Dia Mundial sem Carro melhora trânsito no centro de Cabo Frio
Com a Praça Porto Rocha tomada por estudantes e transeuntes, o Dia Mundial sem Carro, comemorado na última quarta-feira, levou entidades da sociedade civil e Poder Público para o Centro de Cabo Frio durante todo o dia 22. Com a proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora da Assunção, cerca de 500 vagas ficaram livres, o que melhorou consideravelmente o trânsito da cidade.
A celebração também incluiu a distribuição de mudas de árvores, apresentação de trabalhos estudantis, simulação de primeiros socorros e vivência das dificuldades de deficientes físicos, além de um carro com programa de medição de gases poluentes. De acordo com Mauro Branco, secretário municipal de Transportes de Cabo Frio, o mais importante é a conscientização dos cidadãos:
– Com uma medida tão simples, tivemos uma melhora no trânsito e nossas expectativas atendidas, o que é muito legal. Mas este foi apenas o início de um projeto maior que é o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), quando todos poderão participar, construindo uma cidade melhor, mais segura e acessível para todos. Esperamos que a mobilização da sociedade modifique seu comportamento, com a participação dos poderes Legislativo e Executivo - acredita Mauro.
Para Maurílio Ferreira, subsecretário de Transportes de Cabo Frio, a medida de deixar as vagas vazias ajudou a melhorar a circulação nas ruas, já que os motoristas não precisaram repetir uma cena tão comum na cidade: a espera de um carro sair da vaga para somente depois manobrar e estacionar seu automóvel na mesma, impedindo assim que o trânsito ficasse travado.
– Liberamos cerca de 500 vagas de estacionamento na Avenida Nossa Senhora da Assunção, o que ajudou a melhorar o trânsito. Enquanto em dias normais levavam-se quatro minutos para circular a praça, hoje levou um minuto. Tenho certeza de que esta medida de hoje repercutirá bem. Com menos carros nas ruas, há menos acidentes, menos trânsito e mais acesso aos bens públicos. Aumentando a mobilidade, aumentamos também a qualidade de vida dos cabofrienses - declarou Maurílio.
Adelina Carvalho de Moraes, moradora de São Pedro da Aldeia, vem ao centro de Cabo Frio todos os dias por motivos profissionais. A motorista garante ter ficado espantada com o trânsito que fluiu melhor na quarta-feira, ocasionando, segundo ela, menos poluição sonora:
– Os carros estão circulando mais tranquilamente e o centro até ficou mais bonito sem os carros parados do lado. Sem falar que não tem tanto barulho. Espero que a idéia persista daqui para frente.
Foi realizado na praça um concurso estudantil trabalhando o tema “Educação para o Trânsito”. Entre os participantes estava o estudante Josué Oliveira da Silva, que cursa o 3º ano na Escola Municipal Edílson Duarte.
– Independente dos prêmios, sempre é importante participar de atividades como estas - afirma o estudante.
Dentro dos próximos dias, será lançando o site www.parceirosdosim.com.br, onde serão aglutinadas sugestões e idéias de como melhorar a mobilidade dos cabofrienses.
No principal evento da Semana da Mobilidade, ocorrida na quarta-feira, dia 22, foram trabalhadas as datas do Dia Mundial sem Carro (22/9), Dia da Árvore (21/9), Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência (21/9) e a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25/9), além da divulgação sobre o funcionamento do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), idealizada pelo Conselho Municipal de Transporte de Cabo Frio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário