17 de março de 2011
CASIMIRO DE ABREU HOMENAGEADO EM LIVRO LANÇADO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Casimiro de Abreu homenageado em livro
lançado na Academia Brasileira de Letras
Casimiro de Abreu é uma das cidades homenageadas no livro “Crônica para a Cidade Amada”, lançado na última quarta-feira (16), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O livro, que tem prefácio do professor e acadêmico Arnaldo Niskier, se refere aos 92 municípios fluminenses e são mencionados nos textos da publicação. A Secretária de Educação, Maria Inês Ávila, representando o prefeito Antonio Marcos, compareceu ao avento.
O objetivo é montar um imenso acervo cultural/literário de raro paralelo no ambiente cultural de um estado brasileiro, sensibilizando as secretarias e governos sobre a importância de incentivar e apoiar a publicação de crônicas. De cada cidade, a editora Altadena publica uma crônica criada por um autor que nasceu, morou ou mora na cidade e com ela tenha estabelecido um vínculo de paixão. O autor casimirense, Arnaldo Linhares, escreveu o título “Casimiro de Abreu, cidade e poeta”.
“Na percepção poética, Arnaldo Linhares apresentou o município da serra ao mar e retratou o poeta Casimiro de Abreu, na singularidade de sua vida e no esplendor de sua obra, demonstrando nas poesias que, hoje, podemos contemplar. Nós do município de Casimiro de Abreu, nos vemos, enquanto educação e cultura, na singela homenagem que o ilustre autor, Arnaldo Niskier, oportuniza, através da Academia Brasileira de Letras, que também já teve como patrono o poeta Casimiro de Abreu, durante o século XIX, devido à sua notoriedade e obra”, disse Maria Inês.
Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora de leitura da secretaria de educação, Sara Marinho, e a responsável pelo departamento de convênios e projetos pedagógicos, Eliane Luiza Alves de Araujo. “Nos dias atuais, a prefeitura cuida para que a obra do poeta da saudade seja demonstrada diariamente nas ações do governo, apresentando para a sociedade um trabalho em equipe, prezando pelas belezas naturais, a poesia e, sobretudo, pela preservação da própria identidade do município, utilizando-se das parcerias e do apoio massivo da comunidade”, frisou a secretária de educação.
Juntamente com as crônicas constam informações sobre os seguintes dados culturais de cada um dos 92 municípios: personalidades da história da cidade, principais eventos culturais e instituições culturais, além de outras relacionadas com o governo local. De acordo com os editores, “toda cidade tem seu cronista, mas nem todas colecionaram os textos escritos sobre elas, e o livro resgata essa oportunidade de se guardar parte da história literária de cada uma”.
Fotos: Secretária de Educação, Maria Inês, recebe o livro autografado das mãos do acadêmico Arnaldo Niskier
Maria Inês, Eliane Luiza e Sara Marinho ao lado de Arnaldo Niskier durante lançamento do livro na ABL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário