Uma ilha de gelo se rompeu de uma geleira na Groelândia 11 meses atrás, formando o maior iceberg no Ártico dos últimos 50 anos. O grande pedaço de gelo tinha 251 quilômetros quadrados quando se formou, em 5 de agosto de 2010. Desde então, ele está caminhando através das frias águas do Ártico.
O iceberg surgiu do desprendimento do Petermann Glacier, que é uma das duas maiores geleiras da Groelândia. Quando o pedaço de gelo se rompeu, a geleira de Petermann perdeu parte significativa de sua área: cerca de um quarto de sua plataforma de gelo de 70 quilômetros de comprimento.
Ao longo de sua jornada de mais de 3 mil quilômetros até agora, a ilha de gelo já se quebrou e derreteu em algumas faixas. Agora, o iceberg está com cerca de 62 quilômetros quadrados de área e pesa entre 3,5 e 4 bilhões de toneladas.
Desde que o grande pedaço de gelo ficou solto pelo oceano, o Serviço Canadense do Gelo o acompanha via satélite. Mesmo com a ilha diminuindo de tamanho, ela ainda representa um perigo em potencial para as plataformas de petróleo e rotas de navegação.
Um site relatou um vídeo da geleira filmado por um pescador canadense, que pode ser conferido abaixo
12 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário