LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

4 de janeiro de 2013

UNAMAR VERDE OU CINZA?

                                                            Unamar Verde ou Cinza?
Estamos vivendo um momento de grandes transformações em todos os setores da vida, principalmente em termos de consciência comportamental, pois só agora podemos perceber que do jeito que a sociedade se encaminha, está nos levando ao caos, mas infelizmente boa parte da população não está compreendendo isto.
Os grandes centros urbanos não conseguem mais controlar seus problemas de transito, água, energia elétrica, esgoto, moradia, etc...
Em todo o mundo, profissionais de diversas áreas estão tentando minimizar estes “desastres”...
 Apesar dos problemas, as cidades possuem a semente de uma solução: uma vez comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável podem contribuir de forma poderosa a favor da proteção ambiental e do clima.
Nas cidades menores e as que ainda estão em desenvolvimento, procuram-se novas soluções para o seu crescimento, visto que o modelo até então vigente tornou-se obsoleto.
Mas, aqui no 2° distrito de Cabo Frio, que ainda está em pleno desenvolvimento, parece que nada disso se faz importante, pois o crescimento continua cada vez mais desordenado, sem critério algum e as “melhorias” não são estudadas nestas bases atuais, que visa tornar as cidades mais Humanas...
Não existe nenhum “Plano Diretor” para a região, o que sujeita o local a esta grande invasão de interesses imobiliários e financeiros que não trazem benefício para a cidade, só para os seus “bolsos”... com uma enxurrada de construções irregulares e de baixo padrão, que futuramente trarão problemas inimaginados...
Ainda estamos numa fase reversível, mas para isso precisamos tomar providências imediatas, que não dependem somente da boa vontade dos órgãos competentes, mas também da consciência da população, onde os recursos podem ser mais criativos do que financeiros.
Precisamos de uma Reestruturação Urbana, com mais ciclovias e calçadões para pedestres, pois a importância do carro e sua obcecada valorização não trazem benefícios para a cidade nem a torna mais aprazível, muito pelo contrário, pois além de contribuir com a poluição torna as vias perigosas para os que optam por andar a pé ou de bicicletas, o que é extremamente saudável e atual.
Temos uma orla em Unamar que, fora os períodos de feriados, não é absolutamente freqüentada, pois não oferece atrativos que conquistem seus habitantes, e necessita Urgente de intervenção, tanto para melhoramento de suas habitações como para alternativas de lazer e de comércio.
Fora inúmeras necessidades, como água limpa, esgotamento sanitário, coleta de lixo (separação de lixo reciclável) e outras, a compreensão do local como um todo pela população e a participação ativa e objetiva para sua melhoria com um desenvolvimento moderno e sustentável, depende muito da boa vontade e consciência de seus habitantes.
Nos Loteamentos, até então denominados “Condomínios” o rumo foi outro. Hoje se percebe que se criou uma espécie de “Feudos” isolados... A questão da abertura das cercas  criou uma grande polêmica  sendo questionado até o extremo de se fecharem cada vez mais. Daí a idéia da criação de “servidões” muradas entre os loteamentos, retirando a vegetação existente com seu eco sistema já formado há mais de 20 anos e que na realidade não servirá para nada, formando corredores perigosos...
Não devemos confundir progresso com evolução em uma comunidade: Progresso, diz respeito ao que conseguimos desenvolver em matéria de ciência e tecnologia, Evolução diz respeito a como nos melhoramos como pessoas humanas quanto à qualidade de vida e conservação de nosso ambiente. Porém, infelizmente, o nosso progresso cientifico e tecnológico acabou se desenvolvendo sobre uma base exageradamente egoísta, supérflua, altamente poluidora e destrutiva.
Compreender o que é qualidade de vida hoje se tornou a busca principal para certas comunidades, tentando-se mudar os valores impostos por uma  sociedade já considerada doentia, “Cinza”...
Entender as nossas relações com o nosso planeta e como isso funciona está se tornando a solução para os problemas que surgiram pelo não conhecimento destas leis naturais e o “Verde” está em voga...
Portanto, antes de se pensar em progresso, devemos sempre nos empenhar na busca da nossa evolução. Quanto mais evoluídos formos, melhor será sempre o desenvolvimento das nossas cidades.
Precisamos de uma mudança de comportamento.  A Educação Ambiental é uma educação transformadora, uma educação voltada para as mudanças de atitudes. Os problemas ambientais atuais são frutos das nossas ações e, para que esse cenário se modifique, é necessário ter consciência dessa problemática e mudar de atitude para que a nossa realidade se transforme.
Você é parte integrante dessa mudança!
Buscar conhecimento de qualidade é agora Fundamental !
Como sempre, a consciência, educação e comportamento farão a diferença!
                                                                         Nádia Rouefski (Colaboradora do Jonal TOCHA)

 Nádia é natural do bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, hoje reside no 2° distrito de Cabo Frio há 20 anos, aonde vem elaborando projetos diversos, tentando organizar e valorizar o espaço ambiental a que tem acesso.
Tem formação em "Arquitetura e Urbanismo", Pós graduação em "Revitalização de Centros Históricos", Mestrado em "Organização Física e Ambiental”, cursos de "Interpretação Teatral", "Yoga”, "Holista" por natureza e "Membro do Conselho Mundial de Cidadania Planetária – WCPC".
Tem atuado nestas diversificadas áreas, em várias cidades do país, hoje procurando adaptar ao seu Trabalho estes conhecimentos.
Atualmente vem planejando implantar o “Centro de Recuperação da Qualidade de Vida Arquitetura, Arte & Cultura", pretendendo contribuir para o crescimento ordenado e atual da região, sempre conectada às novas "Tendências Planetárias”, tentando buscar soluções mais ecologicamente corretas.
Apaixonada pelos seus cachorros vive tranquila (por enquanto...) em sua casa no Loteamento Long Beach, onde mantém seu escritório.

Foto 1- Queimada na Rodovia Amaral Peixoto
Foto 2- Uma das ruas do Loteamento Long Beach (antes da derrubada de 240 ´[arvores)
Foto 3 - Lagoa do Cafemiu na Rua do DPO
Foto 4 - Árvore existente na rua do DPO.




Nenhum comentário: