A Fundação Cultural postou,em março de 2011, a mídia que contém o documentário da serra casimirense para o Canadá.
Lançado há menos de um ano pela Fundação Cultural, o documentário “Quilombo”, de 16 minutos, já passou pela primeira prova de fogo, a 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro, onde foi premiado com o segundo lugar. Agora, o curta-metragem pretende participar de um concurso internacional, o Festival de videos de pesquisa sobre a escravidão, as suas heranças e as formas de ressurgência contemporâneas.
O tema do festival deste ano é Cultura, Diáspora e Cidadania e selecionará filmes do mundo inteiro para serem exibidos em diversas cidades como Paris, Dakar e Toronto, além do Rio de Janeiro. De acordo com o edital, a seleção será feita por um comitê internacional de jurados e outras cidades ainda podem ser incluídas no circuito de exibição.
Para participar, todos os filmes devem ser legendados, em uma das duas línguas oficiais do Festival, francês ou inglês. Segundo a historiadora da Fundação e diretora do curta, Renata Azevedo, a participação em mostras e festivais é a valorização do trabalho. “Foi grande e dedicada a participação de muitas pessoas na busca de fontes, no projeto, roteiro, edição, trilha sonora, produção, assim como na busca da linguagem africana através da narrativa, da musicalidade, da emoção mítica”, conta.
O resultado da seleção para o Festival deve sair em breve, já que a primeira exibição acontece em maio, na França. É só aguardar e torcer!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário