Iguaba Grande vai receber sala de
estabilização no Pronto Socorro Municipal
Deputado Miguel Jeovani preocupado com a saúde pública da região
O deputado estadual Miguel Jeovani (PR) logo no início de sua gestão parlamentar solicitou ao governo estadual a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no município de Iguaba Grande, tendo em vista a necessidade de suprir a demanda dos pacientes que procuram o Pronto Socorro Municipal.
Em resposta à Indicação nº 286, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, assegurou que essas unidades hospitalares só podem ser implantadas em cidades com mais de 50 mil habitantes e não descartou a possibilidade de melhor atender à população iguabense.
Há dois meses, durante audiência com o secretário, o deputado Miguel Jeovani sugeriu inclusive a criação de uma UPA de menor porte (UPINHA). Essa demanda pelo atendimento de emergência de pacientes em estado grave sensibilizou o governo estadual, que anunciou na semana passada a criação das “salas de estabilização”.
“Defendo a gestão eficiente da saúde pública com programas que efetivamente atendam à população. Não faltam recursos para investimentos no setor e essa iniciativa da sala de estabilização pode minimizar a carência de atendimento médico nessas unidades de saúde”, destacou o deputado Miguel Jeovani.
Trata-se de uma sala de socorro, que funcionará nos moldes das “salas vermelhas” das UPAs, onde o paciente com diagnóstico de infarto ou quadro de dor torácica será atendido imediatamente. Ela será equipada com maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, desfibrilador e todos os equipamentos usados numa UTI.
Além do Pronto Socorro Municipal de Iguaba Grande, mais 54 municípios do estado do Rio de Janeiro receberão as salas de estabilização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário