5 de janeiro de 2011
VISITE O PARQUE MUN ICIPAL EM RIO DAS OSTRAS
Parque Municipal é opção de lazer para dias de sol em Rio das Ostras
Trilhas ecológicas, parquinho infantil, bromeliário e produção de mudas são alguns dos atrativos
Rio das Ostras é muito conhecida por suas beleza naturais, e além das praias, existem outros lugares para curtir em família, a dois ou mesmo sozinho. Uma opção para um passeio nos dias de sol e de férias é o Parque Municipal, localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, na localidade Mar do Norte. Uma grande área verde, com parquinho infantil, pequenos animais domésticos, trilhas ecológicas e a produção de mudas para arborização da cidade são encontradas no local.
Um dos maiores atrativos do Parque, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, é o projeto Nosso Bosque. O objetivo é possibilitar aos visitantes plantar uma árvore e colaborar com a criação de novas áreas verdes no município.
Uma das principais atividades do Parque é a produção de mudas. Cerca de 15 mil são manejadas por mês, entre as produzidas ali e as recebidas através de medida compensatória ambiental. A produção é destinada a arborizar a cidade, incluindo as praças e os prédios públicos, além de reflorestar áreas degradadas. Podemos encontrar mudas de Aroeira, Ipê e Pau Brasil, que quando atingem um tamanho ideal, são encaminhadas para o plantio.
O adubo para a produção também é feito no próprio local, com o beneficiamento do material de poda de galhos. A galhada é triturada e vira compostagem. Parte dos galhos provenientes de podas também serve como lenha e é trocada no sistema de permuta por mudas para somar às já existentes no Parque.
No espaço os visitantes têm a oportunidade de conhecer os oito viveiros de mudas e todo o processo de produção, além do bromeliário, com dezenas de espécies para serem contempladas durante o roteiro de visitação.
O Parque Municipal de Rio das Ostras pode ser visitado diariamente, das 9h às 16h. Os telefones para mais informações são 2764-8439 e 2764-8440.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário