LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

25 de abril de 2013

ACADEMIA DA DIGNIDADE - TAMOIOS -

“Academia da Dignidade” abre inscrições

Academias populares abrem espaço para exercícios e aulas gratuitas em seis espaços diferentes em toda a cidade

A partir da próxima segunda-feira (22/4), os moradores de Cabo Frio já podem se inscrever para participar das aulas nas academias populares da cidade. Instaladas no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto; Tamoios; Jacaré; São Cristóvão; Jardim Esperança e no Manoel Corrêa, as academias oferecem aulas gratuitas de musculação, proporcionando aos moradores qualidade de vida a partir da adoção de uma política preventiva de saúde.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, as aulas já se iniciam no próximo mês. “Num grande pacote de ações da Prefeitura, as atividades das academias populares começam agora dia 2 de maio, mas serão entregues à população no Dia do Trabalhador, 1º de maio”, afirmou.
Para participar das atividades, as pessoas maiores de 16 anos devem se inscrever no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto ou no Ginásio João Augusto, em Tamoios, levando um documento de identificação com foto. O horário de funcionamento será das 7h às 9h da manhã e das 18h às 20h da noite, das segundas às sextas-feiras.
Texto: Téo Arrabal / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

POLIESPORTIVO DE TAMOIOS - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA DIVERSAS ATIVIDADES

Atividades esportivas no Poliesportivo de Tamoios têm inscrições abertas
Projeto "Crescendo com o Esporte" é desenvolvido numa parceria da Secretaria de Esportes e da CODESTAM
Já foram abertas no ginásio poliesportivo “João Augusto”, em Tamoios, as inscrições para diversas modalidades esportivas oferecidas gratuitamente através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), através do projeto "Crescendo com o Esporte"
A prática esportiva no Distrito de Tamoios vem sendo disseminada através da grande variedade de modalidades oferecidas à população, e com a promoção de campeonatos em Tamoios. As inscrições estão abertas para aulas de tai-chi-chuan; muay thai; judô; kung fu; jiu-jitsu: capoeira; futebol; futsal; beach soccer; vôlei; e balé.
As matriculas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h as 11h e das 14h as 17h, sendo necessários Xerox da identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e atestado médico; o atestado pode ser apresentado em até 30 dias, a contar da data da inscrição. No caso das crianças é necessário também que o responsável apresente a declaração escolar.
Texto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM.

CABO FRIO - UM FORTE DESTINO TURÍSTICO DO PAÍS

Cabo Frio: um forte destino turístico do país
Turismo busca novidades e oportunidades de negócios em Goiânia
Com a presença de várias autoridades, agentes e operadores de turismo passaram pelo 24° Centro- Oeste Tur – Goiânia – Salão de Negócios Turísticos, realizado na última quinta-feira (18/4), no Centro de Convenções de Goiânia.
Representada pelos coordenadores Executivos de Turismo Gilson Peres e Milton Roberto e a turismóloga Luane Ferreira, a Prefeitura de Cabo Frio esteve presente ao evento com um espaço de 12m2, recebendo em seu stand operadores e agentes de viagens do mercado emissor da região Centro-Oeste do país, como caravanas de Brasília, Anápolis, Uberlândia e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a turismóloga Luane Ferreira eventos como este tem grande peso no trabalho de divulgação turística de Cabo Frio.
- O evento foi bastante peculiar. Apesar de não haver um grande número de agências de viagens na cidade, os agentes que compareceram a Goiânia são profissionais muito interessados em conhecer novos mercados e abertos a negociações, gerando assim um grande volume de contatos e negócios para Cabo Frio.
Texto: Telma Flora / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo
Foto: JMarcelo de Faria
 
Legenda 437: A turismóloga Luane Ferreira distribui o kit de divulgação de Cabo Frio
Legenda 436: Vista frontal do stand
Fotos: ASCOM Turismo
Legenda 343: O coordenador Milton Roberto e a Turismóloga Luane Ferreira, no stand Cabo Frio
Legenda 326: A equipe da secretaria de Turismo: Milton Roberto, Gilson Peres e Luane Ferreira

ÁRTICO PEDE SOCORRO

Exploração de petróleo

A nova corrida pelo petróleo no Ártico está começando. Shell, BP, Exxon, Gazprom e outras companhias petrolíferas querem assumir os riscos de um vazamento de petróleo catastrófico no Ártico por apenas três anos de suprimento do combustível.

As mesmas empresas de energia suja que causaram o derretimento do Ártico querem lucrar com o desaparecimento do gelo na região. Essa nova ”fronteira de exploração” tem um potencial de produção de 90 bilhões de barris de petróleo. É uma montanha de dinheiro para as empresas, mas supre apenas três anos de consumo para o mundo. Documentos governamentais previamente confidenciais dizem que lidar com derramamentos de petróleo em águas geladas é "quase impossível" e erros inevitáveis arruinariam os frágeis ecossistemas do Ártico. Para perfurar poços de petróleo no Ártico, as companhias petrolíferas têm de tirar icebergs do caminho de suas plataformas, além de usarem tubos gigantes com água morna para derreter o gelo flutuante. Acontecer mais um vazamento de petróleo catastrófico é apenas uma questão de tempo. Nós vimos o dano causado pela Exxon Valdez na região e o desastre da Deepwater Horizon, no Golfo do México. Não podemos deixar que isto se repita no Ártico.


A ameaça futura de guerra no Ártico é real. Países ao redor da região estão comprando submarinos, caças e quebra-gelos de propulsão nuclear para fazer valer suas reivindicações à força. Tanto a Rússia quanto a Noruega já anunciaram “batalhões árticos” para lutar pelos seus interesses. Além da crescente militarização, seis países tentam anexar partes do Ártico não reinvidicadas - incluindo o polo Norte - como seu território nacional. Essa área atualmente pertence a todos nós. Vamos mantê-la assim e decretar um santuário global no alto Ártico, em nome de toda a vida na Terra.

Não há governo ou exército que proteja o Ártico; existem apenas países e empresas que querem dividi-lo. Ajude-nos a colocar uma “bandeira pelo futuro “do polo Norte.

VOTE NA PÁGINA: http://www.salveoartico.org.br/
 

CALÇADAS LIVRES SÓ PARA PEDESTRES EM CABO FRIO



Calçadas liberadas em Cabo Frio
Comerciantes aprovam esforço da prefeitura em devolver passeio aos pedestres
Moradores e turistas já podem transitar livremente pelas calçadas de Cabo Frio. Comerciantes e proprietários de imóveis aprovaram a nova ordem pública implantada pela prefeitura desde os primeiros dias de 2013.
Em todo o município, é possível ver técnicos e operários trabalhando para retirar construções irregulares que avançavam sobre as calçadas e, em muitos casos, obrigavam o pedestre a caminhar pela rua ou avenida.
-O objetivo da prefeitura e respeitar o passeio público e permitir o direito de ir e vir de qualquer pessoa. É muito bom saber que os comerciantes entenderam o novo “Choque de Ordem” - disse o prefeito Alair Corrêa.
Equipes da Fiscalização e Postura de Cabo Frio tem percorrido diariamente todos os bairros do município para orientar comerciantes e moradores que ainda mantém algum tipo de obstáculo na calçada. Nesta quarta-feira (24), agentes municipais constataram que os grandes empreendimentos comerciais optaram por usar como sustentação de telhados e toldos, o sistema de mão-francesa que dispensa o uso de colunas ou suportes que atrapalham o livre transitar dos pedestres.
Com esforço conjunto, poder público, setor empresarial e moradores, Cabo Frio vai reconquistando a ordem em diversos setores.
-Já é possível perceber que o orgulho de quem mora ou trabalha em Cabo Frio está de volta porque vêem as mudanças significativas de transformação de nossa cidade. É apenas o começo do muito que temos a fazer- disse o prefeito.
Texto: da Redação

ACADEMIA POPULAR DE TAMOIOS VOLTOU A FUNCIONAR

Academia popular volta a funcionar em Tamoios
Funcionamento acontece normalmente na praça do Ginásio Poliesportivo "João Augusto"
A Academia Popular de Tamoios já retornou ao funcionamento normal há um mês. As aulas ocorrem pela manhã e à noite, já que os idosos dão preferência ao turno da manhã, e no período da noite a frequência é maior entre pessoas que trabalham ou estudam durante o dia e não possuem tempo para prática de exercícios em outro horário.
As inscrições estão abertas para novas matrículas, além da renovação dos alunos antigos, sendo necessário para efetivação da matricula um atestado médico com prazo para entrega de 30 dias a contar da data da inscrição; xerox da identidade e comprovante de residência, além de uma foto 3x4.

A Academia Municipal Popular do Distrito de Tamoios funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 9h e das 19h as 21h.
Texto e foto: Katyuscia Chaparral | Assessora de Imprensa da CODESTAM

CADASTRO PARA O CARTÃO UNIFICADO DA DIGNIDADE

Cadastro para o Cartão Unificado da Dignidade é antecipado para a segunda-feira
Usuários podem procurar os postos de cadastro a partir do dia 29. Número de viagens diárias a R$ 0,50 é ilimitado e utilização dos cartões antigos continua valendo
A Prefeitura de Cabo Frio anunciou nesta quinta-feira (25/4) que o cadastramento de usuários do novo Cartão Unificado da Dignidade teve seu início antecipado para a segunda-feira (29/4).
Vale a pena destacar que o número diário de viagens permitido pelo novo cartão de transporte é ilimitado. Além do valor de R$ 0,50 para os ônibus municipais do distrito-sede e de custo zero de passagem para os moradores de Tamoios – com a utilização dos “Azulões”, ônibus que farão o transporte ao longo da Rodovia Amaral Peixoto – a implantação do Cartão Unificado da Dignidade não inviabiliza o uso do cartão anterior.
Desta forma, não é preciso que os usuários tenham pressa para efetuar a troca. Os usuários que ainda conservarem o cartão antigo apenas pagarão R$ 1, até que seja providenciada sua substituição pelo Cartão Unificado da Dignidade .
O cadastro poderá ser feito na própria Secretaria de Transportes, na Avenida Teixeira e Souza, 2597 (próximo ao trevo do Arraial do Cabo) e no Jardim Esperança, na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca em frente à Subprefeitura. Em Tamoios os usuários deverão procurar o Clube da Melhor Idade, que fica em frente ao Ginásio Poliesportivo João Augusto.
Os documentos necessários são identidade, CPF e comprovante de residência em nome do titular do cartão. Menores de 18 anos deverão levar a certidão de nascimento.
Texto: Walter Biancardine

23 de abril de 2013

NOSSA PRAIA - PRAIA PARA TODOS - SUCESSO EM TAMOIOS

"Nossa Praia" é sucesso em Tamoios
08/04/2013 - Katyuscia Chaparral



Começou no último final de semana o projeto “Nossa Praia – Praia para Todos”, no Distrito de Tamoios. A ação aconteceu no sábado e domingo, das 9h as 15h, na Prainha do Pontal.

Durante a realização, cadeirantes que não entravam no mar há mais de 20 anos tiveram a oportunidade de novamente poderem desfrutar do prazer de ir a praia.

Nilson dos Anjos, 52, não entrava no mar há 13 anos devido a uma esclerose múltipla, e ficou encantado com a oportunidade. Feliz, agradeceu ao prefeito por estar possibilitando á ele uma felicidade como essa.

Décio Cunha, 80, poeta com oito livros publicados e cadeirante devido um AVC, também comemorou o mergulho no mar depois de 20 anos.

O projeto foi implantado no município de Cabo Frio a pedido do prefeito Alair Corrêa, que se mostrou sensível as limitações enfrentadas pelos deficientes físicos. O projeto vem sendo desenvolvido com o apoio de diversas Secretarias da cidade.

Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, o Subsecretário de Ordem Pública, Luis Henrique e o coordenador da ação e representante da empresa D+, desenvolvedora do projeto, Fernando Quinto.

O “Nossa Praia – Praia para Todos” consiste na implantação de cadeiras-anfíbias, todas à disposição de cadeirantes em diversas praias do município, promovendo a acessibilidade á praia e o sentimento de inclusão social dessas pessoas. A ação está funcionando inicialmente durante os finais de semana, já que nesse período do ano a temperatura começa a baixar e a freqüência do munícipe e do turista na praia tendem a diminuir.

Nas férias de julho ou feriados prolongados as cadeiras estarão a disposição diariamente, sendo que durante o verão o projeto não sofrerá interrupções.

O “Nossa Praia – Praia Para Todos” conta com uma estrutura totalmente adaptada, e está sendo implantado em Tamoios nos mesmos parâmetros já em operação em Cabo Frio, com banheiros químicos para cadeirantes, barraca com fisioterapeutas, professores de educação física, instrutores e equipe de apoio.

A ação chegou a causar momentos de emoção em várias pessoas que passavam pelo local, devido a alegria transmitida pelos cadeirantes e seus familiares, ao entrarem no mar novamente como se fosse a primeira vez.

CUMPRIREI COM TODAS AS METAS EM OBRAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO

"Cumprirei com todas as metas em obras, saúde e educação"

19/04/2013 - Walter Biancardine


Em entrevista coletiva á imprensa da região, o Prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa traçou uma análise dos primeiros 100 dias de seu governo, e respondeu ás inúmeras perguntas dos diversos veículos de comunicação que estiveram presentes, nesta manhã de sexta feira, no auditório da Prefeitura.
Um dos temas mais polêmicos foi o PCCR - Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - o qual estaria sendo apontado como o culpado pelas exonerações de pessoal comissionado e contratado na administração do município. Alair foi categórico:
- O PCCR não foi culpado, ele é uma importante conquista do trabalhador e é para mim um privilégio conceder uma reivindicação de 30 anos do funcionalismo público, afirmou.
Perguntado qual seria então o fator principal que teria causado as exonerações, o Prefeito esclareceu:
- A maneira açodada como ele foi elaborado na gestão passada. Não houve uma discussão pública, uma adequação á arrecadação e isso fez com que uma reivindicação justa acabasse esbarrando na Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o efeito cascata que incidiu sobre os aumentos salariais previstos elevou a folha de pagamentos á R$33 milhões de reais em março, contra apenas R$48 milhões arrecadados, explicou.
Ele reconheceu que deveria ter debatido com os sindicatos e convocado a população para discutir:
- A verdade é que minha maior preocupação era não deixar a situação evoluir a ponto de estourar uma greve que, por mais justa que fosse, sempre é prejudicial á população que não pode contar com os serviços públicos á que tem direito. Por isso enviamos logo o Plano para ser votado, sem maiores aprofundamentos, disse ele.
Perguntado sobre uma suposta desorganização nas ações do governo alegada por opositores, Alair disse que existem pontos sobre os quais um governo se apóia - no caso de Cabo Frio, a extinção da SECAF e sua substituição pela COMSERCAF atrasou a implementação dos serviços de manutenção da cidade conforme o ritmo inicialmente previsto. Do mesmo modo o Prefeito lembrou que o orçamento com o qual governa em seu primeiro ano, foi elaborado pela gestão passada e veio com falhas e erros. O Prefeito afirmou que tudo está sendo ajustado e que o segundo trimestre de 2013 será um tempo de muita atividade para o governo:
- Neste segundo trimestre teremos muitas novidades, obras e ações que recolocarão a cidade no caminho que todos desejamos, finalizou ele.
 

GRANDES COISAS IRÃO ACONTECER EM CABO FRIO

Grandes coisas vão acontecer nesse lugar

O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, passou os últimos 20 dias no mais absoluto confinamento. Nesse período, raros foram os colaboradores que conseguiram entrar em seu gabinete. Alair fez questão de não compartilhar com ninguém a difícil e dolorosa decisão que estava por anunciar. Por isso, afora eu, na qualidade de seu chefe de gabinete, os genros Toninho e Sávio, e o amigo Luizinho, quase nenhum outro membro do governo conseguiu abordá-lo.

Vi em todos esses dias um Alair completamente diferente. Aquele homem normalmente bem-humorado, mesmo quando às vezes sisudo, deu lugar a um homem triste, amargurado, angustiado. Triste, porém decidido. Amargurado, mas determinado. Angustiado, todavia firme. Alair sabia que estava executando uma missão intransferível, indelegável e ao mesmo tempo urgente. Tinha a exata noção e a real consciência de que não podia negligenciar, não devia fraquejar, não tinha o direito de se acovardar. E mais: Alair sabia também do peso da responsabilidade que pesava sob os ombros daquele que, como primeiro mandatário da cidade, tem o rigoroso dever de fazer cumprir as leis, a Constituição e todo o ordenamento jurídico vigente.

Era agora ou nunca mais, era pegar ou largar, era salvar a cidade ou deixar instalar o caos.

E Alair não titubeou. Agiu com sabedoria, com equilíbrio, com serenidade, mas com o pulso firme de um estadista. Sim, como um estadista, pois a principal diferença entre o político mediano e o estadista está exatamente na capacidade de ter razão antes do tempo.

Winston Churchill, mesmo acusado de louco e de estar a serviço dos grandes fabricantes de armas, foi praticamente a única voz no Reino Unido a se insurgir contra a Alemanha de Hitler, pelo perigo que o ditador sanguinário representava para a humanidade. O extermínio de 6 milhões de judeus pelo nazismo é a maior e mais contundente prova de que Churchill tinha razão.

A luz vermelha se acendeu no gabinete do prefeito quando o competente e zeloso Secretário de Administração, Axiles Corrêa, informou que o gasto com pessoal no mês de março havia atingido índices assustadores, chegando a intoleráveis 81% do orçamento municipal, contra expressa determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece como o teto 54%.

Uma providência drástica precisava ser tomada. E tinha que ser de imediato, naquele dia, naquela hora, naquele lugar. Pensou em adiar a decisão, para refletir, mas logo concluiu que não, não, não deveria dar tempo ao coração, que teimava em atropelar a razão.

Mandou subir imediatamente o cadastro de todos os comissionados e contratados. Adotou como critério o número de filhos. Assim, quem tivesse um só filho seria dispensado, dando lugar a quem tivesse um maior número de crianças em casa.

E foi assim nos dias seguintes. Uma a uma, milhares de fichas foram pessoalmente por ele analisadas.

Em um desses dias, exatamente às 8:30h da manhã, entrei na ampla sala do prefeito. Aliás, faço isso todos os dias, logo que termina o culto na sala de oração, para abraça-lo. Ele estava sozinho. Depois de me cumprimentar com voz embargada, com lágrimas nos olhos e fisionomia reveladora de um indisfarçável abatimento, me disse:

“essa é a pior e mais difícil decisão em mais de 40 anos de vida pública. Mas tenho consciência de que o que está em jogo é a cidade, é a vida de 99% da população. Mesmo sacrificando a dezenas de amigos e companheiros, além de pessoas que são muito importantes para a administração, não posso voltar a trás, preciso ir até o fim”.

“Dura lex sed lex”. Essa é uma expressão latina, que em português quer dizer “a lei é dura mas é a lei”. Pois é, infelizmente cerca de 1500 pessoas tiveram de ser dispensadas para que a lei fosse cumprida, a dura Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mas, por outro lado, a cidade está salva e todos os grandes programas preservados.

Todas as grandes e necessárias obras serão implementadas.

A nova cidade de Tamoios será construída, assim como a emancipação econômica cem por cento garantida. Nos próximos dias lama, esgoto, poeira e buracos serão coisas do passado para milhares de moradores do Segundo Distrito, isto porque quase quatro dezenas de ruas serão saneadas e pavimentadas. As obras do novo e grande hospital já está começando lá.

Pela primeira vez na história de Cabo Frio, 100% das crianças estão em sala de aula.

O cartão dignidade, com passagens de ônibus a R$ ,50 começa a vigorar no Dia do Trabalhador.

O lanche do operário também começa no dia do 1º de maio.

O programa da setorização da dignidade também está começando. No bairro Eldorado III, várias ruas serão pavimentadas. Nelas, todas as casas sem banheiro terão banheiros construídos; todas as casas em que filhas menores estejam dormindo amontoadas aos pais, novos quartos serão edificados. É a implantação do programa Setorização da Dignidade.

Vem aí a nova estrada do aeroporto, a nova Avenida Teixeira e Souza e a nova e linda Orla da Praia do Forte.

Enfim, “grandes coisas estão por vir, grandes coisas vão acontecer nesse lugar”.
Tudo isso e muito mais, só será possível porque, parafraseando o apóstolo Paulo, em sua Segunda Carta a Timóteo, Deus não deu ao prefeito Alair Corrêa espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
Dirlei Pereira

22 de abril de 2013

OBA! AGORA TAMOIOS TEM FISCALIZAÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE

As Secretarias de Assuntos Fundiários, Meio Ambiente, Ordem Pública, Guarda Marítima e a Polícia Ambiental seguem com intensa fiscalização no Distrito de Tamoios.

Antes o Distrito de Tamoios era considerado terra de ninguém por grileiros e alguns moradores que desmatavam e destruíram nosso reserva ambiental, mas com a intensa fiscalização a Prefeitura de Cabo Frio vem conseguindo coibir os desmatamentos, invasões de terras e demais crimes ambientais.

Parabéns as Secretarias e a Polícia Ambiental, infelizmente sofremos grandes perdas nesses anos de abandono ao meio ambiente, mas uma nova era se iniciou, e tenho certeza que conseguiremos salvar nossa reserva ambiental.

Fonte:Cartão Vermelho



Fotos: Marco Color
COMENTÁRIO DO TOCHA Excelente a iniciativa e o trabalho que tem como objetivo preservar e coibir os desmatamentos e a invasão de terras como vem acontecendo há muitos anos.
 
Esperamos, também, que na cidade em especial em UNAMAR seja feita uma visita em diversas Associações de Moradores - Loteamentos  - que chamam de CONDOMíNIOS - pois as podas irregulares e executadas por não profissionais e a derrubada de árvores tem sido uma constante na localidade. Todos se acham donos do local e fazem o que bem entendem...

GOVERNO DA ÁFRICA QUER EXPULSAR OS ANCIÃOS DA TRIBO MASAI PARA QUE TURISTAS MATEM LEÕES E LEOPARDOS

Estão nos expulsando de nossas terra para caçar leões

  Caros amigos,

Somos os anciãos da tribo Masai da Tanzânia, uma das tribos mais antigas da África. O governo acabou de anunciar o plano de remoção de milhares de Masais das nossas terras, para dar espaço para turistas endinheirados atirarem em leões e leopardos. E essa remoção forçada pode começar a qualquer momento.

No ano passado, quando a primeira informação vazou sobre este plano, quase um milhão de membros da Avaaz se uniram para nos ajudar. A atenção criada sobre o assunto forçou o governo a inicialmente refutar essa ideia e atrasar as negociações em torno do seu plano por meses. Mas o presidente esperou até que a atenção internacional dimunuísse, e agora ressuscitou seu plano para tirar nossa terra de nós. Precisamos de sua ajuda novamente, com urgência.

O Presidente Kikwete pode não se preocupar com a gente, mas ele mostrou a todos vocês que responderá à pressão pública! Se enviarmos mensagens às embaixadas das Tanzânia ao redor do mundo, Kikwete vai receber uma série de relatórios dos seus embaixadores dizendo que sua apropriação das terras dos Masai está tendo repercussão mundial. Esta é nossa única chance de impedí-lo de destruir nossas vidas.

Clique abaixo para enviar uma mensagem urgente exigindo que eles parem a remoção:

http://www.avaaz.org/po/save_the_maasai_sam/?baxFLab&v=23517

Em seguida, compartilhe  com todas as pessoas que você conhece para que possamos alcançar milhões em todos os cantos do mundo pedindo que Kikwete salve nossas terras.

Com esperança e determinação,

Os anciãos do povo Masai do distrito de Ngorongoro

21 de abril de 2013

PREFEITO DE CABO FRIO, ALAIR CORREA EM COLETIVA À IMPRENSA EXPLICA QUE EXONERAÇÕES FORAM EM CUMPRIMENTO A LEI


Prefeito Explica em coletiva à imprensa que exonerações foram em cumprimento à lei

No encontro com representantes da imprensa no auditório da Prefeitura, o Prefeito Alair Corrêa deu demonstração de coragem para enfrentar os problemas ocasionados com a exoneração de funcionários em cargo de comissão. Segundo ele, foi obrigado a tomar a decisão para não desrespeitar a lei que limita em 54% do orçamento os gastos com salários.
- Não estou demitindo por falta de dinheiro, mas sim por causa da lei e não estou nem um pouco orgulhoso disso - disse o Prefeito.
Alair aproveitou para fazer balanço dos 100 dias de governo e anunciar obras em toda a cidade, inclusive em Tamoios. Falou sobre a reforma dos quiosques da Praia do Forte, com a construção de uma moderna praça, alargamento da Avenida Teixeira e Souza e Joaquim Nogueira.
Sobre Tamoios, informou que nesta próxima semana começam obras de pavimentação de várias ruas e que no dia 1º de maio, Dia do Trabalho, vai apresentar os equipamentos que atenderão o Distrito de Tamoios: quatro ônibus com passagem gratuita, cinco ambulâncias, uma delas UTI, caminhões limpa fossa e desentupidor de bueiros, caminhão varredor de rua e um outro para limpeza e oxigenação da areia da praia.
Alair falou da extinção da SECAF, admitiu que foi açodado na negociação da implantação do Plano de Cargos e Salários, que causou impacto considerável na folha de pagamento e é uma das razões para as demissões.
- Me arrependo de não ter debatido o Plano de Cargos e Salários com a população. Minha atitude foi açodada, reconheço. Mas me preocupei em evitar as greves e isso não trazer prejuízo ao atendimento da população, disse Alair.
O Prefeito foi questionado por um jornalista segundo o qual, Alair não tinha feito nada ainda do que prometera em campanha. O Prefeito respondeu informando que em três meses reformou dezenas de escolas para atender crianças e jovens em idade escolar. "Cabo Frio tem 100% dos alunos nas escolas", concluiu.
Fonte: Cesar Pinho

15 de abril de 2013

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU RECUPERA 10 HECTARES DE ÁREAS DEGRADADAS

Prefeitura de Casimiro de Abreu recupera
10 hectares de áreas degradadas


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu está realizando o plantio de mudas nativas em vários pontos do município. O trabalho, que faz parte do programa municipal ‘Verdes Matas’,está recuperando cerca de 10 hectares de áreas degradadas.
De acordo com o engenheiro agrônomo Thiago Michelini, a proposta do programa é recuperar as áreas desmatadas com foco nas APPs (Áreas de Proteção Permanente), que abrangem as matas ciliares, nascentes e trechos com alta declividade. Entre as principais espécies que estão sendo plantadas estão o ingá, tarumã, goiabeira, aroeira, vinhático, ipê roxo, entre outras nativas da mata atlântica.
“Estamos realizando o plantio de aproximadamente 5 hectares de mata ciliar do rio Indaiaçu, 2 hectares de área degradada às margens da BR-101 e 1,7 hectares próximo a RJ Serramar”, falou Thiago, observando que a vegetação ciliar possui uma grande importância para o meio ambiente, já que protege rios e córregos contra a erosão e o
assoreamento. “Além de servir de abrigo para os pássaros e manter o equilíbrio do ecossistema” falou Thiago.
De acordo com o engenheiro agrônomo, grande parte do plantio acontece em áreas urbanas e de expansão, o que dificulta o trabalho dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, já que muitos donos de terra não abrem suas portas para o plantio. “Uma de nossas maiores dificuldades é chegar até os proprietários e mostrar os benefícios que o reflorestamento vai trazer para ele”, observou Thiago.

ELENICE MARTINS ASSUMIU A COORDENADORIA REGIONAL DA UNDIME


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CABO FRIO ASSUME COORDENADORIA REGIONAL DA UNDIME

Desde a última sexta-feira, 12 de abril, a secretária municipal de Educação de Cabo Frio, professora Elenice Martins, passou a ocupar posição de destaque entre os dirigentes municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro ao assumir oficialmente a coordenadoria regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), durante o 62ºFórum da organização, realizado no auditório da FECOMÉRCIO.
– Estou muito feliz em assumir a coordenadoria regional. É uma grande honra e, também, uma enorme responsabilidade. Atualmente, todos os municípios reconhecem que Cabo Frio ocupa uma posição de liderança na Região dos Lagos. Fomos escolhidos pelos municípios das Baixadas Litorâneas para sediar os encontros do PNAIC porque recebemos bem e com qualidade. Cabo Frio ocupa uma posição de destaque dentro do cenário político, econômico e educacional do Estado do Rio de Janeiro. Temos que consolidar nosso município como um exemplo de dignidade na Educação. Queremos que nossos alunos aprendam com solidez, desenvolvendo o senso crítico e a criatividade – afirmou a secretária.
A subsecretária municipal de Educação de Cabo Frio, professora Celma Rosa, e a diretora do departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), professora Deise Magalhães, também participaram do evento que aconteceu de 10 a 12 de abril.
No encontro foram discutidas propostas para melhorar a Educação no Estado do Rio de Janeiro. A presidente nacional da UNDIME, professora Cleuza Repulho, fez a abertura oficial do evento.
Na quarta-feira, 10 de abril, a professora Magda Becker Soares, titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou os debates palestrando sobre “Alfabetização, letramento na idade certa e políticas municipais de Educação.” No mesmo dia, foi realizada a apresentação do “Alinhamento dos Planos Municipais e Estaduais de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE).”
No segundo dia, o evento abriu espaço para o painel “Programas e Ações em parceria com o governo federal em andamento: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).” O encontro prosseguiu com a palestra sobre “Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais”, proferida pela professora Maria Helena Castro, mestre em Ciências Sociais e especialista em Educação. Outros renomados especialistas em Educação e políticas públicas também participaram do evento que teve muitas palestras e debates.
Na sexta-feira, 12 de abril, foi eleita a nova diretoria da UNDIME. A secretária de Educação Elenice Martins participou da votação. A professora Sandra Simões foi eleita presidente da UNDIME - RJ para a gestão 2013 – 2015.
Texto: Romulo Tardelli / Assessor de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

DEBATE EM TAMOIOS: A VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS

Encontro no 2ºDistrito reuniu mais de 400 pessoas

Mais de 400 pessoas se reuniram no 2ºDistrito para debater um assunto que tem sido grande preocupação entre as famílias: a violência entre jovens. O encontro aconteceu na Tenda PROVESC e contou com a presença de professores, alunos, famílias, além do tenente-coronel Samir, do 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM); do presidente do Conselho Tutelar, do superintendente da Guarda Municipal e equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME).
Promovido pela SEME, por meio da Superintendência de Educação de Tamoios, a ação pretende sensibilizar e conscientizar as famílias sobre a importância do diálogo constante e acompanhamento da rotina dos filhos. Para o tenente-coronel Samir os valores morais e éticos precisam ser resgatados no seio familiar.
É preciso abraçar os nossos filhos antes que o mundo os abrace. Se queremos uma sociedade melhor é na família que temos que investir, pois ela é a base de tudo. É nela que se constrói o indivíduo. Educar é um exercício diário de repetições. Todos os dias precisamos repetir as mesmas orientações, os mesmos ensinamentos, sem nos cansar ou desistir. Mas, antes de tudo, precisamos ser exemplo para os nossos filhos.
O tenente-coronel trouxe para reflexão dados preocupantes. De acordo com ele o 25º BPM atende sete municípios. Em baixa temporada existe uma média de 500 mil habitantes, mas esse número pode chegar a 3 milhões na alta temporada. Para garantir a ordem pública esses sete municípios contam apenas com um efetivo de 843 policiais militares e 94 viaturas. Além disso, Samir reforça que a PM atua na consequência, entretanto, é a causa que devemos combater. Para tal, ele se prontifica a firmar parcerias para contribuir com a prevenção.
Temos um programa que tem sido referência no país: O PROERD, que é um Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar. Acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de todos os estados do Brasil e agora podemos trazer para Cabo Frio também. Além desse programa, temos a Ronda Escolar, que ocorre em parceria com a Guarda Municipal, entre outros programas que podemos implementar aqui no município. Enfim, estamos dispostos a fazer tudo que está ao nosso alcance para ajudar, se comprometeu o tenente-coronel Samir, que aproveitou o momento para parabenizar a SEME pela preocupação com os jovens e ainda por ter conseguido mobilizar grande parte da sociedade para a reflexão.
Os gestores escolares presentes também fizeram ponderações importantes, como o uso de aparelhos celulares na escola e, principalmente, quanto ao uso das carteirinhas escolares.
Muitos alunos não estão usando a carteirinha. Acontece que essa é uma ferramenta importante de controle tanto para a escola como principalmente para os pais. É nela que a família acompanha a frequência do aluno, os horários de entrada e saída, as notas, entre outras situações. Para a escola é mais um veículo de comunicação com a família, pois ali pode fazer anotações relevantes. Ela serve ainda de proteção para nossas crianças e adolescentes, pois identifica o aluno quando ele está fora da escola, explicou o diretor do Centro Educacional M. Prof.ª Marli Capp professor João Roberto.
De acordo com a secretária de Educação, professora Elenice Martins, o momento agora é de sensibilização e conscientização da família para a onda de violência que atinge jovens de todo o país.
Dentro das escolas são desenvolvidos diversos projetos com o objetivo de coibir as manifestações de violência. Mas o que temos presenciado são casos de intolerância sérios e fora do ambiente escolar, inclusive com o apoio dos pais – aqueles que deveriam ser os primeiros a atuar em favor de uma postura conciliadora. Por isso é que, antes de tudo, a escola precisa do apoio da comunidade escolar, dos pais e só dessa forma poderemos ajudar os nossos jovens – falou a secretária, em tom de apelo.
Seguem os dias em que outras escolas também terão o Encontro:
DATA
ESCOLA
LOCAL
HORA
17/04
E. M. Edith Castro dos Santos
Na escola
18h
18/04
E. M. Palmira Bessa de Figueiredo
Na escola
18h
24/04
E. M. Prof. Maria José Barroso e
E. M. de Educ. Infantil Prof.ª Anita Teixeira da Silva
Na quadra do C. E. M. Prof.ª Marli Capp
18h
25/04
E. M. Prof.ª Maria José Barroso e
E. M. de Educação Infantil Prof.ª Anita Teixeira da Silva
Na quadra da E. M. Prof. Edith Castro dos Santos
18h
26/04
E. M. João Evangelista dos Santos
A confirmar
18h
01/05
E. M. Prof.ª Wanda Pereira Roque
Na escola
18h
02/05
E. M. Prof.ª Alitta Maria do Valle e
E. E. Mz. Francisca Nazareth de Souza
Na E. Agrícola M. Nilo Batista
18h
03/05
E. M. Justiniano de Souza
A confirmar
18h
06/05
E. Agrícola M. Nilo Batista
Na escola
18h
07/05
E. M. Luceléa Rodrigues da Costa
Na quadra da E. M. Prof. Edith Castro dos Santos
18h
08/05
E. M. Samburá
Na escola
18h
09/05
Creche Municipal Prof.ª Maria Quitéria da Costa Ribeiro
Na quadra do C. E. M. Prof.ª Marli Capp
18h
10/05
E. M. Prof.ª Ana Pereira Gonçalves
Na quadra do C. E. M. Prof.ª Marli Capp
18h
Texto: Anneliese Lobo/ Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação