10 de março de 2009
Prefeitos da Região dos Lagos se reúnem no gabinete do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes
Prefeitos de seis municípios da Baixada Litorânea, convidados para a solenidade de inauguração do IFF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (antigo CEFET Campos), reuniram-se no gabinete do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, e assinaram a Carta de Desenvolvimento, onde exaltaram a potencialidade auto-sustentável da região para enfrentar a crise; pediram a revitalização da Lagoa de Araruama, a inclusão da região no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e apoio para a construção do Centro de Convenções. O documento foi entregue ao presidente Lula.
O prefeito Marquinho Mendes disse que a visita do Presidente Lula, pela segunda vez a Cabo Frio, “mostra a força do município para a realização do grande sonho de termos uma escola técnica federal, dando oportunidade de qualificação em toda a região”.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Enquanto aguardavam a informação da partida do Presidente Lula, de Brasília, para dirigir-se ao local da inauguração – o prédio do Centrinho, na Estrada Cabo Frio/Búzios, que abrigará o CEFET – os prefeitos de Búzios, Mirinho Braga; Arraial do Cabo, Andinho; Iguaba, Oscar Magalhães; Maricá, Washington Quaquá; Rio das Ostras, Carlos Augusto; e São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho, ouviram, no gabinete do prefeito Marquinho Mendes, a leitura da Carta de Desenvolvimento feita pelo Secretário de Governo de Cabo Frio, Alfredo Barreto e a assinaram em seguida. O prefeito de Araruama, André Mônica, que chegou depois, também assinou.
O documento citou o encarecimento do crédito, a redução dos postos de trabalho, em decorrência da crise mundial, e o plano da nova Região dos Lagos, com desenvolvimento sustentável integrado e permanente. A seguir citou a inauguração do IFF como “um passo adiante” no trabalho conjunto entre a União, o Estado e o município, em prol do crescimento de toda a Região.
A Carta do Desenvolvimento observa que a região é pródiga em belezas e alternativas sustentáveis e pede atenção para a revitalização da Lagoa de Araruama; a consolidação da área industrial do Aeroporto Internacional de Cabo Frio; o Centro de Convenções; o Porto de Arraial do Cabo; o incremento da atividade turística; a necessidade de programas de habitação (casas populares) e a manutenção da malha viária.
Após fazer referência ao Programa de Aceleração do Crescimento, o documento entregue ao Presidente Lula cita o impacto positivo do programa Bolsa Família na região e pede “a expansão deste e de outros programas sociais do Governo Federal na região”.
TECNOLOGIA
O Secretário de Governo de Cabo Frio, Alfredo Barreto, afirmou que o mais importante na visita do Presidente Lula à Cabo Frio se constitui na inclusão do município no que qualificou de "revolução tecnológica" que o Governo Federal está fazendo. Ele lembrou que desde a proclamação da República até o início do século tinham sido implantados apenas cerca de 30 centros federais de educação e tecnologia em todo o pais, e o Governo Lula já implantou mais de 250 institutos.
Ralph Bravo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
\Será que a nossa querida vice vai assumir em Cabo Frio??????????
As mulheres tem muito mais sensibilidade para comandar ... to com ela!
Jorrge - Peró
Postar um comentário