Dia 17 de julho, às 19:30h, no Charitas, terá início mais uma edição da série Jovens Pianistas, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Cabo Frio.
Nesta edição, quem vai se apresentar será o pianista Silas Barbosa, considerado pela crítica um pianista dotado de virtuosismo e nobre musicalidade. Silas Barbosa é detentor de 18 importantes premiações em concursos de piano, incluindo primeiros lugares e premiações especiais. Dentre elas, podem se destacar: 12° Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, além do prêmio de melhor pianista da competição; 7º Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos; 1° Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3º Concurso Internacional de Piano Grieg Nepomuceno. Como pianista deve sua formação musical a Luiz Senise. Em 2008 concluiu o mestrado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na classe da professora Miriam Grosman, com a dissertação “Heitor Villa-Lobos: O Estudo Deliberado do Conteúdo Extra-Musical Identificado pelo Intérprete”, tema que ainda vem pesquisando. Atualmente vem sendo orientado por Daniel Burlet.
Para complementar sua formação, o músico tem participado de cursos, festivais e máster-classes ministrados por renomados professores e pianistas como: André Pires (Brasil), Antônio Bezzan (Brasil), Arnaldo Cohen (EUA), Diana Kacso (EUA), Michael Ühde (Alemanha), Miguel Proença (Brasil), Myrian Dauelsberg (Brasil), Fanny Solter (Alemanha), Saule Tatubaeva (Alemanha), Pavel Nerssessian (Russia), Sergei Dorenski (Rússia). Entre os festivais que já participou podem-se destacar: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira e Festival Internacional de Música Scala.
Como solista e recitalista vem atuando nas mais importantes salas de concerto do País, já tendo realizado gravações para rádio e TV com sucesso de crítica, além de desenvolver intensa atividade como camerista. Em 2010 assumiu oficialmente o cargo efetivo de pianista colaborador na UFRJ.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário