Lotéricas e Correios poderão trocar reais por dólares
BC permitirá que turista ou consumidor compre até US$ 3.000 sem ir até casa de câmbio
Novidade ainda depende do interesse dos Correios e das lotéricas para passar a valer
As casas lotéricas e as agências dos Correios passarão a atuar também como casas de câmbio e permitirão que o turista ou o consumidor troque seus reais por dólares. O CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão ligado do Banco Central, autorizou esse tipo de operação nesta quinta-feira (24).
A novidade ainda depende do interesse das unidades para passar a valer.
A medida, que também necessita do “OK” do próprio Banco Central para entrar em vigor, limita o máximo que pode ser trocado de real para dólar e vice-versa.
O turista ou consumidor que quiser comprar dólares não precisará mais ir a uma casa de câmbio desde que a troca seja menor do que US$ 3.000.
Até agora, só empresas contratadas por prestadores de serviços de agências de turismo cadastradas no Ministério do Turismo tinham permissão para fazer o câmbio manual.
Sérgio Odilon, chefe do Departamento de Normas do BC, diz que a medida visa a aumentar a possibilidade de se fazer transações cambiais.
- Queremos aumentar a capilaridade do sistema com segurança.
O câmbio manual é a compra e venda de moeda estrangeira até o valor máximo permitido.
Já a transferência de pequeno valor permite o envio ou recebimento de valores entre pessoas no exterior. Nessa operação, a instituição funciona como “ponta do banco”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário