, especialmente na região de Porto Seguro, Bahia.Estas que vejo por aqui, apesar de bem grandes, não dão flor ou fruto todos os anos, especialmente quando estão isoladas. Muitas das vezes em que vejo esta espécie produzindo, estão plantadas em grupos de mais de cinco. Sei de áreas de cultivo, como no Rio de Janeiro ou Bahia, onde produzem sementes com abundância.
Alguns sites sobre Pau Brasil:
Programa "Um pé de quê", Árvores Brasileiras: http://www.plantarum.com.br/pau-brasill.html
Bosques da Ciagri, USP: http://www.esalq.usp.br/trilhas/lei/lei04.php
Neste site: http://www.arvores.brasil.nom.br/paubras1/index.htm
Livro a respeito: http://www.axismundieditora.com.br/paubrasil.htm
Lei portuguesa sobre o Pau brasil (Documento histórico): http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa/paubrasil.html
Pesquisa de Imagens Pau Brasil: http://images.google.com.br/images?q=caesalpinia%20echinata&hl=pt-BR&lr=&sa=N&tab=wi
Dados e fotos: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/arvores/pau_brasil.html
FONTE. WWW.AMBIENTEBRASIL.COM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário