Deputado estadual Miguel Jeovani quer programa “Coleta Seletiva Solidária”
em Araruama, após encontro com o secretário Carlos Minc
Parlamentar defende a transformação do lixo em recursos
O deputado estadual Miguel Jeovani (PR) manifestou sua preocupação com as famílias que vivem em condições subumanas no lixão do município de Araruama, durante o encontro com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, na sede do INEA, nesta quinta-feira, dia 31, no centro do Rio de Janeiro.
Presidente da Comissão Especial para Estimular Ações que Contribuam para o Desenvolvimento Econômico e Social da Costa do Sol, o deputado Miguel Jeovani foi informado sobre as ações e propostas da secretaria no que tange a funcionalidade do aterro sanitário no município de Saquarema, na Região dos Lagos.
“Existe uma demanda muito grande dos municípios, inclusive no que tange a implantação de aterros sanitários e parques municipais. A meta é estimular a formação de consórcios e o desenvolvimento de programas específicos de remediação dos lixões”, destacou Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente
De acordo com o secretário o nível de coleta seletiva de lixo é muito fraca nos municípios e reforçou a importância da Lei da Política de Resíduos Sólidos. Ele garantiu ao parlamentar o desenvolvimento do Programa “Coleta Seletiva Solidária” na região, que beneficia os catadores de lixo com um trabalho digno e viabiliza a geração de renda através do cooperativismo.
O Programa “Coleta Seletiva Solidária” tem como alicerce o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e na valorização e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.
“Sempre me preocupei com essas famílias que dependem do lixão para sobreviver. Temos que unir forças para colocar em prática esse projeto. E defendemos a ideia da transformação do lixo em recursos”, afirmou o deputado estadual Miguel Jeovani.
Nesta oportunidade, o subsecretário do Ambiente, Luiz Firmino Pereira, comentou sobre o Relatório Ambiental Simplicado (RAS) e assegurou que seja possível no prazo de dois meses a implantação do aterro sanitário no município de Saquarema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário