Secretários se reúnem para elaborar Plano de Comunicação para OMPETRO
Foi realizada dia 13, na sede da Secretaria Municipal de Comunicação de Macaé, a primeira reunião entre secretários e assessores dos municípios constituintes da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (OMPETRO) com o objetivo de formalizar um Plano de Comunicação para a entidade. Os presentes debateram sobre as dificuldades da organização e um eixo de estratégias que resultem em uma comunicação eficaz da entidade que tem, atualmente, os Prefeitos de Macaé, Riverton Mussi, e de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, como presidente e vice-presidente, respectivamente.
Compareceram ao encontro o Secretário de Comunicação de Macaé, Vespasiano Luz; a Coordenadora de Comunicação Social de Cabo Frio, Andréia Gorito; a Secretária de Comunicação de Rio das Ostras, Estephânia Carla Soares; a assessora de imprensa da Prefeitura de Macaé, Simone Noronha; o Secretário de Comunicação de São João da Barra, Vito Diniz; o Secretário de Comunicação de Quissamã, Rodrigo Florêncio; e a assessora de imprensa de Carapebus, Ana Amélia Azevedo, que representava o Secretário de Comunicação do município, Dionicio Brito.
Dentre as principais ações levantadas no encontro, ficou acordada a implementação de uma assessoria de comunicação da OMPETRO, cuja missão será planejar e executar o marketing da entidade, além de divulgar as ações da mesma por meio de mídia espontânea e da criação de um telejornal diário em emissoras abertas, com o objetivo de informar à população sobre todas as ações da OMPETRO e demais assuntos relacionados aos royalties de petróleo.
- Neste modelo de comunicação, todos nós, secretários e assessores de comunicação dos municípios que integram a OMPETRO, agiríamos como um Conselho Editorial, sugerindo as pautas, após reuniões quinzenais ou semanais. O principal objetivo da assessoria da organização será a mídia externa, conseguindo atingir o grande público, com repercussão nacional da entidade – afirmou o Secretário de Comunicação de Macaé, Vespasiano.
Outra ação debatida durante o encontro de sexta-feira foi a criação de um site oficial que sirva como uma prestação de contas e fonte direta de informações sobre a partilha dos recursos provenientes do petróleo. O site terá apoio das secretarias e assessorias de comunicação das onze cidades ligadas à OMPETRO, recebendo releases e fotos destes órgãos municipais, mas sob responsabilidade da assessoria da entidade.
Para a Coordenadora de Comunicação de Cabo Frio, Andréia Gorito, a partilha dos royalties e os recursos provenientes dos mesmos ainda são assuntos que geram dúvidas para grande parte da população e que precisam ser levados a público com mais clareza:
- A questão dos royalties ainda não está bem esclarecida para a população. Não podemos falar apenas dos bônus que as cidades produtoras ganham e esquecer do ônus gerado pela exploração. Além disso, existem regras para a aplicação dos recursos e a população tem o direito de saber sobre a manutenção dos mesmos. Por isso, esta integração entre os municípios é fundamental, pois existem semelhanças que precisam ser trabalhadas em conjunto para prestarmos contas não somente à população destas cidades que a OMPETRO engloba, mas o país como um todo – afirmou a coordenadora.
A próxima reunião entre secretários e assessores de comunicação dos municípios constituintes da OMPETRO ainda não tem data definida. Ao final do encontro desta sexta-feira, o secretário de Macaé se comprometeu em levar as questões expostas para avaliação do presidente da entidade, Riverton Mussi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário