16 de março de 2011
VIVA A NATUREZA! VIVA BÚZIOS!
Ao ler o jornal “O Globo”, desta terça-feira, 15 de março de 2011, onde foi relatada a questão do fundeio dos transatlânticos no mar de Búzios, ficamos satisfeitos em saber que quem ganhou foi o Meio Ambiente.
A determinação da Secretaria Estadual do Ambiente, Marinha e da Prefeitura de Armação dos Búzios, nos parece acertada, porque entendemos que o número excessivo de navios em nossa costa, está comprometendo o ecossistema e também ao próprio turismo.
A discussão é antiga e no ano que passou foi estipulado o fundeio de apenas dois transatlânticos. Tivemos dias em que até cinco navios fundearam em frente a Orla Bardot. Um estudo do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), me parece, verificou que as âncoras estavam matando os corais, prejudicando a pesca e a balneabilidade das praias.
A determinação da Prefeitura e do Estado é em prol do Meio Ambiente e não causa prejuízo a ninguém. Não se está proibindo escalas em Búzios, apenas restringindo a duas simultâneas, podendo até aumentar a quantidade de escalas por temporada (porém não superando dois navios no mesmo dia).
O bom turista quer um município preservado. Nossa cidade é privilegiada com belas praias e uma natureza exuberante. Não podemos colocar o dinheiro e a ganância de poucos acima de tudo e perder o que Búzios tem de melhor: a natureza.
Os moradores, bons comerciantes e empresários, que não querem o impacto da desordem de três, quatro ou mais navios, certamente agradecerão por esta decisão das autoridades.
Recebido de Thomas Weber
Presidente da Associação de Hotéis de Búzios - AHB
Presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Búzios - SindBúzios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário