Coordenadoria de Meio Ambiente alerta para preservação de árvores
Com 90% do projeto de plantio de 150 mil mudas concluído em todo o município, a Prefeitura de Cabo Frio faz um apelo à população para a preservação de árvores. Segundo a Coordenadoria Geral de Meio Ambiente, cerca de 300 espécies foram encontradas mortas dentro da área urbana da cidade.
De acordo com o coordenador geral do Meio Ambiente de Cabo Frio, Alcebíades Terra, as árvores têm sido “assassinadas” em praticamente todos os bairros do município. As causas das mortes são variadas, indo desde o uso de produtos químicos a técnicas apuradas de corte.
– Temos como filosofia de trabalho, como meta, um investimento maior na preservação das árvores. Por isso, lamentamos o que vem acontecendo nos últimos meses. Temos catalogadas as mortes premeditadas de 300 espécies em uma área que vai da Passagem ao Jardim Náutico, passando pela Praia do Siqueira.
Cabo Frio tem se consolidado como uma das cidades que mais defendem o Meio Ambiente na Região dos Lagos. Dentro do programa de arborização urbana e recuperação ambiental de Cabo Frio, já foram plantadas 130 mil mudas de espécies da região, as quais incluem jacaré, acibiroma, flamboyant, pau-brasil, embiri e ipê amarelo.
Segundo Alcebíades, não é da incumbência da coordenadoria cortar outras árvores que já estão mortas. Alguns moradores matam árvores sem querer, não eliminando cupins de sua casa que acabam indo para fora, por exemplo. Outras mortes são premeditadas, com técnicas profissionais para eliminá-las.
– A retirada de árvores mortas é parte do trabalho da Defesa Civil, que também avalia os riscos às moradias. Combatemos os crimes ambientais, mas quem quiser fazer denúncias deve estar disposto a depor contra a pessoa que desmatou uma pequena área ou derrubou uma árvore, de preferência, fornecendo até provas como vídeos ou fotografias. JOSÉ DO CARMO FILHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário