5 de junho de 2012
MEIO AMBIENTE...
MEIO AMBIENTE...
É extremamente complexo abordar o tema “Meio Ambiente”, pois simplesmente se trata de TUDO que nos rodeia, desde as áreas rurais até os grandes centros.
Hoje o tema está sendo amplamente abordado por diversos profissionais preocupados com o futuro da Humanidade, pois só hoje sentimos o resultado de uma sociedade construída e formada sem nenhuma base de compreensão ou consciência do nosso Habitat.
Infelizmente o número de pessoas que conseguem entender a URGÊNCIA de uma nova postura social e comportamental ainda é ínfima.
As transgressões contra a lei da vida e da natureza são flagrantes e estão excedendo a cota de prevenção.
A busca frenética pela sobrevivência e os valores adquiridos em uma sociedade que endeusa os bens materiais induz cada vez mais e facilita o consumo sem medidas.
A política industrial, definida para oferecer economia e empregos, tem enormes impactos ambientais que nem sequer são considerados. Como exemplo, o crédito facilitado para a compra de veículos, atendendo ao nosso modelo de cidade baseado na mobilidade sob pneus, atinge diretamente e indiretamente a qualidade de vida desejável.
Estamos em uma encruzilhada, precisamos reaprender a ver o Mundo. Precisamos de um novo modelo de “Civilização” diretamente ligado ao conceito de Evolução e Sustentabilidade.
A Sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, político, social e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Estas são algumas das ações estudadas com o intuito da preservação do Meio Ambiente:
Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário;
A preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica
Incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos
Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento e, ainda, quando possível, a substituição destas por outras fontes de energia, limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica), para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar
Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo
Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia;
Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Assim uma série de temas são debatidos e apresentados como algumas soluções para um grande problema, mas sem um novo parâmetro de civilização e educação será impossível construir um Novo Mundo, por isso a Educação Ambiental é imprescindível, visto que só o comportamento de uma grande maioria pode reverter este processo destrutivo.
Nádia Rouefski
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário