9 de abril de 2011
CONSTRUÇÃO DE UNIDADE PRISIONAL EM ARARUAMA EM TROCA DE ASFALTO NA ÁREA RURAL SEM MORADIA
Dr. César Campos confirma construção
de unidade prisional no município de Araruama
em troca de asfalto na área rural sem moradia
O deputado estadual Miguel Jeovani (PR), presidente da Comissão Especial para Estimular Ações que Contribuam para o Desenvolvimento Econômico e Social da Baixada Litorânea, deu início a primeira audiência pública nesta quarta-feira, dia 30, no Palácio Tiradentes, com o tema “Construção de Casa de Custódia em Araruama”.
O parlamentar manifestou a sua preocupação com a notícia da instalação de uma unidade prisional no município, defendendo a ideia do crescimento e desenvolvimento econômico da região, assim como a grande necessidade de investimentos na área turística.
O coordenador do Programa Delegacia Legal, Dr. César Campos, confirmou a visita feita na área rural do distrito de São Vicente de Paulo, na Estrada do Socó (Posse), localizada na RJ 140, para a implantação da casa de custódia em Araruama. “É um trecho que não tem asfalto e nem moradia. Eu não posso decidir o que o Estado pode fazer como contrapartida, agora eu vi uma área (de propriedade de Francisco Antunes) que pode ter um benefício nesta região”, salientou o representante do governo estadual.
Durante a sua fala, Dr. César Campos falou de uma distorção ao longo do tempo de que a Polícia Civil teria que ficar responsável pelos detentos provisórios e das responsabilidades do efetivo. “As carceragens normalmente são superlotadas”, destacou o coordenador do Programa Delegacia Legal, alegando que historicamente o município tem o maior número de criminosos.
Preocupado com a vocação turística da região, o deputado estadual Miguel Jeovani (PR) comentou que o terceiro distrito precisa de uma extensão do Condomínio Industrial. “A transparência é o melhor caminho. A população precisa saber o que está acontecendo e como legítimo representante do povo não posso me ausentar diante desse fato tão preocupante para os moradores da cidade”.
O parlamentar rebateu a afirmação de que o município gera um grande índice de criminalidade. “Hoje, Cabo Frio vive uma situação difícil com a violência e a ocupação dos policiais na comunidade do Jacaré”.
“A carceragem da delegacia de Araruama vai acabar. É uma concentradora de presos. Aquilo vai mudar de finalidade e viabiliza a construção da Delegacia Legal, inclusive com processo de licitação em andamento, para ser iniciada em maio”, garantiu Dr. César Campos, após o anúncio da implantação das unidades prisionais em São Gonçalo, Resende e Macaé.
O coordenador do Programa Delegacia Legal não soube informar o motivo da discussão se arrastar até hoje pela atual gestão, já que em governos anteriores diversas reuniões com representantes da sociedade foram realizadas com manifestação contrária da população.
O deputado estadual Jânio Mendes (PDT) colocou no final da reunião que é a favor da construção de uma unidade prisional em Cabo Frio: “Eu aprovo as ideias e a postura do Dr. César Campos. Eu defendo que Cabo Frio tenha uma casa de custódia”.
O prefeito de Araruama, André Mônica (PMDB), não compareceu ao evento.
Arlindo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário