Secretaria de Saúde de Cabo Frio implanta projetos que vão modernizar o setor
Melhorar o serviço para a população é o objetivo das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde da cidade. Dentre os projetos previstos estão a implantação da Central de Regulação, Internação, Exame e Consulta, o recadastramento de todos os usuários da rede pública e a criação do cartão único de saúde de Cabo Frio. Estas ações terão como suporte um software de gestão em saúde adquirido pela secretaria da cidade.
O primeiro projeto está em fase de licitação e tem como proposta a reorganização da assistência à saúde em relação à marcação de consultas e exames de forma eletrônica. A expectativa é de que a fase de testes – com duração prevista entre 90 a 120 dias – aconteça ainda no segundo semestre deste ano com o Hospital Municipal da Mulher (HMM) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC).
– O objetivo é melhorar o atendimento e criar um mecanismo que concentre as informações dos pacientes. Além disso, fornecer um histórico dos usuários de forma a facilitar o tratamento - disse o subsecretário de saúde, Luiz Carlos Souza.
Ainda de acordo com o médico, o recadastramento de todos os usuários da rede pública será feito por módulos e a estimativa é de que o processo leve cerca de oito meses para ser concluído. O primeiro módulo a começar o recadastramento será o CSOC, que possui cerca de 40 mil cadastros. Na seqüência virá o Posto de Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão, e, depois, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança, até alcançar toda a rede municipal de saúde.
– A aquisição de um programa de gestão traz diversos benefícios para a cidade. Em primeiro lugar, agiliza serviços e promove qualidade no atendimento para a população. Em segundo, oferece controle nos custos, que retornam em mais investimentos para o cidadão - disse o superintendente de Tecnologia, Informática e Comunicação (TIC), Marcelo Fonseca.
Com estas fases concluídas, o próximo desafio da secretaria é a criação de um cartão único de saúde para os moradores de Cabo Frio. O objetivo é concentrar todas as informações do paciente em único prontuário, para melhorar o atendimento nas unidades de saúde:
– O cartão único é o nosso desafio. Calculamos que cerca de 30 a 40% dos usuários de saúde, para exames sofisticados, por exemplo, não sejam de Cabo Frio. Isso acarreta um desgaste muito grande, pois sobrecarrega o sistema, além de onerar o orçamento com gasto excessivo - disse Luiz Carlos.
Ainda de acordo com o subsecretário, para a implantação do cartão único é necessária a conclusão das etapas anteriores. A expectativa é que o projeto tenha início daqui a um ano, quando estas fases estarão terminadas.
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