LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

15 de março de 2011

FAZENDA CAMPOS NOVOS - GEOPARQUE


Fazenda Campos Novos reúne gestores ambientais para debater formação de geoparque

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizará na próxima sexta-feira, dia 18, mais uma reunião para a formalização de um Geoparque na Região dos Lagos. O encontro será às 10h, na Fazenda Campos Novos, no Segundo Distrito do município.
Gestores ambientais do Poder Executivo de todas as cidades da Baixada Litorânea, assim como ambientalistas de diversas entidades e pesquisadores de universidades públicas, já confirmaram presença.
– Esta é a terceira reunião de trabalho que estamos organizando para tratar da questão. A Fazenda Campos Novos está sendo indicada como sede do Geoparque do Rio de Janeiro. Temos gestores ambientais empenhados e oriundos de várias cidades – relatou Carlos Roberto Nogueira, Secretário Municipal de Agricultura de Cabo Frio.
Os estudos já foram iniciados e, após a construção do projeto, o mesmo será enviado para chancela da UNESCO. De acordo com o projeto, a Fazenda Campos Novos será a sede administrativa do Geoparque, cuja área abrangerá de Maricá (região de Ponta Negra) a Macaé. Nele serão tratados tanto o patrimônio geológico quanto os aspectos culturais, históricos, pré-históricos e ecológicos da região.
Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico local. Deve abranger sítios geológicos de especial importância científica, e que sejam representativos de parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos. Além do significado geológico, pode apresentar relevância ecológica, arqueológica, histórica e cultural.– Estamos trabalhando para que até outubro possamos apresentar o projeto à UNESCO, que emitirá uma espécie de selo para nos caracterizar como Geoparque. Nossa região de geossítios, de importância internacional, possui museus, sambaquis e áreas protegidas de valor inestimável e já está sinalizada pelo projeto Caminhos Geológicos e Caminhos de Darwin. Os geoparques estão organizados em uma Rede Global da UNESCO que tem, hoje, 57 áreas em todo mundo, sendo uma no Brasil, o Geoparque Araripe – declarou Jonatas de Carvalho, pesquisador da Fazenda.
Além de Cabo Frio, confirmaram presença no encontro de sexta-feira representantes das cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Macaé, São João da Barra e Saquarema. A reunião também contará com pesquisadores do INEPAC, Serviço Geológico do Brasil, UENF, UFRJ e UNIGRANRIO. O grupo de debates também é composto por entidades como Turisrio, Universidades, MP Estadual, IPHAN, IBAMA, ICMBio, Associação Mico-Leão-Dourado, PARNA da Restinga de Jurubatiba, entre outros.
Para o Secretário de Agricultura, essa interação é de grande importância para toda a região.
– A área rural será beneficiada, pois será uma oportunidade de geração de renda aos moradores locais, trazendo atrativos turísticos para a região, além de investimentos particulares e governamentais. Todas as cidades estão muito interessadas na formatação do Geoparque e, por entenderem a importância dessa questão, estão enviando estudiosos muito qualificados para participarem do grupo de debate – afirmou ele.

Nenhum comentário: