12 de janeiro de 2011
MELHORA NO ATENDIMENTO NO PRONTO SOCORRO DE RIO DAS OSTRAS
Secretaria de Saúde de Rio das Ostras melhora atendimento no Pronto Socorro
Acolhimento prioriza casos mais graves, agiliza e humaniza o atendimento
Nesta semana, um grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem recém-ingressos na Prefeitura pelo concurso público está passando por uma qualificação para atuar no Pronto Socorro. Os profissionais vão formar a equipe de Acolhimento da unidade, responsáveis por realizar o primeiro atendimento aos pacientes, que são ainda orientados e encaminhados conforme a necessidade e urgência de cada caso.
A coordenadora de enfermagem do Pronto Socorro, Roselene Ramalho, é a responsável pelo treinamento da equipe. Ela explica que o procedimento atende às recomendações do Ministério da Saúde, voltadas para a humanização do contato entre a equipe de saúde e o usuário da rede pública.
“O principal objetivo é oferecer o atendimento mais completo possível a quem busca o Pronto Socorro. O acolhimento agiliza o atendimento, diminui a ansiedade das pessoas, aumenta a satisfação do paciente e cria um ambiente de trabalho mais equilibrado para os profissionais de Saúde”, explica Roselene Ramalho, acrescentando que um pré-atendimento bem feito também reduz a possibilidade de agravar o quadro do paciente.
PROCEDIMENTOS – Assim que o paciente chega à unidade, o enfermeiro e o técnico vão identificar a principal queixa e fazer uma classificação de risco. Os casos de emergência – como politraumatismos graves, acidente vascular cerebral (AVC) e infartos – continuam sendo atendidos imediatamente. Em situações em que não há risco de morte, a pessoa será acolhida, orientada sobre sua situação e informada sobre o tempo de espera, enquanto aguarda o atendimento.
Além de orientação ao paciente, os técnicos também podem, neste primeiro contato, verificar pressão arterial e fazer outros exames físicos. O acolhimento também é essencial ao atendimento rápido de pacientes com dores no peito, possível sintoma de infarto, que devem ser encaminhados à Unidade de Dor Torácica – UDT.
Paulo Roberto de Azevedo, morador de Nova Cidade, passou mal e foi levado ao Pronto Socorro. Acolhido imediatamente pela enfermeira Karolline Nery, o paciente teve sua pressão arterial e temperatura aferidos. Depois de identificados os sintomas, o morador foi encaminhado ao atendimento médico e realizou exames de sangue.
INFORMAÇÃO - A coordenadora explica que as unidades de emergência têm normalmente uma imagem negativa dada as condições em que as pessoas buscam os pronto-socorros. “Ouvir o paciente e preparar o ambiente para recebê-lo é muito importante para mudar essa imagem”, completa a enfermeira.
A informação correta também contribui para reduzir o número de atendimentos não-emergenciais no Pronto Socorro. Atualmente, há um grande número de pacientes com demandas como diarréia e vômito em fase inicial, realização de curativos, suturas e atendimento a queimaduras leves.
Nesses casos, quando o paciente não necessita de socorro imediato, ele não deixará de ser atendido, porém será orientado a procurar os postos de saúde ou outras unidades para continuar ao tratamento. A orientação correta desafoga o serviço de emergência e contribui para dar mais agilidade ao atendimento dos casos graves.
A enfermeira esclarece também que o acolhimento serve para identificar os casos que têm origem em problemas sociais, como os problemas emocionais e casos de violência psicológica, encaminhados aos assistentes sociais. Os profissionais também identificam e registram situações de violência contra a mulher, por meio da ficha de identificação.
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