FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Em busca de equilíbrio, pela sobrevivência.
O noticiário recente mostra que o planeta passa por uma fase de desequilíbrio e desarmonia. Enchentes, terremotos, nevascas, secas, alagamentos e outras catástrofes naturais causam mortes e destruição nos mais diferentes pontos da Terra, trazendo devastação e dor a todas as classes sociais, independemente da cor de pele, preferências políticas ou opções religiosas.
Não é difícil perceber que a sociedade precisa tomar providências para evitar que essas tragédias continuem a se repetir. Cada um de nós pode fazer a sua parte. Pessoas, organizações, setores da economia, governos.
A preocupação com o meio ambiente não é uma bobagem de grupos de ativistas radicais que buscam problemas onde eles não existem, como se dizia há algumas décadas. Infelizmente, o tempo e a inércia global de governos e governados mostraram, da forma mais dolorida, que os ecologistas estavam certos.
A todos os setores que lidam com atividades consideradas poluentes, como é o caso do de transportes, cabe encontrar alternativas mais limpas. No transporte rodoviário de passageiros, há que se lutar por soluções que envolvam combustíveis mais limpos, tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e a compensação do impacto ambiental inevitável – uma vez que toda atividade humana causa algum grau de abalo ao meio ambiente.
A Fetranspor, juntamente com os sindicatos que lhe são filiados, atua há vários anos na busca de alternativas ecológica, técnica e financeiramente viáveis para um transporte menos poluente. A sustentabilidade é uma preocupação deste Sistema que remonta ao princípio da década de 90, quando se iniciaram pesquisas quanto ao uso do Gás Natural Veicular em ônibus. Na época, a Viação Reginas usou o GNV em quase toda a sua frota, iniciativa acompanhada de perto pela Federação, cujo prosseguimento acabou gerando nova experiência que, elevada a patamar nacional por parceria entre governo federal, Petrobras e CNT, culminou no Projeto EconomizAr, cujos frutos são inquestionáveis.
Não se trata de alardear o que se faz ou buscar elogios fáceis pela consciência ecológica posta em prática. O motivo de lembrar esta preocupação constante do Sistema Fetranspor é incentivar a todos, do transporte ou não, a se juntarem num grande esforço em prol do equilíbrio ecológico do planeta.
Para quem já atua de forma consciente, o recado é continuar, com empenho cada vez maior. Não é apenas para ser politicamente correto, como é moda dizer, mas de contribuir para a nossa própria sobrevivência. A qualidade de vida das gerações futuras depende de nós.
Fonte: Fetranspor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário