21 de outubro de 2010
POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA FOI INAUGURADO NO GUARANI
Prefeitura inaugura Posto de Saúde da Família no Guarani
O Prefeito Marcos da Rocha Mendes inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 20, o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Guarani. Situado na Rua Governador Valadares, o posto já está completamente estruturado para atender ao Programa de Saúde Familiar e a outras atividades básicas de saúde.
– É de grande importância ter este posto no Guarani pois atenderá exclusivamente aos moradores deste bairro. É primordial que tratemos a saúde dando grande enfoque nas prevenções de doenças, para que não seja preciso o paciente chegar a uma UPA ou emergência – afirmou o Prefeito, durante a inauguração.
Para a médica Sandra Maria Browne, supervisora geral de unidade do PSF, é provável que na unidade do Guarani venha a ter duas equipes médicas, já que a demanda tende a ser grande.
– Nada é mais importante que o ser humano, o nosso maior patrimônio. As atividades já começam nesta quinta-feira, quando será iniciado o trabalho de cadastramento dos moradores do bairro. Cada equipe atende quatro mil pessoas e quando chega a esse limite de 750 famílias temos que montar outra equipe, o que deveremos acabar tendo de fazer aqui no Guarani, pois estimamos que há oito mil moradores no bairro – declarou Sandra Browne.
O Programa de Saúde da Família tem como metas a visita domiciliar e a promoção de saúde através da prevenção. No PSF do Guarani, estes objetivos serão alcançados pela equipe de plantão, composta por um médico clínico geral, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, e seis agentes de saúde, que estarão à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
– O programa de saúde da família é preconizado pelo Ministério da Saúde. A cada dia, uma modalidade será trabalhada na residência dos moradores do bairro, sendo que na segunda-feira será o Hiperdia, pra tratar a hipertensão, quando serão tomados cuidados como a medição da pressão arterial aos que estão cadastrados com a doença, que inclusive receberão o kit de medicamentos para o tratamento. Na terça-feira, será tratada a clínica médica; na quarta, a saúde da mulher (preventivo); na quinta, o puericultura (atendimento a recém nascidos) e na sexta será o dia da pediatria – explica Bruno Sales Luquetti, supervisor de unidade.
Além do atendimento domiciliar, o novo Posto de Saúde da Família do Guarani está preparado para realizar curativos, aplicar vacinas e fazer exames como eletrocardiograma, tendo ainda espaço disponível para palestras e atividades educativas. Assim como as outras 34 equipes, a do PSF Guarani também está participando do projeto “Se toca Cabo Frio”, para prevenção do Câncer de Mama.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário