8 de outubro de 2010
TEATRO REINAUGURADO EM CABO FRIO
Teatro Municipal de Cabo Frio é reinaugurado com apresentação da Banda Santa Helena
500 mil reais foram investidos nas reformas
Na última quinta-feira, dia 7 de outubro, às 19h, o Teatro Municipal de Cabo Frio foi reinaugurado após passar por grandes reformas. Fechado desde fevereiro para obras gerais, as portas do Teatro foram abertas novamente com tudo reformado: troca de janelas, portas, copa, camarins, rampas de acesso, banheiros, piso, telhado, paredes, parte elétrica, foyer, área de banner, totem, ar-condicionado silencioso, entre outros. O número total de poltronas é de 270, dentre as quais dez especiais destinadas às pessoas obesas e portadoras de necessidades especiais, todas numeradas, a fim de evitar a existência de filas de espera antes dos espetáculos.
Além das mudanças físicas, novas medidas foram adotadas e outras reforçadas, tais como: a proibição da entrada de alimentos na sala de espetáculos, entrada oficial pela porta frontal de vidro e saída após o evento pelas portas laterais do foyer, juntamente com a instalação de bancos nos corredores para maior conforto.
O Teatro Municipal também recebeu um nome: Inah de Azevedo Mureb, homenageando a compositora, poeta, cantora e atriz cabofriense que nasceu em Cabo Frio em 1913 e viveu toda sua vida na cidade, vindo a falecer em 1997, ano de inauguração do Teatro. A homenagem foi um projeto de lei (014-2007) de autoria do vereador Alfredo Gonçalves e sancionada pelo prefeito Marquinho Mendes, que entregou, pessoalmente, um buquê de flores à filha mais velha de Inah Mureb, Maria Francisca Mureb:
- Em nome da família, quero dizer que estamos muito agradecidos com esta homenagem. Mamãe respirava arte e cantarolava o dia inteiro em casa. É importante valorizarmos as pessoas da nossa terra, as famílias cabofrienses – agradeceu a filha.
Além de filhos, netos e bisnetos de dona Inah Mureb, o ex-prefeito José Bonifácio, que iniciou os projetos e as obras do Teatro, também esteve presente prestigiando a reinauguração.
O secretário de Cultura, José Correia, falou sobre a importância da reinauguração do Teatro para a vida cultural da cidade:
- Hoje é um dia muito importante para a cultura de Cabo Frio. Vemos hoje o prefeito dando tanta atenção ao Teatro e fazendo as reformas que ele precisava e merecia, além de, com isso, valorizar a “prata da casa”, os nossos artistas. Marquinho é o prefeito da Educação, da Saúde, dos programas sociais e o prefeito da Cultura – disse.
O prefeito Marquinho Mendes falou sobre o investimento no Teatro:
- Nós fizemos uma programação de investimento que inclui trocas das poltronas antigas por poltronas mais largas e confortáveis, ar condicionado novo e reformas gerais, como a pintura, entre outros. Este é o espírito da nossa equipe - todos trabalham com um mesmo objetivo: fazer o melhor para Cabo Frio. Me orgulho muito da equipe da Cultura que trabalha comigo. Em 2011, vamos dobrar o orçamento para a Cultura – afirmou.
Após o descerramento da placa, foram realizadas as apresentações de três esquetes representadas por alunos do curso de interpretação teatral do Teatro Municipal, sendo que uma delas, “Carnaval de sereias e ventos”, é de autoria do Dr. Hilton Massa e foi dirigida por Fred Araújo.
Encerrando com chave de ouro, a Banda Santa Helena, que completava 73 anos de existência no mesmo dia da reinauguração, se apresentou pela primeira vez no palco do Teatro Municipal, com repertório eclético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário